Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)12:57



Responder  [ 33 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo
 Punaú - Rio Grande do Norte 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Punaú - Rio Grande do Norte
Pessoal, 2 anos após a "descoberta" de Droseras e Utricularais num local horrível conhecido como Punaú, aqui no litoral do RN, voltei a vê-las mas dessa vez, apenas para registrar e trazer aqui pra vocês. Primeiro mostrarei algumas fotos do local pra só depois mostrar fotos das plantas em 2009 e em 2011.

Antes de mais nada, uma observação: Que os menores de idade (e maiores também) não sigam esse exemplo, mas essa "expedição" foi feita durante um passeio num local que curto muito, e como era um fim de semana de sol, tomei umas caipirinhas a mais, de barriga vazia e a verdade é que não me lembro de praticamente nada do que fiz. Só lembro que num determinado momento saí andando atrás de Pcs hehehe. Chegando em casa é que fui verificar o que eu tinha fotografado e me surpreendi ao ver como acertei o caminho e como fui criterioso e detalhista mesmo estando "levemente" etilizado hehehe

Esse é o local horroroso onde me mando pra me estressar nos finais de semana, chamado Punaú

Imagem

Imagem

Aqui, trechos do caminho para o local aonde se escondem as PCs. O acesso se dá atravessando uma restinga a nível do mar que fica alagada no período chuvoso. Ao contrário do que eu imaginaria, nesses alagadiços não encontro nem rastro de PC, talvez por só ficarem assim um curto período do ano. Por motivos óbvios, as fotos estão um pouco tortas hehehe

Imagem

Venho desde aqueles coqueiros lá no horizonte

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Uma aranha caçando ou se abrigando debaixo d´água.

Imagem

Depois de 2 Km de dunas e campo de restinga, eis a entrada da trilha (sim, isso é uma entradada hhe), que está praticamente desaparecida, e que fica numa faixa de mata nativa bem alagadiça, um verdadeiro pântano no período chuoso.

Imagem

O charco que tive que encarar descalço, só de bermuda. Alguém consegue ver a trilha a frente? Mas ela segue...Deus sabe o que me guiou aí hehehe, mas pra quem na infância se metia em matas de igapó ao redor de Manaus, isso não era tão estranho hehe

Imagem

Imagem

Imagem

Agora, vamos ao que interessa:
Essa D. sessilifolia não tenho certeza de onde encontrei, pois foi fora da matinha onde as encontrei em 2009 e agora:

Imagem


Esse é o local principal, uma pequena clareira de terra firme nessa mata pantanosa. É um caminho aparentemente pouco usado mas submetido a pisoteamento. Em 2009 era um tapete de Droseras, agora só tinha um bocado de seedlings e algumas adultas, mas vale ressaltar que em 2009 fui mais "tarde", em setembro, então elas tiveram mais tempo de crescer e se propagar.

Em setembro de 2009

Imagem

Imagem

Sábado, Julho de 2011

Imagem

Imagem

Imagem

Utricularias que encontrei, provavelmente próximo ao local das Droseras. Sou péssimo em Utrics então não vou me atrever a identificar.

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Essa outra planta, achei bastante interessante pois além de estar no mesmo ambiente que Utrics (vi pelo intervalo de tempo entre as fotos), apresenta tricomas grudentos na flor. Alguém identifica??

Imagem

Imagem

Então é isso, galera. Tenho umas outras fotos de U. subulata que tirei em outros passeios e, quando me der coragem posto aqui hehehe

Espero que curtam!!

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


Editado pela última vez por Graco em 15.09.2013(Dom)0:37, em um total de 1 vez.



26.07.2011(Ter)9:06
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16
Mensagens: 881
Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
Mensagem Re: Punaú - Rio Grande do Norte
Excelente relato, Graco. Muito boas as fotos. Lugar horrível esse aonde você vai se estressar em!!! uhahuahuahua

Grande abraço

_________________
Imagem


26.07.2011(Ter)10:48
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 29.04.2010(Qui)10:12
Mensagens: 465
Localização: Guarabira, Paraíba
Mensagem Re: Punaú - Rio Grande do Norte
Boas fotos, Graco! U. subulata... D. sessilifolia... Isso me parece familiar... :lol:
Ei, vamos marcar a nossa expedição!
Grande abraço, amigo!
Até... :)

_________________
Caio Vinícius da Silva
Biólogo - Universidade Federal da Paraíba - Departamento de Sistemática e Ecologia


26.07.2011(Ter)12:35
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Punaú - Rio Grande do Norte
kkk... queria muito ir nesse lugar feio só para relaxar. :D
Poxa.. a D. sessilfolia e as utricularias são muito bonitas.
Bom passeio hein.. .
Té+


26.07.2011(Ter)19:11
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem Re: Punaú - Rio Grande do Norte
HAHAHAHAHA esse lugar deve ser HORRIVEL mesmo eu acho que eu nem conseguiria viver ai o resto da vida, só pescando e bebendo agua de coco e procurando Pcs...

Muito bonito mesmo hein mais lindo ainda é ver este tapete de Droseras... :D :D

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


27.07.2011(Qua)9:50
Perfil ICQ YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 31.03.2009(Ter)11:18
Mensagens: 188
Localização: São Paulo, SP, Brasil
Mensagem Re: Punaú - Rio Grande do Norte
Nossa... Lindas fotos... Se vc não dissesse as condições em que foram tiradas, não daria pra perceber...

Essas fotos também mostram que cultivar certas plantas em areia praticamente pura não só é possível, como natural.

Num futuro próximo espero me estressar aí também, mas sem o álcool, pra poder lembrar de tudo depois, não só pelas fotos...rsrsrs :lol:

_________________
Henrique P. Ferreira


27.07.2011(Qua)11:21
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Punaú - Rio Grande do Norte
Olá guri,

esse teu habitat lembra para mim, talvez para outros também, como as
D. sessilifolia ficam diferentes no cultivo, se comparadas às plantas na natureza.
Outra 'coisa' que lembrei é que o meu clima não é indicado para elas,
morrem antes de produzir sementes viáveis.

As tuas utricularias me parecem U. subulata e U. simulans.

Confira aí:

http://www.cpphotofinder.com/utriculari ... a-702.html

http://www.cpphotofinder.com/utriculari ... s-278.html

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


27.07.2011(Qua)15:13
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2009(Sáb)18:15
Mensagens: 242
Localização: Natal / RN
Mensagem Re: Punaú - Rio Grande do Norte
Rique, vindo passear por aqui já tem guia nativo e colega de caçada de Pcs garantido!

Carlos, as D. sessilifolias e suas sementes, nesse ambiente, tem que suportar condições realmente barra pesada pois, mesmo sendo o período menos quente do ano, temos os "veranicos", onde a temperatura sobe bastante e na superfície das dunas chega a ficar bem alta.

Uma coisa que notei é que a F1, ou seja, as sementes que peguei diretamente do campo deram plantas bonitas, saudáveis e bem parecidas com as selvagens, porém, a F2 (suas filhas) teve baixa taxa de germinação, gerou poucas plantas e estão feiosas, pequenas e com aparência nada saudável.

Olhando as fotos da Utriculária realmente parece idêntica à U. simulans. Achei bem interessante! Você saberia dizer se, e onde, ela é comum aqui pelo Brasil?

_________________
Minha Growlis e Wishlist

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo


28.07.2011(Qui)8:26
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Punaú - Rio Grande do Norte
Olá guri,

talvez as plantas em cultivo não produzam sementes tão boas por não terem
algum nutriente desconhecido naquelas areias, vai saber.

Achei informações um tanto estranhas sobre a distribuição da U. simulans na
wikipedia: http://en.wikipedia.org/wiki/Utricularia_simulans

Essa fonte de informações parece melhor: http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2010/i ... &nativa=-1

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


29.07.2011(Sex)16:04
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Punaú - Rio Grande do Norte
Parabens cara!! Q fotos lindas! Imagina como seriam caso vc estivesse sóbrio, kkkkk!!!

Q lugar "horroroso", mesmo - HA! Olhando no Google Earth, vejo mtos ambientes propícios p/ PCs entre as dunas e plantações de coco. Adoraria explorar a região... e passar umas boas horas nessa praia tbm, hahaha!

As Utrics sao U.subulata e U.simulans mesmo, ambas bastante comuns pelo Brasil, veja a distribuiçao de ambas aqui: viewtopic.php?f=8&t=8436

Qto a D.sessilifolia, a razao de vc ter visto menos plantas pode mesmo ser por vc ter ido meio cedo. Mas lembre-se q plantas anuais sao assim mesmo: um ano pode ter bastante, no ano seguinte podem haver poucas ou nenhuma.

Esta é a estratégia das anuais na natureza, vivem em locais não muito favoráveis, onde o crescimento perene é mto dificil. Assim, se o ambiente não estiver bom (falta de chuvas por exemplo) durante um ou mais anos, elas não crescem em grandes numeros e as vezes as sementes ficam dormentes esperando um ano melhor. De repente, num ano excepcionalmente bom, vc verá populações imensas - se tiver sorte de estar lá no ano certo na hora certa.

Qto ao cultivo, ainda é um mistério do pq D.sessilifolia não cresce bem fora de seu habitat. Mas fico feliz de saber q vc conseguiu isso pelo menos no 1o ano. Um dia ainda descobriremos qual é o nutriente q está faltando em cultivo... Alguém já tentou botar um pouco de sal?? Imagino q nestes ambientes litorâneos deve haver uma maior salinidade no solo das restingas.


Abs,
Fernando


30.07.2011(Sáb)17:27
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 33 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB