Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)19:54



Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Aldrovanda vesiculosa 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Oi Alex,

Posso fazer umas perguntinhas idiotas de não-aquarista? :)

1.) Vc fala em introduzir CO2 na agua. como se faz isso?
2.) Como controlar algas se vc fala que não pode usar algicida?
3.) Tem que trocar 30% da água do aquario semanalmente??? Que trabalhão! Vc faz isto com todos teus aquários? Imagino que tem que tratar a água nova primeiro, certo? Isto tbm serve p/ tanques de Aldrovanda fora de casa?

Thanks!
Fernando Rivadavia


07.02.2008(Qui)17:49
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 25.12.2005(Dom)18:14
Mensagens: 395
Localização: São Paulo/SP
Mensagem 
Oi Fernando

Me desculpa pelos termos de aquarista, estou tão acostumado que nem me toquei que estava usando jargões... :wink:

Citação:
1) Você fala em introduzir CO2 na agua. como se faz isso?


Consiste em borbulhar gás carbônico na água do aquário.

Lembrando que esta "injeção" de CO2 irá influir diretamento no pH da água, tendendo à acidificá-la

Há dois métodos para a injeção. Um caseiro (usando uma solução de fermento biológico+açúcar+água numa garrafa pet) ou um cilindro pressurizado de CO2 (sistema bem caro que se acha em qualquer boa loja de aquarismo).
Conecta-se um magueirinha na garrafa/cilindro levando o CO2 a borbulhar dentro do aquário

Citação:
2) Como controlar algas se você fala que não pode usar algicida?


O controle de algas é bem complicado e trabalhoso...
Controlando os níveis de macro nutrientes (N e P), através de trocas de água, racionalização do número de peixes e da ração oferecida, inserindo plantas superiores que competem com as algas.
Ou introduzindo fauna algeira (há peixes, caramujos e crustáceos bem especializados)

Citação:
3) Tem que trocar 30% da água do aquário semanalmente??? Que trabalhão! Você faz isto com todos teus aquários? Imagino que tem que tratar a água nova primeiro, certo? Isto também serve p/ tanques de Aldrovanda fora de casa?


Sempre meço o nível de nutrientes para definir corretamente quando preciso fazer as trocas.
Em aquários sem peixes, ou com poucos peixes, as vezes faço trocas mensais, apenas usando um suplemento de micronutrientes

Se a água da torneira vier de um reservatório onde possa descansar, não faço tratamento algum.
Se vier direto da rua (então com muito cloro) deixo descansar 24h num reservatório

Aqui no prédio a água sai da torneira bem mole e sem cloro algum, apenas uso um pouco de bicarbonato de potássio e suplemento de micro-nutrientes, para ajudar um pouco as plantas...

Trabalho? Que nada... :P
Mentira minha! Tem dias que preciso de muita coragem providenciar da troca de água... :wink:
Montei um esquema com um barrilhete com rodinhas e bombinha d´água que facilita a manutenção dos aquários

Por morar num apartamento. não tive a oportunidade de fazer o cultivo outdoor ...
Pelo que andei lendo, no cultivo outdoor, o pessoal costuma usar água com algum conteúdo de substâncias húmicas, além de fazer um cultivo conjunto com plantas emergentes...
Vou testar isso nos aquários...

_________________
Imagem
Rationalitatem liberat ab nescientiam.


20.04.2008(Dom)13:51
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem Alex Kawazaki
Essa planta é difícil de achar para venda? nunca tinha visto, o mais próximo dela que já vi ou ouvi falar foi a Uricularia vulgaris, mais tb não achei para venda aqui no Brasil.

Vc tem mudas/sementes para venda dessas plantinhas? tb sou aquarista e me interessou bastante essa planta (Aldrovanda vesiculosa L.). Se tiver interesse na venda/doação de mudas/sementes, me mande uma PM, por favor.

Abraços a todos.


20.04.2008(Dom)14:10
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 25.12.2005(Dom)18:14
Mensagens: 395
Localização: São Paulo/SP
Mensagem 
Bode,

A Aldrovanda é realmente uma planta um tanto quanto exigente...

Mas nada lá muito complicado para quem já tenha certo domínio das técnicas para cultivo de plantas em aquário.

As técnicas para cultivo outdoor me parecem bem mais fáceis, porém não tenho como botá-las em prática.
Até vou tentar numa pequena caixa que tenho na área de serviço do apartamento.

No cultivo outdoor, além do tanque com água, se lança mão de folhas/palha seca (que irão liberar substâncias húmicas, ótimas para acidificar a água, quelar o conteúdo mineral e combater algas), e do cultivo conjugado com plantas emergentes. Sendo de grande ajuda providenciar também a injeção de CO2.

Um grande abraço,

_________________
Imagem
Rationalitatem liberat ab nescientiam.


Editado pela última vez por Alex Kawazaki em 22.04.2008(Ter)16:30, em um total de 1 vez.



22.04.2008(Ter)15:36
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Achei! Foia qui q escrevi anos atrás, com espanto, do trabalhao q era pra cultivar Aldrovanda, nunca pensando q um dia eu mesmo me meteria nessa "roubada", hahaha!

Pois é, já estou com quase tudo pronto, só faltando a Aldrovanda. :) Ah, e preciso aprender a monitorar N e P pra saber quando fazer a TPA. Deve ter kit pra isso tbm, né? (Isso é, caso o tal N q vc menciona não seja amonia, nitrito e nitrato, q eu já estou monitorando).

Ah, e qual o nivel de acidez e é melhor? Eu queria manter a agua do meu aqua o mais proximo de pH7 pois tenho uma mistureba de peixes. 6.8 está bom?? :)


Abs e brigadao,
Fernando


30.05.2010(Dom)6:35
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Alex, uma pergunta: como vc

No link abaixo, vc postou algumas fotos lindas de um aquário incrível onde aparecem umas Aldrovanda boiando no alto. Queria saber se vc apenas as colocou lá para a foto ou se vc realmente cultiva elas em água tao profunda. É q eu li q elas gostam de água raza.

http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... aldrovanda

Ah, tbm queria saber mais sobre como vc faz suplementação/ controle de micro-nutrientes!


Valeu,
Fernando


30.05.2010(Dom)14:01
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 25.12.2005(Dom)18:14
Mensagens: 395
Localização: São Paulo/SP
Mensagem 
Fernando,

Nestas fotos as plantas tinham sido recem colocadas lá...
Eram as útilmas plantas salvas de um surto de algas filamentosas em outro aquário, e que começavam a se desenvolver.

Mantive as plantas até hoje neste aquário, inclusive é o mesmo da intensa floração que tive no verão passado.
Mas o início foi um tanto complicado, pois mesmo a mínima correnteza do filtrinho (já ajustado ao mínimo) movimentava as plantas, o que prejudicava e atrasava o desenvolvimento das plantas.

A situação só melhorou quando as Hemianthus (plantas atrás do galhos) alcançaram a superfície, "ancorando" e diminuindo a movimentação das Aldrovandas, além disso também improvisei (com um pote de margarina) um tipo de comporta na saída de de água do filtro, que eliminava a circulação de água na superfície.

Com um volume maior de água no tanque é mais fácil manter equlibrada a qualidade da água; claro que se você dispuser de espaço para um tanque maior (tipo aquelas caixas de polipropileno do Lubomir) dá tranquilamente para manter uma coluna d'água menor.

Mas aquele o aquarinho desta postagem tem apenas 30 centímetros de altura, com uma coluna d'água de uns 25-27cm.

Já fiz bastante suplementação, pois as plantas reagem bem, com um desenvolvimento mais rápido, porém as algas tiram igual proveito e as rotinas de manutenção se tornam mais constantes.
Neste último verão optei por não aplicar suplementação com micronutrientes (na verdade usei apenas, a um terço da dosagem recomendada no frasco, e tive um leve início de algas). Apenas providenciei TPAs de 30% (Trocas Parciais de Água) semanais e, não sei se por isso, ou pelo fortíssimo calor que fez por aqui, as plantas tiveram floração recorde.
Normalmente as TPAs, além de retirar "poluentes", ajudam a repor os micronutrientes, e foi o que bastou.

Mas o problema é a água que será reposta!
Mesmo aqui em São Paulo, percebe-se diferenças em pH e dureza, nas águas da Sabesp oriundas de estações de tratamento diferentes.
Aqui em casa, depois de um descanço de 2-3 horas, a água da torneira apresenta um pH de 6.9 a 7.4 e dK praticamente zerado.
Como moro num apartamento a água da torneira passou alguns dias na cisterna e depois na caixa d'água, portanto o cloro sai zerado.
Alguns países usam cloramina que dura mais tempo na água.

Um grande abraço,

_________________
Imagem
Rationalitatem liberat ab nescientiam.


30.05.2010(Dom)17:15
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá Alex,

Quer dizer entao q Aldrovanda não gosta de correnteza? Vixe, vou ter q fazer algo entao, pois eu tenho um filtro externo Penguin que cria uma baita correnteza na superfície. Bom, posso tentar botar algo na saída do filtro pra desacelerar a agua ou posso tentar "plantar" a Aldrovanda dentro daqueles tais alimentadores de bloodworms pra começar, e assim ver se consigo protegê-las melhor.

Aliás, acabo de ter uma idéia melhor: aumentei o nivel da água no aquario p/ q a agua q sai do filtro não caia como uma cascata. Assim diminui a correnteza um pouco. Aliás, eu já ia fazer isso de qq jeito, após um cara numa loja hj me falar q com esse filtro Penguin q tenho, devido à tal cascata q sai dele, o CO2 q estou injetando na água estaria se perdendo!! :shock: E a unica maneira de evitar essa perda (fora comprar outro filtro) seria justamente aumentar o nivel da água para não haver tanta turbulencia na saída.

Alex, vc iria ADORAR essa tal loja de aquario q fui hj... Fica no bairro japonês de SF e os caras tem cada aquário lindo! Veja algumas fotos no site deles:

http://www.adana-usa.com/

Ah, aqui se usa cloramina sim, portanto não basta deixar a água "descansar".


Abs e brigadao,
Fernando


31.05.2010(Seg)2:33
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2010(Sex)18:59
Mensagens: 865
Localização: Belo Horizonte - MG
Mensagem 
Tem que por algum peixe especial pra ela comer?

_________________
Abraços,

Hase -> Eduardo
Growlist/Wishlist


31.05.2010(Seg)11:06
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Cara as armadilhas são mto pequenas pra pegar peixe, exceto talvez aqueles recém-nascidos. :)

Ela geralmente come minúsculos invertebrados como Utriculária.

Abs, Fernando


31.05.2010(Seg)13:12
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB