Expedição(zinha) Profº Caio - 01/07/2011
Autor |
Mensagem |
Caio Vinicius
Moderador
Registrado em: 29.04.2010(Qui)10:12 Mensagens: 465 Localização: Guarabira, Paraíba
|
 Expedição(zinha) Profº Caio - 01/07/2011
Bem, pessoal, mais uma vez fui à campo procurar plantas carnívoras aqui na Paraíba, meu maravilhoso estado. Saí de casa as 5:30h da manhã, de moto, com um primo meu. Percorridos os primeiros 80 km já tínhamos enfrentado atoleiro, lamaçal, areial, alagados...  E duas coisas me chamaram atenção: 1ª, não confie no Google Earth, nem no Google Maps. Se não tivesse levado GPS e um mapa de papel teria sido mais difícil; e 2ª, infelizmente a Mata Atlântica está se esvaindo em plantações de cana-de-açúcar. É uma pena ter que dizer isso. Ao andar na estrada eu me deparava com algumas pequenas faixas de mata, via uma estradinha de barro, entrava e via que aquela faixa de mata é só uma “tapiação” pra esconder a IMENSA plantação de cana-de-açúcar por traz da estreitíssima faixa de mata. Isso se repetiu por muitas e muitas vezes. Por isso mudei o roteiro após o almoço, quando já havia percorrido pouco mais de 200 km de estradas. Seguem as fotos nos primeiros 200 km: Paisagem na estrada  Plantação de cana-de-açúcar  Estiquei até a praia pra tomar café  Achei pelo caminho  Neste lugar, segundo o Fernando Rivadavia, foi registrada em 1967 a incidência de Drosera communis. Bem, hoje temos, de um lado, uma grande cerâmica (fábrica de tijolos e telhas), e do outro lado – pra variar – mais cana-de-açúcar. Dá até vontade de chorar. Mas eu não desisti da Drosera communis. Vou encontrá-la.  Bromelia (não pude identificar a espécie)  Planta esquisita  Musgo engraçado  Samambaias na palmeira  Musgo na palmeira  Continua... 
_________________ Caio Vinícius da Silva Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
|
02.07.2011(Sáb)1:00 |
|
 |
Caio Vinicius
Moderador
Registrado em: 29.04.2010(Qui)10:12 Mensagens: 465 Localização: Guarabira, Paraíba
|
 Expedição(zinha) Profº Caio - 01/07/2011 - Parte 2
_________________ Caio Vinícius da Silva Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia
|
02.07.2011(Sáb)1:02 |
|
 |
Léo1234
|
 Re: Expedição(zinha) Profº Caio - 01/07/2011 - Parte 2
Muito bonito esse lugar onde fica?
_________________ ''Não há nada impossível, porque os sonhos de ontem são as esperanças de hoje e podem converter-se em realidade amanhã.''
|
02.07.2011(Sáb)9:58 |
|
 |
Igor_souza
Registrado em: 24.01.2011(Seg)10:56 Mensagens: 323 Localização: Boa Esperança- ES
|
Ah, quisera eu encontrar pcs em habitat! 
_________________ " -I grow carnivorous plants, bitch! " Minha Growlist Minha Galeria
|
02.07.2011(Sáb)10:38 |
|
 |
Samoied (Adilson Peres)
Destaque
Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19 Mensagens: 886 Localização: Brasília - DF
|
Oi, Caio.
Bom ver você de novo em campo ai!
Muito lindas as Sessilifolias e as subulatas. As genlisea estão hibernando por ai ou você não topou com elas mesmo?
Um abraço
Adilson
|
02.07.2011(Sáb)13:55 |
|
 |
Gumboski
Destaque
Registrado em: 07.03.2011(Seg)18:05 Mensagens: 370 Localização: Rio Negrinho/SC
|
Olá, Caio!
Beleza de PC's, heim, eu ainda não tenho visto muitas em campo! Bom, seguinte, a foto que vc chama de 'musgo seco' me parecem liquens, provavelmente do gênero Cladonia, portanto, nada a ver com briófitas. Digo provavelmente pq a foto está meio escura e não consigo dar um zoom, hehe. Se tiver uma mais aproximada para o amigo liquenólogo aqui eu ficaria muito grato!
Abraço
|
03.07.2011(Dom)10:37 |
|
 |
Enrico
Registrado em: 16.04.2011(Sáb)20:56 Mensagens: 173 Localização: ES
|
Que bonito, parabéns por encontrar essas plantas 
|
03.07.2011(Dom)11:14 |
|
 |
Caio Vinicius
Moderador
|
Léo1234 escreveu: Muito bonito esse lugar onde fica? Litoral da Paraíba (BR 101). Igor_souza escreveu: Ah, quisera eu encontrar pcs em habitat!  Só depende de vc, cara! Se mete no meio do mato de vez em quando que vc acaba encontrando. Pesquise primeiro pra saber onde fuçar, que tipo de local, clima... Espírito desbravador!! Abs! Samoied (Adilson Peres) escreveu: Oi, Caio.
Bom ver você de novo em campo ai!
Muito lindas as Sessilifolias e as subulatas. As genlisea estão hibernando por ai ou você não topou com elas mesmo?
Um abraço
Adilson Olá Adilson! Bom é estar de volta!  Também acho essas sessilifolias lindas demais. Acredito ter visto sim umas genliseas sem flor, mas quando cheguei em casa que procurei na câmera, vi que não tirei foto delas. Isso aconteceu com as D. montana que sei que vi ano passado, mas não ficou registrado em foto. É uma pena. Estou ganhando uma certa experiência fazendo essas buscas loucas mato a dentro. É bem provável que mês que vem eu faça outra e registre imagens de plantas novas. Tô a procura da D. communis. Acho que é só questão de tempo, mesmo... Abs. Gumboski escreveu: Olá, Caio!
Beleza de PC's, heim, eu ainda não tenho visto muitas em campo! Bom, seguinte, a foto que vc chama de 'musgo seco' me parecem liquens, provavelmente do gênero Cladonia, portanto, nada a ver com briófitas. Digo provavelmente pq a foto está meio escura e não consigo dar um zoom, hehe. Se tiver uma mais aproximada para o amigo liquenólogo aqui eu ficaria muito grato!
Abraço Oi, Gumboski. Obrigado. Confesso que fiquei nessa dúvida de liquem ou musgo. Fui pelo mais provável por estar junto de pc's. Enfim, posso te mandar por MP uma foto em tamanho maior. Abs. Enrico escreveu: Que bonito, parabéns por encontrar essas plantas  Vlw, Enrico! Obrigado. Espero poder encontrar mais esse ano. Vou postar td no Fórum! Até breve. 
|
03.07.2011(Dom)11:59 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
 Re: Expedição(zinha) Profº Caio - 01/07/2011
Olá Caio,
gostei da tua expedição, as sessilifolias in habitat ficam bem mais interessantes que em cultivo, até hoje eu não consido diferenciar elas das D. burmannii quando estão lado a lado em cultivo. Pena não ter imagens das genliseas, elas estavam semi-submersas ou em terreno mais 'seco'? Ah, fundi os dois tópicos em um para facilitar a vida dos usuários do fórum.
Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
04.07.2011(Seg)9:02 |
|
 |
Caio Vinicius
Moderador
|
 Re: Expedição(zinha) Profº Caio - 01/07/2011
Carlos Rohrbacher escreveu: Olá Caio,
gostei da tua expedição, as sessilifolias in habitat ficam bem mais interessantes que em cultivo, até hoje eu não consido diferenciar elas das D. burmannii quando estão lado a lado em cultivo. Pena não ter imagens das genliseas, elas estavam semi-submersas ou em terreno mais 'seco'? Ah, fundi os dois tópicos em um para facilitar a vida dos usuários do fórum.
Um abraço. Oi Carlos, obrigado, também acho bem mais interessante as sessilifolias in habitat que in cultivo. Particularmente, acho que as da PB são mais interessantes que as demais que vi na internet em outros habitats  ... As genliseas estavam em terreno seco. Torci pra encontrar plantas quaisquer submersas, mas não as encontrei. Fica para a próxima. Fica melhor tudo junto! Abs. 
|
04.07.2011(Seg)9:34 |
|
 |
|