Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.03.2024(Sex)10:46



Responder  [ 81 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 9  Próximo
 Os 7 Drosereiros no Sertão Mineiro 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Os 7 Drosereiros no Sertão Mineiro
Hello a todos,

Vou abrir aqui tópico p/ começarmos a mostrar algumas fotos do q foi a maior expedição carnivoróloga da história do Brasil. Sim, meus colegas, acreditem se quiser, conseguimos juntar nada mais do que..... SEIS pessoas deste forum em campo!! Foram:

Fernando Rivadavia e Paulo Gonella de SP
Carlos Rorhbacher de SC
Adilson Peres do DF
Jonathan Ferreira da BA
Nilber do RJ

E ainda por cima se juntou a nos o orientador do Nilber, Ruy Valka - botânico, porém não carnivórologo.

Seis dos expedicionários se encontraram no aeroporto de Confins, MG, no dia 3 de setembro de 2011, e o 7o pegamos pelo caminho em Curvelo - onde a viagem já ficou bastante alta-tensão quando fomos confundidos com bandidos pela polícia militar, q sob a mira de armas pesadas nos obrigou a sair dos dois carros alugados q ocupávamos, nos enfileraram num muro, e começaram a revirar carros e malas enqto nos questionavam.

Por sorte este foi o único "evento sinistro" da viagem inteira - com excessão das ~2h q gastamos na volta p/ Confins, devido a falta de sinalização chegando em BH...

A expedição começou de verdade na região de Diamantina, de onde subimos pelo Espinhaço para o Parque Nacional das Sempre Vivas (recem criado, ainda muito remoto), passamos por Inhaí e novamente por Diamantina, depois mais ao norte p/Botumirim e Grão Mogol, e finalmente na divisa norte de MG com BA, onde exploramos as serras ao redor de Serranópolis, Porteirinha e Monte Azul. Pra concluir, a volta teve uma paradinha relâmpago na Serra do Cabral.

Foram muitas aventuras, muita diversão com os amigos do forum, paisagens incríveis, e sobretudo MUITAS PCs interessantes (inclusive espécies novas): ~13 droseras, ~4-7 genlíseas, e ~9 utriculárias.

Mas foi tbm MUITO trabalho, chegávamos todas as noites exaustos nos hoteis/ pousadas, depois de tanto andar e tanto dirigir, com um calor q em muitos dias foi brutal. E antes de dormir ainda tinhamos q organizar as coisas pro dia seguinte, além de fotos, herbários, anotações, etc., sabendo q teríamos q acordar de novo 6-7am no dia seguinte.

Portanto quem escrever q tivemos umas "férias super divertidas" vai levar tabefe na orelha, OK??? ;)

A grande maioria das plantas foram vistas nos primeiros dias, entre Diamantina e Grão Mogol. Nas serras próximas da divisa MG/BA não foram vistas muitas espécies, estava seco demais. Mas a culpa mesmo de não termos visto mais PCs nesta região foi do Nilber. Ele, Carlos e Ruy tinham q voltar a BH de Grão Mogol e não poderiam nos acompanhar no resto da viagem. Se roendo de inveja, o Nilber nos jogou uma praga dizendo q não encontraríamos mais nada de interessante... e colou! 8-P

Mas quem saiu perdendo foram eles, que deixaram de pegar ainda mais carrapatos, não enfretaram longas caminhadas a 35-40 graus, não engoliram mais um saco de poeira cada, não ficaram com os pés inteiros cobertos de bolhas após uma caminhada de 20km, não sofreram mais com o chicotinho Rivadavia, não ficaram sabendo do passado cinematográfico obscuro de um dos membros da expedição, e ainda por cima perderam a piada da curvinha!!! :) Sim, perderam tudo isso e mais umas poucas dróseras e utrics bem vagabundas...

Bom, como tem montes de fotos de plantas, vou deixar pros outros colocarem estas. E eu vou me concentrar nas fotos dos membros da expedição. Afinal, eu sei q vão me sacanear mesmo, então melhor eu começar, né? :) Ah, e vou tomar a liberdade de usar as fotos de todos....

Na 1a parada, no caminho pra Diamantina, apesar de queimada, todos bastante animados com o q havia por lá:

Imagem

Carlos: "Qual é a diferença de D.tentaculata pra D.tomentosa?"
Nilber vira p/ Adilson: "Explica vc ou explico eu?"

Carlos, abaixa aí e olha mais de perto. Mas cuidado com o cofrinho!
Imagem

Paciencia Carlos, já te explico, OK? Agora sai de tras da minha G.violacea, cara!!
Imagem

Chegando no Parque Nacional das Sempre Vivas. Levanta a mão aí quem for tolo de achar q o Carlos já sabe diferenciar D.tentaculata de D.tomentosa!"
Imagem

Carlos: "Ah, meu deus, será q algum dia vou conseguir diferenciar D.tentaculata de D.tomentosa??"
Imagem

Vem cá q te explicamos de novo, Carlos...
Imagem

Por exemplo, Carlos, essa aqui não é nem D.tentaculata nem D.tomentosa, é D.graomogolensis em Botumirim:
Imagem

Carlos: "Onde"?
Adilson: "Olha lá em cima Carlos."
Eu: "Não, aqui em baixo, é claro!!!! Opa, Jonathan, pq vc tá com uma crista de galo na cabeça?"
Imagem

E essa daqui Carlos, qual q é?
Imagem

E essa?
Imagem

E essa? Sai da minha foto aí Jonathan!!
Imagem

Todos: "E essa, Carlos, qual é?????"
Imagem

OK, Carlos, vamos lá mais uma vez, as diferenças entre D.tentaculata e D.tomentosa são...
Imagem

Eu desisto, Carlos... Me deixa trabalhando aqui em paz e vai lá com o Paulo assistir aula de capoeira com o mestre Nilber.
Imagem

Eu: "Carlos, continua estudando as plantas aí atrás q eu vou ver o q o Paulo tá comendo."
Paulo: "Ah, eh a barrinha de cereais NatuMerd, feita por noviças paraplégicas suiças virgens, com 95% de fibra poliorgânica insaturada."
Eu: "Eca, q gosto horroroso! Pelo jeito o ingrediente principal é a própria m*rda das vacas suiças... Coff! Coff!"
Imagem

Prefiro lamber o muco das folhas de uma Genlisea aurea!!
Imagem

1h depois...
Eu: "Acho q vou vomitar!"
Nilber: "Eu tbm cara, q nojo de comida de cachorro era aquela q o Garoto Enxaqueca nos deu?"
Imagem

2h depois...
"Pára o carro q vamos todos vomitar!!!!"
Imagem

3h depois...
Carlos: "Adilson, fica de olho aí pra ver se vem alguem, aquele bonzo me deu caganeira!"
Imagem

Paulo: "Ueba, as barrinhas de cereais NatuMerd, feitas por noviças paraplégicas suiças virgens, com 95% de fibra poliorgânica insaturada serão todas minhas!!"
Imagem

Paulo: "Mas compartilharei com minhas queridas D.graomogolensis, as únicas q me amam de verdade, sniff, sniff."
Imagem

D.graomogolensis: "Pô cara, vira esse baffo de NatuMerd pra lá!"
Paulo: "Acho q tô ficando com enxaqueca..."
Imagem

No final do dia...
"Bom, pelo menos vamos poder nos recuperar daquela comida podre lá no spa do luxosissimo Grao Mogol Palace, hotel 5 estrelas!!"
Imagem

Este hotel pelo menos é bem melhor do q aquele outro hotel esquizofrênico q nem sabia o próprio nome:
Imagem

E bem limpinho tbm, dá até pra andar de meia. Ué, o q q vcs tem contra meia branca????
Imagem

Os deliciosos cafés da manhã mineiros nos davam energias p/ as exigências da expedição: mais um dia acordando as 6am... Caso contrário, chicotinho neles!!
Imagem

Pé na estrada!! Opa, olha a PEDRA!!! (som de pedra raspando o fundo do carro, de novo)
Imagem

Alguém se lembra onde fica a entrada da estrada de terra? Alguém lembrou de trazer o ponto de GPS? Ah, para o carro aí mesmo e vamos a pé.
Imagem

Meu GPS e mapa do Google Earth diz q deve ser por este caminho aqui...
Imagem

Ou talvez por este...
Imagem

Ou quem sabe este?
Imagem

Paulo, vc tá vendo alguma trilha lá pra cima?
Imagem

Vamos atravesar este rio...
Imagem

Não, vamos descer o rio!
Imagem

Quem sabe se subirmos este canyon?
Imagem

Deve estar do outro lado do Vale da Caatinga...
Imagem

Xiiiiii, acho q estamos perdidos...
Imagem

Eu: "Vamos descansar um pouco?"
Todos: "Siiiiiiiim"!!
Imagem

Adilson, segura aí a onda da turma q eu vou dar uma olhadinha adiante pra ver se estamos no caminho certo, OK?
Imagem

Pessoal, estamos quase lá! Basta atravessar aquela serra lá no fundo q já estaremos na metade do caminho!!
Imagem

Basta atravessar este deserto:
Imagem

E se esgueirar por este paredão sobre o precipício. Só não olha pra baixo, tá Adilson???
Imagem

E aí Jonathan, vai chover?
Imagem

Tudo bem q nem sempre os caminhos eram assim árduos, teve vez q conseguimos carona na picape do IBAMA:
Imagem

Só que quem foi na frente na ida, na volta foi atrás...
Imagem

Apesar dos sorrisos, acho q aquilo chacoalhou tanto q fez milk-shake dos neurônions. Quem não tinha onde se segurar teve q improvisar, né Nilber?
Imagem

E é verdade q as vezes as plantas estavam na beira da estrada:
Imagem

Porém alguns locais eram mais difíceis de chegar mesmo. Mas como recompensa encontramos até espécies novas. Câmeras apareciam rapidinho nas maos de todos, e cada um saía p/ um lado, abaixava, e click, click, click.
Imagem

Olha a alegria do povo ao encontrarmos a raríssima pseudo-carnívora Philcoxia minensis:
Imagem

Planta mto estranha, q cresce em areia pura, com pequenas folhas redondas em longos pecíolos e um profundo caule(raíz?) subterrâneo tentando alcançar água lá embaixo em algum lugar:
Imagem

Mas as vezes ficava estampada na cara a decepção... "Viemos ATÉ aqui, só pra ver D.communis????"
Imagem

E após subir montanha o dia inteiro no calor, ainda tinha mto trabalho no final do dia herborizando todas as coletas científicas:
Imagem
Imagem

Como esta coleta importante de Genlisea q representará o holótipo de uma espécie nova:
Imagem

Herbário q as vezes não acabava nunca....
Imagem

Q tinha q ser feita a luz de lanterna as vezes:
Imagem

Paulo executando o ritual de amassar as plantas dentro da prensa de herbário:
Imagem

E finalmente o jantar!!!!
Imagem

Bom, por hj é só! Agradecimentos aos amigos de expedição pela companhia, pelos ótimos momentos, e por serem TÃO amigos q jamais ficariam bravos com as piadinhas acima, certo??? :) (Agora é só aguardar a vingança....)


Abs,
Fernando


18.09.2011(Dom)6:04
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 19.01.2008(Sáb)16:19
Mensagens: 942
Localização: Agudos-SP
Mensagem Re: Os 7 Drosereiros no Sertão Mineiro
Ola
muito show, uma pena que eu nunca fui convidado.rsrsrs

em abril do ferias que tal uma nova expedição?

Paulo, mostra as fotos com sx30?

_________________
André de Oliveira
[url]growlist[/url] / Galeria de foto


18.09.2011(Dom)8:16
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 19.07.2011(Ter)12:25
Mensagens: 76
Localização: São Paulo
Mensagem Re: Os 7 Drosereiros no Sertão Mineiro
hehe muito legal a expedição !

Parabéns!

_________________
Yuri Santos Pereira

Colecionador de Plantas Carnívoras


18.09.2011(Dom)9:34
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 22.11.2010(Seg)11:24
Mensagens: 760
Localização: Americana-SP
Mensagem Re: Os 7 Drosereiros no Sertão Mineiro
Nossa.. Isso é muito legal... Muita vontade de ver estas espécies em habitat...

Aquele tapete de D.graomogolensis floridas, me deixou hipnotizado... Se eu tivesse num lugar desse, num queria mais ir embora..

Quando tiver outra dessa me convida.... kkkk

Abs...

_________________
Minha Galeria

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto


18.09.2011(Dom)10:48
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21
Mensagens: 398
Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
Mensagem Re: Os 7 Drosereiros no Sertão Mineiro
fERNANDO E TODOS OS PARTICIPANTES.....Que show de espedição.....muito lindo, apesar do esforço arduo de vcs,a cho que foi mais doque compenssador em kk..esses tapetes de Droseras floridas....essas fotos lindonas e essas piadinhas show de bola ai kk...fiquei felizão so d ever hehe....pena que não deu para ir...mas acontece, um dia talvez kkk...Muito show mesmo..esses herbarios ai OMG...Quantoss!!

Parabens a todos vcs pelo grande esforço e pelas lindissimas recompenssas kk...Grande abraço :D :D :D

vou aguardar a vingança deles á vc Fernando kkk....até +

_________________
.


18.09.2011(Dom)12:23
Perfil YIM Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 30.09.2010(Qui)11:17
Mensagens: 148
Localização: Rio de janeiro-RJ
Mensagem Re: Os 7 Drosereiros no Sertão Mineiro
aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa :shock:
Eu é que estou querendo saber de tudo desta viagem,que plantas lindas...cadê o relato dos outros 6 ?
Meu domingo acaba de ser alegrado...mas me diz uma coisa...que especie linda é esta ?(por acaso é a D.sp "inhai"?);
Imagem
Abraços :D


18.09.2011(Dom)12:39
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 29.04.2010(Qui)10:12
Mensagens: 465
Localização: Guarabira, Paraíba
Mensagem Re: Os 7 Drosereiros no Sertão Mineiro
Fernando, meu querido, que trabalho prazeroso!...
Que imagens! Muito, muito, muito,... (muito...), muito bom! Lembre-se que na próxima quero estar com vocês. Incrível! As histórias da PM e vc's (hehehe), de tantas novas espécies, tantas paisagens... Ah, uma coisa: eu queria ir à campo (só) pra encontrar a communis. :mrgreen: Aaahh!... Vai confiar no Google Earth, vai. Eu te falei! :D
Enfim, amigos! Fico feliz por vocês terem apreciado esse maravilhoso tempo e espero poder compartilhar de momentos ímpares, como esses, junto à vocês.
Sábado próximo esterei indo à campo com o Tibério Graco. Esperamos ter tanta emoção quanto vocês!
Sobre a Canon SX30, posta as fotos com ela aí! Estou comprando a minha hoje mesmo!! Feliz da vida!!! :D
Um grande abraço, mesmo!

"Amo muito tudo isso" :lol:

Até... :wink:

_________________
Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia


18.09.2011(Dom)13:41
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Os 7 Drosereiros no Sertão Mineiro
Bah... Que belissima expedição ... poxa algo pra se lembrar e ficar pedindo bis pelo resto da vida!
Plantas ultra vermelhas, espécie de genlisea rara, proto-carnivora muito curiosa e extraordinariamente bela... o que mais esperar dessa expedição ??
Dá até vontade de sair a campo... e tentar ver metade do que viram..
Poxa realmente, essa expedição foi e é a expedição!... ... Parabéns a todos e muito sucesso.
Abrç.


18.09.2011(Dom)17:31
Perfil YIM
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Os 7 Drosereiros no Sertão Mineiro
Que bom q pelo menos o pessoal q não foi na expedição está curtindo o relato. :)

Caio, eu confio 200% no Google Earth, ele nunca me falha! O problema é quando as pessoas se esquecem de marcar os pontos de GPS, marcam errado, ou não sabem usar GPS/ GE... 8-P Boa sorte no sábado e aguardamos tuas fotos!

Guiga, aquilo é D.graomogolensis, no local original onde as vi pela primeira vez em 1994, tbm conhecido como o "Big Bog de Grão Mogol". Lá elas ocorrem num local excepcionalmente molhado, e como consequencia elas são excepcionalmente grandes e belas. (Geralmente elas vivem em locais mais secos e não ficam tao grandes e bonitas.)


Abs,
Fernando


18.09.2011(Dom)18:22
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 30.09.2010(Qui)11:17
Mensagens: 148
Localização: Rio de janeiro-RJ
Mensagem Re: Os 7 Drosereiros no Sertão Mineiro
Fernando por acaso as graomongolensis das outras localidades e populações tem as flores tão grandes quanto essas?
Abraços :D


18.09.2011(Dom)19:10
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 81 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 9  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB