Gostaria de fazer uma observação.
A foto abaixo é de um vaso com Pinguicula primuliflora que eu cultivava no estado de Mato Grosso, sempre fiz a rega diretamente sobre a planta pelo menos uma vez ao dia e nunca perdi alguma planta por apodrecimento de raiz ou tive problemas com a perda da mucilagem....até porque a quantidade de insetos aqui é muito grande e isso contribuia por limpar ela.... e o calor daqui é intenso por isso a rega constante..... vejam bem,
não estou dizendo se é correto ou não....nas minhas observações
aqui os resultados foram positivos, basta observar a foto. O vaso tinha mistura de sphagnum com areia e pó de xaxim (1/3) no fundo do vaso cacos e telha de barro e um pratinho para reter o excesso de água da rega.
Está certo que a umidade, temperatura e a intensidade solar aqui no Mato Grosso é bem diferente de outras regiões do Brasil. O inverno aqui é bem quente e seco......no sul é frio e chuvoso. E o verão aqui é chuvoso ao extremo.

Entretanto foi sugerido uma adequação quanto a umidade ideal de cultivo dessa espécie, abaixo segue a citação.
RTGR escreveu:
Dependendo do tipo de ping, e, dependendo da estação (inverno/verão) elas requisitarão mais ou menos água.
Exs.: P. esseriana, P. gigantea, P. wesser, P. cyclosecta, P. agnata. Este grupo por exemplo, requisitam menos água no verão e mais água no inverno. É importante pesquisar qual tipo e qual a preferência, sempre levando em consideração o parágrafo anterior.
Exceções:
P. primuliflora,
P. ionantha e
P. planifolia
São pings diferentes. Elas basicamente precisam de "extremos" de água, isto é, o solo tem que estar extremamente encharcado.... vi fotos delas no "habitat" natural, dentro dágua.
P. primuliflora,
P. planifoliaRTGR
RTGR obrigado pela sua contribuição.
Abraços a todos