Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)17:47



Responder  [ 4 mensagens ] 
 Nepenthes ventricosa 
Autor Mensagem

Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32
Mensagens: 792
Localização: Curitiba-PR
Mensagem Nepenthes ventricosa
Como lemos por ai ela é uma planta polêmica que se adapta a diversos métodos e técnicas o que faz ela ser de um nível mais avançado entre os cultivadores.


Nomes populares: Nepentes, Planta de Jarro, Planta Carnívora

Origem/Distribuição: Filipinas nas montanhas a partir de 1000 metros de altura.

Variedades: Incontáveis, red, alba, yellow. Sendo esta a unica natural luteoviridis

Envasamento: Começe com um vaso de 20 cm de altura e 20 de diâmetro, vasos escuros.

Substrato: Sphagnum, areia, xaxim (quase ninguém usa mais)

Regas: Frequentes, pode-se manter um prato com água em baixo do vaso para manter o substrato sempre úmido

Luz: Meia sombra sombrite 75% ou sombra das árvores, tolera sol filtrado por 4 horas está de bom tamanho

Clima: Tropical de altitude é um tipo climático que predomina nas partes altas. Apresenta temperaturas médias entre 15ºC e 22ºC e amplitude térmica anual entre 7º C e 9º C.

Fertilização: Pode-se usar NPK uma vez por ano. uma colher de chá.

Alimentação: É uma planta carnívora então ela irá atrair seu alimento, por isso não há necessidade de alimenta-la

Transplante: A cada dois anos

Ciclo de vida: Perene vive por anos

Propagação: Sementes e estacas de galho.

Curiosidades: Não está ameaçada de extinção. É uma highland e por isso precisa de uma temperatura de no máximo 32°C durante o dia com umidade relativa de até 100% e no mínimo 12°C durante a noite com 60% de umidade relativa, mas há muita variabilidade. Quando entrar na fase de parreira providencie um suporte para as gravinhas só assim se conseguirá ascidios.



Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

_________________
__________________________________________________________________________________
Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.


Editado pela última vez por Adriel Faust Martins em 25.09.2010(Sáb)15:03, em um total de 1 vez.



24.09.2010(Sex)10:44
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Boa ficha de cultivo Adriel!

Sua planta está muito bonita! Parabéns! 8-)

_________________
Imagem


24.09.2010(Sex)11:42
Perfil

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Bela ficha!!
Tenho uma bem pequena, ainda sem jarros. Você acha que mesmo sendo pequena, já devo passar para um vaso grande? Ela está em um de violetas.

Será que por ser uma highland ela prefere que seu vaso e substrato sejam trocados apenas no inverno?
Pelo que entendí, ela gosta de bastante água, então é melhor o substrato ser um pouco menos aerado, retendo mais água?

Desculpe pela quantidade de perguntas :lol: , é que eu estou cuidando da minha do mesmo modo que cuido das outras, então, qualquer sujestão de cuidado é bem vinda! Já vou começar a deixar o prato com um pouco de água.

Bela planta a sua! Jarro bem grande e bonito. É a var. alba?

Abraço

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


24.09.2010(Sex)18:00
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)15:32
Mensagens: 792
Localização: Curitiba-PR
Mensagem 
Bruno Millan escreveu:
Bela ficha!!
Tenho uma bem pequena, ainda sem jarros. Você acha que mesmo sendo pequena, já devo passar para um vaso grande? Ela está em um de violetas.
Um dia você vai ter que mudar mas, quanto mais espaço melhor.

Será que por ser uma highland ela prefere que seu vaso e substrato sejam trocados apenas no inverno?
Eu troco em qualquer estação
Pelo que entendí, ela gosta de bastante água, então é melhor o substrato ser um pouco menos aerado, retendo mais água?

aerado mas úmido e não compacto e úmido se não apodrece as raízes

Desculpe pela quantidade de perguntas :lol: , é que eu estou cuidando da minha do mesmo modo que cuido das outras, então, qualquer sujestão de cuidado é bem vinda! Já vou começar a deixar o prato com um pouco de água.

Bela planta a sua! Jarro bem grande e bonito. É a var. alba?

Sim, é ela mesma

Abraço


Obrigado pelos elogios para todos (MarcielS) essa post tem mais perguntas

_________________
__________________________________________________________________________________
Não me condene pela minha verdade. Pois isto será egoísmo.


24.09.2010(Sex)22:14
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 4 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 10 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB