
U. physoceras - uma espécie rara da Serra dos Carajás, PA
Olá a todos,
Acabo de receber do nosso colega Paulo Baleeiro (q recebeu de outro colega botânico) uma foto do q pode ser U.physoceras, uma espécie rara conhecida de apenas algumas coletas de herbário da Serra dos Carajás, sul do Pará, onde ela supostamente cresce diretamente sobre minério de ferro. Caso confirmada, esta seria a 1a foto de U.physoceras viva.
U.physoceras é a única espécie de flores não-amarelas na seção Setiscapella, q tbm inclui U.triloba, U.pusilla, U.flaccida, U.nervosa, U.nigrescens, e U.trichophylla da Am.do Sul e Central, além da pan-tropical U.subulata e de U.stanfieldii do oeste africano. As coletas de herbário de U.physoceras descrevem flores lilases, rosadas, brancas, lilás e brancas ou lilás + branca e amarela. Supostamente as flores (0.7-1cm de comprimento) são perfumadas!
Eu estive na Serra dos Carajás em 2001 para procurar U.physoceras, mas encontrei apenas U.neottioides & U.pusilla (crescendo sim sobre minério de ferro). Apesar da decepção de não ter encontrado U.physoceras, foi uma viagem muito interessante, valeu para pelo menos ver este habitat estranho no meio da Amazônia.
A pessoa q tirou a foto abaixo disse q a planta era comum na região - mas nem sabemos ainda se ele estava em Carajás. Estamos aguardando mais fotos e mais informações, além de novas coletas.
E sem mais, eis a U.physoceras:

Programa de Estudos Limnológicos na Flora de Carajás e APA do Gelado - Lab. Limnologia/UFRJ-Coppetec- Cia. Vale
Floresta Nacional de Carajás - ICMBIO - MMA
Foto por Roger Paulo Mormul
Abraços,
Fernando Rivadavia