Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)7:31



Responder  [ 72 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
 Dionaea muscipula 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 05.06.2010(Sáb)20:54
Mensagens: 7
Localização: Rebouças PR
Mensagem 
Oi Pessoal
Estou pra comprar uma muda de Dionaea

Mas moro no interior do Paraná e aqui já está frio. Será que precisaria, logo que ela chegue, induzir a dormência dela? E preciso, mesmo estando frio, colocar a planta na geladeira ou a temperatura ambiente dá conta do recado...

Ps: tá frio a ponto de endurecer os dedos quando fico digitando no pc!


09.06.2010(Qua)21:24
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem 
Fala Patrick, todas as plantas que entram em dormencia, conseguem entrar sozinhas aqui na nossa região, não se preocupe com isso, as Dioneas e Sarracenias que tenho entram em dormencia sozinha, e algumas droseras tmb. As D. intermedias estão incolhidonas já hehehe.
as Dioneas quando não param de crescer, crescem bem devagar e com armadilhas pequenas, quando estão em dormencia e as Sarracenias param de produzir as armadilhas ou elas crescem em forma de folhas deformadas (sem Armadilhas).
Boa sorte.


ikessauro escreveu:
Oi Pessoal
Estou pra comprar uma muda de Dionaea

Mas moro no interior do Paraná e aqui já está frio. Será que precisaria, logo que ela chegue, induzir a dormência dela? E preciso, mesmo estando frio, colocar a planta na geladeira ou a temperatura ambiente dá conta do recado...

Ps: tá frio a ponto de endurecer os dedos quando fico digitando no pc!

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


09.06.2010(Qua)23:05
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 05.06.2010(Sáb)20:54
Mensagens: 7
Localização: Rebouças PR
Mensagem 
E aí Felipe

Obrigado pela resposta. Só mais uma pergunta. Já vi muitos com dúvidas sobre a água do pratinho das Dionaeas, perguntando se pode criar dengue.
Vi em um site português um cultivador de PCs plantando a Dionaea em um vaso cujo fundo era forrado de argila expandinda (acho que é esse o nome daquelas bolinhas de argila). Aí só botava água por um canudo colocado no canto do vaso, fazendo a água preencher só a parte com argila, mantendo a umidade de baixo ora cima, como indicado, sem derramar água no substrato.

Alguém aqui usa esta técnica? É boa? Eu achei legal porque eu acho que desperdiça menos água, pois evita que ela crie larvas de mosquito e também impede que sujeira em geral caia na água criando problemas.


10.06.2010(Qui)0:08
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 29.05.2009(Sex)19:37
Mensagens: 128
Localização: Porto Alegre - RS
Mensagem 
E ae ikessauro, beleza?

Cara, dá uma procurada por "argila", Argila expandida" ou "bog", ali em "BUSCA" ( na barra superior) que tu vai achar um monte de tópicos sobre a argila e vai poder ver um monte de idéias e esquemas - feito pelo pessoal aqui do fórum - parecidos com este que tu leu.

A argila ajuda bastante na retenção da água, quando fazemos os BOGs ( o que tu leu), inclusive a não deixarmos a água em um nível alto e exposto, facilitando o acesso do mosquito..

Resumindo, clica aqui ( http://www.forum.clickgratis.com.br/sea ... ascarnivor) e faça a festa...

http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... hlight=bog ( bem aquilo que tu falou)
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... hlight=bog
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... hlight=bog


Abraço,
Felipe Chaves

_________________
--
Felipe Chaves
GrowList/Wishlist
Flickr: Carnívoras e outras


10.06.2010(Qui)0:55
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 05.06.2010(Sáb)20:54
Mensagens: 7
Localização: Rebouças PR
Mensagem 
Felipe

Já pensou em usar algo diferente em vez de argila? Tem algum motivo específico para ser justo esse tipo de argila?
Porque se é só pra manter espaço pra água no fundo do pote, qualquer tipo de esfera que não libere elementos na água serviria ou tô errado?

Tipo, bolas de gude! São de vidro, então suponho que não afete a água e seus elementos. Não estragam fácil ehehhe e tem em qualquer lugar, geralmente a preços baixos. :P


13.06.2010(Dom)0:27
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 23.03.2010(Ter)19:51
Mensagens: 99
Localização: Guarujá - Sp
Mensagem 
Acho que serve também mas a argila serve para conservar a água e aumentar o nível de húmidade ,algo que a bolinha de gude não consegue . acho que é isso , abraços . :D

_________________
Cuide das plantas e das árvores, preserve a natureza , cuide hoje do seu futuro amanhã !


13.06.2010(Dom)9:18
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 19.10.2010(Ter)20:39
Mensagens: 20
Localização: RJ - Capital
Mensagem 
Bem, tenho algumas mudas de dionaeas, e uma delas acabou por capturar duas formigas.
A problemática desse inseto, como todos sabem, é a atuação do ácido fórmico, que acaba por danificar as lâminas.
Uma dessas formigas, de menor porte, foi digerida sem problema aparente, e a armadilha reabriu normalmente em um espaço de uns 7 dias.
A de maior porte danificou a extremidade da armadilha, e quando a mesma tentou reabrir, teve essa extremidade "travada", com a área secando.
Notei uma quantidade grande de fungos no exosqueleto. O dano estrutural ainda não chegou no pecíolo. Mas está se espalhando paulatinamente. :?
Devo cortar a armadilha logo? Meu senso intuitivo diz que sim, mas o resto da armadilha está bem. Ou espero um pouco mais?


23.10.2010(Sáb)10:10
Perfil

Registrado em: 26.04.2010(Seg)11:29
Mensagens: 32
Localização: Paulista, PE
Mensagem 
Se a planta tiver muitas armadilhas e as outras estiverem saudáveis, acho melhor cortar.


23.10.2010(Sáb)10:45
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 19.10.2010(Ter)20:39
Mensagens: 20
Localização: RJ - Capital
Mensagem 
Obrigada Walter, acabei de cortar.
Eu teria que fazer isso mais cedo ou mais tarde, foi melhor fazer agora mesmo.
A planta está desenvolvendo armadilhas novas, uma deve abrir em uns 2 dias. Não fará falta.
Obrigada. :wink:


23.10.2010(Sáb)11:16
Perfil

Registrado em: 18.10.2011(Ter)12:01
Mensagens: 26
Localização: Imigrante/RS (Terra do Cactário Horst)
Mensagem Re: Dionaea muscipula
A areia indicada no substrato para cultivo é areia de que tipo? Areia usada para construção?

_________________
Paulo Daniel Dorensbach
Imigrante/RS (Terra do Cactário Horst)
Growlist e wishlist
Site pessoal


21.10.2011(Sex)12:19
Perfil YIM Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 72 mensagens ]  Ir para página Anterior  1 ... 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB