Olá pessoal,
Fiquei sabendo há pouco tempo sobre umas descobertas incríveis de Utrics nas restingas do Rio Grande do Norte. Quem achou as plantas foi o prof. Jomar Jardim da UFRN (dep. de Botânica, Ecologia e Zoologia), mas quem me contou sobre o achado foi a Andréia Donza, q está estudando Utrics p/ seu doutorado (Museu Nacional/UFRJ).
Primeiro vamos mostrar o ambiente, típico de restingas, com lagoas de água doce entre dunas:

Na 1a foto acima, reparem q dá pra ver o oceano ao fundo. E eis aqui, na foto abaixo, a Alessandra Jardim (esposa do prof. Jomar) no ambiente onde cresciam as Utrics, em locais encharcados na beira de uma destas lagoas:

E agora vamos as plantas. A 1a me parece ser U.erectiflora, q é relativamente comum no litoral brasileiro:

A 2a espécie tbm tem flores amarelas, porém bem maiores:

Esta parece ser U.cornuta, uma espécie comum na costa leste da Am.do Norte e que chega até o Caribe, mas q não era conhecida p/ o Brasil até 2007, quando eu a encontrei nos Lençóis Maranhenses (Vejam as fotos na última página deste tópico:
http://www.cpukforum.com/forum/index.ph ... ntry166837).
Portanto, esta é apenas a 2a coleta de U.cornuta p/ o Brasil e a 1a p/ o RN.
Agora a 3a espécie... Essa sim é demais!!!

Esta planta acima, sem dúvida, é U.resupinata, espécie conhecida tbm da costa leste da Am.do Norte e da Am.Central e Caribe, mas q aparentemente nunca havia sido coletada no Brasil (exceto talvez por uma coleta perdida na Amazonia q ainda estou tentando confirmar).
Tanto U.resupinata e U.cornuta sao espécies terrestres, mas preferem crescer em locais alagados. Já U.erectiflora prefere crescer em areia úmida beirando estas lagoas em restingas, sem molhar demais os pés, como U.resupinata e U.cornuta.
Eu recebi apenas estas 3 fotos das Utrics, uma de cada espécie. Infelizmente nenhuma foi tirada no ambiente, mas espero q em breve o prof.Jomar mande novas fotos destas espécies no ambiente natural!

Parabens p/ o prof. Jomar e q isso sirva de incentivo p/ nossos colegas daqui do forum q moram no NE -- EXPLOREM!!

Abs,
Fernando