Oi pessoal,
Como vocês devem ter visto nesse outro tópico -
viewtopic.php?f=17&t=8957 – cinco novas espécies de Genlisea acabaram de ser descritas pelo Andreas Fleischmann, Fernando Rivadavia e eu.
Uma dessas espécies é a rara
Genlisea nebulicola, uma pequena espécie endêmica da Serra da Canastra em Minas Gerais.
Essa sp. foi descoberta por um amigo do Fernando e, antes de março desse ano a única coleta de herbário dessa planta existente era do Fernando e datava de 1999.
Como nós tinhamos só esse material “antigo” para descrever essa sp., uma viagem para Serra da Canastra para coletar novo material era necessária.
Então, no fim de março, eu fui até lá para coletar novo material e tentar achar novas populações desse raro táxon.
Infelizmente, eu não consegui achar novas populações, apenas a que já era conhecida.
Então, aqui estão as primeiras fotos digitais dessa planta única!
As plantas crescem na base de uma das maiores cachoeiras do Brasil, a Casca d`Anta, com 186 m de altura. Mesmo a vários km de distância é possível vê-la e ouvi-la!

A Casca d`Anta.

Chegando perto

Crescendo entre mosgos sobre as rochas na base da cachoeira eu encontrei algumas rosetas – lá está ela! A rara
Genlisea nebulicola!
Tirar fotos dessas plantas foi um verdadeiro desafio, uma vez que o pray da cachoeira era tão forte que a lente da minha camera rapidamente ficava cheia de água! O spray é tão forte que nada cresce no lado das rochas que fica de frente para a cachoeira, só no lado oposto!

Com a mão de escala, pra mostrar quão pequenas são as plantas!

Como vocês podem ver, as inflorescências são bem curtas e tem apenas uma ou duas flores, raro mais.

A primeira flor que achei não estava completamente aberta ainda...

Todas as outras flores estavam completamente englobadas por uma gota d’água devido ao constante spray da cachoeira.

Uma planta com frutos

Das poucas plantas floridas, essa era certamente a mais fotogênica!

Uma foto bem legal dessa sp.!

“
nebulicola” significa “aderida às núvens”, e eu acho que essa foto mostra bem porque escolhemos esse nome pra essa espécie!

Por fim, uma vista geral das pedras na base da cacheoira. Assim que virei na direção da cachoeira pra tirar essa foto, a lente ficou totalmente molhada e esse foi o resultado...
Então, antes de deixar a Serra da Canastra, algumas outras belezas daquela região:

Para fotos dessa planta em cultivo vejam a “Galeria”! ;)
Um abraço,
Paulo