Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 23.05.2024(Qui)15:13



Responder  [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Plantas Carnívoras da Flora Portuguesa 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 14.03.2009(Sáb)11:40
Mensagens: 108
Localização: Porto-Portugal
Mensagem Plantas Carnívoras da Flora Portuguesa
Saudações a todos!

Depois de imenso tempo em busca das plantas carnívoras da flora autóctone portuguesa, chegou o momento de vos mostrar os tesouros que por aqui existem.
Surgiu a oportunidade de fazer uma visita guiada pelo fantástico Professor Mário Valente às comunidades do norte de Portugal de Drosera rotundifolia, Drosera intermedia, Pinguicula lusitanica e, por ultimo mas não menos importante, Drosophyllum lusitanicum.
Não à muito a dizer, as fotografia falaram por mim.
Acrescento que foi a primeira vez que vi plantas carnivoras "in habitat", por isso já devem estar a imaginar todo o meu entusiasmos :D

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem

São pequenas comunidades, muito ameaçadas pela actividade humana.
Não existe uma acção concisa e objectiva da parte das autoridades para a protecção destas comunidades que hoje em dia já estão demasiado pequenas e debilitadas. Caso não fosse a verdadeira capacidade de sobrevivência destas plantas carnívoras (umas verdadeiras guerreiras), elas já estariam extintas pelas atrocidades que tem vindo a ser cometidas no seu território.

Espero que tenham gostado das fotos,
Abraço a todos
Ricardo Miranda


05.08.2009(Qua)8:57
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem 
Belíssimas plantas Ricardo. Todas as Droseras muito vermelhas, bem saudáveis. Os Drosophyllum são muito bonitos, pena que pra germinar através de semente é quase impossível. Entendo o que você disse sobre as atividades humanas, quando eu vi pela primeira vez PC's em habitat aqui também, eu preferi nem falar o local que elas estavam porque é rodeado por casa, indústrias e tudo mais. Também não sei como elas conseguem sobreviver, acho que como você disse, são guerreiras mesmo. Parabéns pelo relato.

Abraços

_________________
Imagem


Editado pela última vez por Maurício Ervilha em 05.08.2009(Qua)10:56, em um total de 1 vez.



05.08.2009(Qua)9:28
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 26.02.2008(Ter)16:35
Mensagens: 1166
Localização: Maceió - Alagoas
Mensagem 
Um local muito interessante para as Pc´s com as Droseras apresentando um vermelho interso lindo e Pings em prefeito estado, uma verdadeira maravilha. Parabéns por seu relato. Aguardamos mais. Abraços.

_________________
Ivaldo Cavalcante Junior
Biólogo - Maceió Carnívoras

Minha Growlist


05.08.2009(Qua)9:36
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Parabens cara!!! Se não em engano estas sao as 1as fotos de PCs nativas em Prtugal aqui neste site! Mto obrigado por compartilhar conosco! :)

Adorei as fotos, lindas plantas! As Drosophyllum estao incriveis e as ultimas D.intermedia compactas em ambiente mais seco sao muito diferentes. Mas não vi D.rotundifolia...

Se tiver mais fotos gerais do ambiente, estou mto curioso para saber como sao estes lugares, não tenho idéia.


Abs, Fernando


05.08.2009(Qua)12:18
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 14.03.2009(Sáb)11:40
Mensagens: 108
Localização: Porto-Portugal
Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:
Parabens cara!!! Se não em engano estas sao as 1as fotos de PCs nativas em Portugal aqui neste site! Mto obrigado por compartilhar conosco! :)

Adorei as fotos, lindas plantas! As Drosophyllum estao incriveis e as ultimas D.intermedia compactas em ambiente mais seco sao muito diferentes. Mas não vi D.rotundifolia...

Se tiver mais fotos gerais do ambiente, estou mto curioso para saber como sao estes lugares, não tenho idéia.


Abs, Fernando


Obrigado a todos, como qualquer um, eu só quero contribuir qualitativamente para esta comunidade ;)
Fernando: Tem toda a razão, perdi a foto da D.rotundifolia solitária, estava muito desfocada. Infelizmente tive de usar o método da lente "lupa" à frente da objectiva, e por muito boas fotos que tire, as vezes as coisas não correm tão bem.
Quanto ao ambiente, trata-se de uma zona de xistos, que apesar de à superfície parecer muito árido, é um solo que conserva umidade. Sei que o que vou dizer não é nada técnico, mas fiquei com a sensação de uma solo tipo barro.
Infelizmente a visita foi muito rápida e não estive a tirar fotos da paisagem. Foi a primeira vez que vi plantas carnívoras "in habitat" e perdi-me a olhar unicamente para elas.
Fica prometido que da próxima vez vou ter mais em atenção esse factor.

_________________
Imagem
CPPC - Comunidade Portuguesa Plantas Carnívoras
||| http://plantascarnivoras.forumr.net/ |||


05.08.2009(Qua)19:09
Perfil

Registrado em: 08.06.2009(Seg)15:27
Mensagens: 76
Localização: São José do Rio Preto - SP
Mensagem 
Muito belas as plantas. Não sabia que portugal tinha várias droseras...
Pergunta: D. Intermedia não é brasileira???


05.08.2009(Qua)19:21
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20
Mensagens: 723
Localização: Tietê-SP
Mensagem 
Não


05.08.2009(Qua)19:25
Perfil

Registrado em: 08.06.2009(Seg)15:27
Mensagens: 76
Localização: São José do Rio Preto - SP
Mensagem 
Acabei de descobrir, elas são achadas em todo munod segundo essa fonte pouco confiável:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Drosera_intermedia


05.08.2009(Qua)19:33
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 19.10.2008(Dom)14:50
Mensagens: 510
Mensagem 
Com certeza um belo lugar e com PC incriveis,consegui coletar sementes ?

_________________
EDUARDO <<<<<

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak


05.08.2009(Qua)19:38
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20
Mensagens: 723
Localização: Tietê-SP
Mensagem 
valmer6 escreveu:
Acabei de descobrir, elas são achadas em todo munod segundo essa fonte pouco confiável:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Drosera_intermedia


Podem ser achadas em qualquer lugar, pode até ser, mas pra vender, em vasinhos, não são nativas.
E tem mais, "em todo lugar do mundo" não acho que ela vá sobreviver num deserto.
Desconfie que tem algo de errado quando tem coisas desse tipo


05.08.2009(Qua)20:31
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 20 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB