Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)11:41



Responder  [ 5 mensagens ] 
 Drosera montana 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21
Mensagens: 398
Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
Mensagem Drosera montana
Drosera montana

Imagem

Nome cientifico/popular: Drosera montana
Ocorrência: Entre 500 m e 1.500 m de altitude.
Reino : Plantae
Divisão : Magnoliophyta
Classe : Magnoliopsida
Ordem : Caryophyllales
Família : Droseraceae
Gênero: Drosera
Espécie : Drosera montana
variações: Drosera montana, Drosera montana var. montana, Drosera montana var. tomentosa (este último é incorreto, pois D. tomentosa
é outra espécie com duas subespécies D. tomentosa var. tomentosa e D. tomentosa var. glabrata, ver aqui: http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -7615.html)

Planta nativa do Brasil, crescendo nas Serras e Cerrados, principalmente nos estados de Minas Gerais, Goiás, São Paulo, Paraná e Santa Catarina.
Muito admirada pelos cultivadores, possui cores vivas lindas e pode chegar a um tamanho de até 4 cm. Cresce em formato de roseta.
---------------------------------
Ficha de cultivo:

Clima: Cresce bem em clima Tropical e Temperado com muita umidade, acima 70%. Temperaturas entre 20 a 30 graus de dia e 17 a 25 graus de noite.

Vasos: Recomendo o uso de vasos altos com furos pois suas raízes são pequenas mas longas. Um vaso de violeta ('tamanho um') é o suficiente para
cultivar cerca de três plantas juntas. Vasos de até 10cm X 15 cm, são bons para seu cultivo. Dê preferência aos coloridos com cores claras por refletirem
melhor a luz e atrair insetos com suas cores.

Substrato: Pode ser cultivada em substrato arenoso, não recomendo substratos argilosos, pois em cultivo não deu muito certo. Mistura de substrato
que recomendo: 50% sphagnum + 50% areia de rio muito bem lavada.

Regas: Em cultivo pode ser aguada com água da chuva (na falta desta uso água de torneira descansada por 24 horas) sempre com pratinho em baixo do
vaso. Faço também borrifações diárias.

Sol/Luz: Grande tempo em exposição ao sol direto, fica muito bonita mostrando lindos tons de cor avermelhada ao vinho. Quando na sombra fica
com um tom mais esverdeado.

Propagação: Gera muitas sementes na época entre outono e primavera. Também pode ser utilizado o método de leaf culting, menos vantajoso
para esta espécie.

Alimentação: Não é necessário, a planta 'se vira' sozinha.

Nível de dificuldade no cultivo: Médio. Planta de cultivo um pouco arisco, não recomendada para iniciantes por exigir mais cuidados. Quando cultivada
de forma correta proporciona uma linda visão. Vale a pena o esforço!

-Informações: Baseadas em meus aprendizados em seu cultivo e http://pt.wikipedia.org/wiki/Drosera
-Foto: Não é de minha autoria: http://img718.imageshack.us/img718/6436 ... ontana.jpg

----------------------------------------
Espero que tenham gostado e que o tópico seja útil a todos (dicas são bem vindas)! Abraços e bom cultivo.

_________________
.


13.01.2011(Qui)20:50
Perfil YIM Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Olá Vitor,

editei alguns pontos na lista em especial quanto ao nome da espécie, relembrei isso com
o tópico que você abriu e está como fixo lá na sala das droseras.

Quanto ao cultivo eu tenho algo a contribuir, a D. montana pode ser mantida com água até
1/4 da altura do vaso. Outra dica é utilizar vasos mais altos pois assim pode-se manter ela
na mesma bandeja de outras plantas que necessitam de água a 1/3 ou 1/2 da altura do substrato.

Outro ponto que vale ressaltar é que no habitat elas são encontradas em locais argiloso, mais secos
que os que ocorrem as D. tomentosa. Porém em cultivo tenho ultilizado um substrato similar ao teu,
com sucesso.

Um abraço. :wink:

_________________
Droseraholic!!!


17.01.2011(Seg)10:20
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 03.11.2009(Ter)9:29
Mensagens: 646
Localização: Belo Horizonte
Mensagem 
estas são encontradas na Serra do Cipó não é, o solo que são encontradas elas são bem argilosos mesmo e media umidade e são de dificil cultivo de verdade.

_________________
Growlist

Fotos das minhas plantas


17.01.2011(Seg)11:03
Perfil ICQ YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 30.11.2009(Seg)20:21
Mensagens: 398
Localização: MG, Ouro Branco, Brasil.
Mensagem 
Carlos: Obrigado pelas edições e melhorias! Realmente a questão do vaso alto é bem interessante e não havia pensado nisso! Boa ideia.. Esse substrato eu venho utilizado em grande parte do meu cultivo, e com bons resultados. :wink:

Norton: Não so nesta serra mas em varias espalhadas pelas regiões do Brasil, o cultivo realmente é dificil porem se realmente se dedicar compenssa muito, pois é uma linda planta, uma das mais belas devido ao seu tom na minha opinião. :)

_________________
.


17.01.2011(Seg)12:18
Perfil YIM Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Belza Vitor, o tópico já está foi novamente revisado, passei para 'fixo'. :wink:

_________________
Droseraholic!!!


17.01.2011(Seg)14:25
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 5 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB