Drosera macranthaReino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Caryophyllales
Família: Droseraceae
Genus: Drosera
Espécie: Drosera macrantha


Nomes populares: "Drosera tuberosa".
Origem/Distribuição: As D. peltata existem
in habitat no Oeste da Austrália.
Subespécies de D. macrantha:
Drosera macrantha subsp. eremaea e
Drosera macrantha subsp. macrantha.
Envasamento: Vaso alto, acima de 15 cm.
Substrato: O substrato composto por 50% sphagnum morto (LFS) e 50% de areia de quartzo (ou areia bem lavada), dessa usada em filtros de piscina. Sobre o substrato pode ser adicionada areia mais grossa.
Regas: Não são feitas regas, apenas é mantida uma bandeja cheia d'água embaixo dos vasos. A bandeja fica seca durante a primavera e o verão, quando a planta fica em dormência.
Luz: Intensa, sol várias horas por dia.
Clima: As máximas e mínimas registradas no Oeste da Austrália foram de +50.5 °C e −7.2 °C, mas você pode cultivar tranquilamente entre esses dois extremos de temperatura.
Fertilização: Decomposição do Sphagnum, (provavelmente) minerais da areia e as presas capturadas.
Alimentação: Insetos alados.
Transplante: Experimentei a mudança de seedlings com sucesso, mas é melhor esperar as sementes ou então na dormência quando podem ser separados os tubérculos (batatinhas).
Ciclo de vida: Planta perene, em cinco meses germinam, crescem, produzem hastes florais e sementes para então voltar à hibernação.
Propagação: Sementes, tubérculos.
Curiosidades: As tuberosas são as droseras preferidas de muitos cultivadores europeus por crescerem no inverno, quando a neve cobre tudo fora das casas e não há muito verde a ser visto. Também porque não necessitam de terrários aquecidos.
Tenho recebido 'mps' solicitando informações sobre o cultivo de droseras tuberosas, aí vão algumas dicas:
1) Vale para todas as tuberosas, se secou não jogue fora, deve estar em dormência.
2) Semeie no início do inverno, abril ou maio.
3) A planta passa de roseta para uma forma mais alongada e pode ser escorada, eu utilizei um espetinho de churrasco, ótimo para isso.
Para um aspecto mais selvagem uso um ganho seco, imitando o habitat.
4) Ao final do inverno a planta vai secar e você deve reservar o vaso em um prato com pouquíssima água, depois deixe secar pois a planta entra em dormência e retorna de brotação dos tubérculos no ano seguinte. Você também pode retirar os tubérculos e guardar em um pacote em lugar seco e quente, na geladeira eles brotam.
5) Para se garantir de apodrecimento de tuberculos ou de algum inseto que possa devorá-los, reserve sementes para o ano seguinte.
Um abraço e bom cultivo.
Fontes:
https://en.wikipedia.org/wiki/Drosera_macrantha https://en.wikipedia.org/wiki/Western_Australia