Caros amigos, venho postar algumas fotos de uma pequena viagem á fazenda de uns parentes situada entre o Município de Mineiros e Portelândia.
Faz muito tempo que não vou a esta fazenda, mas eu sabia da existência de pcs, pois das minhas ultimas visitas, vasculhei os brejos e veredas em busca de killifishes, e sempre nos biotopos destes peixes, existiam pcs.
É uma região próxima a mata ciliar do rio Verde, com muitas nascentes, e capim nativo. A região quase toda virou terra de cultivo de soja e cana, mas a minha parenta insiste em ter gado, e grande parte da região de brejos e mata ciliar está cercada evitando a entrada de gado, mas algumas áreas elas passam, mas como é brejo e atola fácil, ainda mais nesta época, quase não se observa gado nesta área.
A principio não observei muitas plantas, pois como as chuvas chegaram tarde, ainda não está muito úmido , e alguns locais que sempre alagam agora que está formando poças. Porém fui andando por áreas que a meu ver são intermitentes, pois tem buritis, e como se sabe, buritis vivem em regiões de brejo que não secam. Eu também percebi que as plantas maiores e com inicio de floração estão em locais intermitentes ( que não secam) e as mais novas, juvenis, em regiões que secam e agora está alagando.
Esta foto é da vista geral do biotopo de droseras e gelinseas e também de Rivulus sp. aff. vitattus ( hoje Melanorivulus vitattus).

Trilha de possível tamanduá bandeira, muito comum na região e que forma alguns amontoados e clareiras no meio do capim nativo. Dá pra ter uma certa noção de onde estou pisando.




Vamos as plantas!
Achei varios amontoados ( não digo população pois estavam em uma grande area, mas só em alguns locais se avistava pcs)
Comparação com moeda de 25 centavos

Alguns amontoados eram de cor bem mais clara, e alguns amontoados tinham plantas de cor mais clara e mais escura, descartando a possibilidade de ser algo relacionado a exposição ao sol ou algo ligado ao solo. Se alguém souber relacionar a diferença de cor, em plantas lado a lado me dá uma luz, pensei em espécies ou subespécies diferentes.
Droseras sp. aff. comunnis mais clara


Agora os amontoados ou aglomerados de plantas mais vermelhas:




Algumas se "afogando" hehe

Poucas estavam com haste floral, mas não conseguiu achar uma única com flor aberta ou frutos.

Andando com muito cuidado pra não amassar as plantas, vi um aglomerado bem colorido, mas observem no que eu foquei pra fotografar....hehe Observem a mucilagem nas folhas.
Se via exemplares como estes bem acima do nível da água, ao lado de droseras

Se observava exemplares com a água bem rente a parte inferior das folhas ( as maiores e mais bonitas colônias) e também algumas colônias submersas e saindo do formato de roseta

E uma de duas únicas flores encontradas:

De pcs foi isso, sei que existe uma uticularia aquática, similar em termos de parte vegetativa a gibba, mas não sei se é a mesma, mas como as chuvas atrasaram, ainda não formou os lagos que elas aparecem sempre. Como não tive tempo de visitar tudo ( são mais de 3 km de mata ciliar e alagados ao longo da mata só na propriedade da família fora dos vizinhos) , mas creio que existam outras espécies de pcs, principalmente utricularias, pois a quantidade de alagados e brejos é enorme.
E de quebra umas fotos de orquídeas na beira do rio. Eu fiquei impressionado com a quantidade de orquídeas ( espécies e numero de indivíduos). Tem arvores do chão ate na copa lotada de orquídeas. Infelizmente todas já tinham passado da época de floração, que foi a mais ou menos um ou dois meses, estavam com hastes secas ou com frutos em formação. Mas um dia quero voltar lá na época de floração pra fotografar!
Um fato interessante, geralmente quando andava em matas eu olhava pra cima pra ver plantas, e às vezes pra baixo por causa de cobras, mas desta vez, a grande quantia de plantas estavam no chão e alguns amontoados ate dentro dos rios, como era inicio de estação chuvosa, as chuvas eram sempre fortes e quebraram muitos galhos. Resgatei muitas afogadas e pendurei em outras arvores mais afastadas do rio.

encyclias

epidendrum gigantesco

oncidiuns tomando uma arvore inteira

N id

N id

Observei mais um epidendrum menor e diferente, uma pleutothalis. Meu primo tem na porteira da casa ( que fica a 15 metros do inicio da mata) algumas ionopsis, mas estas não conseguiu observar no passeio de 20 min. pela mata e nem cattleya walkeriana que é muito abundante na região.
Bem, espero que tenham gostado, e espero que eu volte em abril, pra conseguir fotografar o auge das plantas, sempre vou em março ou abril vejo um numero abundante de plantas e todas em floração/frutificação.
Algumas considerações, principalmente para o Fernando Rivadavia
As droseras são Drosera comunnis mesmo? tanto as bem vermelhas como as mais claras? Eu vi algumas bem mais esverdeadas. Vi no site da USP que na região tem uma tal de comunnis achatada.
A gelinsea é a aurea?
Abraços
Fabricio
ps: aos pesquisadores, caso queiram, se eu voltar em março ou abril, desde que devidamente instruído, posso contribuir coletando plantas pra herbário para posterior identificação e classificação correta.