Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 26.04.2024(Sex)13:15



Responder  [ 72 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo
 Dionaea muscipula 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 12.05.2009(Ter)13:10
Mensagens: 114
Localização: Passos, Minas Gerais - Franca, São Paulo
Mensagem 
O tamanho do vaso não é tão complicado assim.
Aqueles vasos de plástico pequenos, normalmente encontrados em qualquer floricultura ou lojas especializadas, até em lojas R$1,99 ou supermercados, normalmente aos montes em cemitérios, que custam de R$0,25 a R$0,70 (este é a variação de preço que encontro aqui), que se vê em violetas ou cactos.
Você não precisa de um vaso muito grande (como grande quero dizer com mais de 15 cm de altura).
Assim:

Imagem

Quanto ao substrato, usa-se areia, fibra de coco, pó de fibra de coco, casca de pinus, sphagnum, vermiculita, perlita, turfa, pó de xaxim (legalizado) entre outros.
Cada um usa um substrato diferente. Há quem prefira este ou aquele, dependendo da experiência que teve, da iluminação, da rega, que, querendo ou não, varia entre os cultivadores, mesmo se tratando da mesma espécie.
Misturar substratos também é válido.
Pesquisando você encontrará uma "substrato-base" para Dionaea, mas isso, você mesmo pode mudar.
Eu uso sphagnum, pó de fibra de coco e vermiculita e elas estão muito bem.

Espero ter ajudado.
Abraços

_________________
Sempre quando há muita expectativa, há muita frustração, mas toda experiência é válida.


20.07.2009(Seg)16:37
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 19.10.2008(Dom)14:50
Mensagens: 510
Mensagem 
Eu recomendo para qualquer tipo de planta o Sphagnum vivo ou mesmo o desidratado que é mais facil de achar!

_________________
EDUARDO <<<<<

http://www.naturalchemist.com/?ref=zemeczak


20.07.2009(Seg)19:11
Perfil

Registrado em: 07.04.2010(Qua)9:12
Mensagens: 6
Localização: Teresina - PI
Mensagem 
blz, ja li tudo que tinha nesse tópico.. me vieram outras duvidas..

como é o ciclo da dionaea?
quando é verão e inverno pra ela?
no inverno pq eu não posso deixar ela no mesmo lugar, pq ela tem q ir pra geladeira?

quanto ao vaso..eu posso plantava e colocar um cano ate o fundo do vaso, e ficar enchendo quando preciso?

abs

_________________
Ao infinito e além... (em breve album)


08.04.2010(Qui)12:55
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
anchieta20 escreveu:
blz, ja li tudo que tinha nesse tópico.. me vieram outras duvidas..

como é o ciclo da dionaea? Primavera, verão e outono ela cresce, floresce e vive normalmente.
quando é verão e inverno pra ela? Verão dela é o nosso verão, como são plantas cultivadas e não recolhidas, elas já estão aclimatadas e o ciclo delas já está ajustado com o nosso clima. No inverno a planta fica em dormência, ou pelo menos precisa da dormência.
no inverno pq eu não posso deixar ela no mesmo lugar, pq ela tem q ir pra geladeira? Dependendo da região onde mora, a planta precisa de um frio mínimo pra entrar em dormência, caso não tenha esse frio ela morrerá no ano seguindo, uma vez que essa dormência serve para que a planta se restabeleça/descanse.

quanto ao vaso..eu posso plantava e colocar um cano ate o fundo do vaso, e ficar enchendo quando preciso? Sim, é um método utilizado quando o vaso não é perfurado, só não pode ficar exposto às chuvas para não alagar o substrato, ou se ocorrer, fazer manutenção assim que possível.

abs

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


14.04.2010(Qua)12:06
Perfil

Registrado em: 07.04.2010(Qua)9:12
Mensagens: 6
Localização: Teresina - PI
Mensagem 
bode, mt obrigado
só me resta uma unica duvida antes de começar a prática..
quais os meses do ano seria a dormência dela?
quando chegar, eu posso cobri-la toda com plastico e colocar na geladeira?

_________________
Ao infinito e além... (em breve album)


14.04.2010(Qua)12:28
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
anchieta20 escreveu:
bode, mt obrigado
só me resta uma unica duvida antes de começar a prática..
quais os meses do ano seria a dormência dela? meses do inverno (junho/julho/agosto)
quando chegar, eu posso cobri-la toda com plastico e colocar na geladeira? o ideal é retirar a planta do substrato, envolver as raízes em sphagnum úmido e colocar num saco plástico para aí sim colocar na geladeira, pois com o substrato todo as chances de aparecer fungo é bem maior, fora que ocupa bem mais espaço com o vaso.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


14.04.2010(Qua)12:56
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.04.2010(Sex)14:31
Mensagens: 86
Localização: Franco da Rocha - SP
Mensagem 
Olá caso eu não coloque a pc na geladeira o que pode acontecer de negativo com ela????
alguem sabe fazer uma estufa fria????
quando começa a germinas as sementes da dionaea como é o aspecto (das folhas, caule e tals), pois no vaso que as plantei junto com uma drosera burmanii tem tipos de plantas nascendo, e para mim não tem aspecto de PC to com medo de ser apenas mato
ahuahuahuahua :twisted:

_________________
O que o homem faz em vida ecoa pela eternidade...

____________
Augusto Silva


07.05.2010(Sex)20:12
Perfil

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Se você não colocar sua planta em dormência ela provavelmente morerá no ano seguinte, como o Bode disse acima. Os seedlings de dionaea e droseras parecem micro plantas, mas são quase iguais as adultas. Se eu fosse você, eu não tirava ainda esse mato ou planta, pois ele pede ser alguma carnívora, às vezes elas pequenas podem parecer matos.
Deveria ter um tópico aquí chamado "Identifique seu mato", pro pessoal saber se é uma pequena carnívora ou só um mato mesmo. :lol: Aposto que iria encher de fotos de ultriculária :P

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


08.05.2010(Sáb)8:47
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 30.04.2010(Sex)14:31
Mensagens: 86
Localização: Franco da Rocha - SP
Mensagem 
Bruno Millan escreveu:
Se você não colocar sua planta em dormência ela provavelmente morerá no ano seguinte, como o Bode disse acima. Os seedlings de dionaea e droseras parecem micro plantas, mas são quase iguais as adultas. Se eu fosse você, eu não tirava ainda esse mato ou planta, pois ele pede ser alguma carnívora, às vezes elas pequenas podem parecer matos.
Deveria ter um tópico aquí chamado "Identifique seu mato", pro pessoal saber se é uma pequena carnívora ou só um mato mesmo. :lol: Aposto que iria encher de fotos de ultriculária :P


blza eu vou esperar então obrigado, abraços

_________________
O que o homem faz em vida ecoa pela eternidade...

____________
Augusto Silva


08.05.2010(Sáb)8:50
Perfil

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Acabei de reparar que nessa ficha faltaram as variações, como red dragon, fused tooth, green shark, etc, se bem que são tantas que ficaria difícil colocar tudo...

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


08.05.2010(Sáb)9:02
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 72 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB