Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)16:26



Responder  [ 1 mensagem ] 
 Cephalotus follicularis 
Autor Mensagem
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Cephalotus follicularis
Cephalotus follicularis

Imagem
Planta em Cultivo (Rohrbacher, 2011).

Descrição:

Reino: Plantae
Divisão: Magnoliophyta
Classe: Magnoliopsida
Ordem: Oxalidales
Família: Cephalotaceae
Gênero: Cephalotus
Espécie: Cephalotus follicularis


O Cephalotus follicularis é espécie única da família Cephalotaceae, ocorre naturalmente ao longo de uma estreita faixa costeira, na parte sul do Oeste da Austrália próximo da cidade de Albany.
Imagem
Imagem
Distribuição do Cephalotus follicularis (1-2).

Planta herbácea de pequeno porte, com flores pequenas, regulares e hermafroditas. Apresenta folhas dispostas em roseta, são dois tipos de folhas: as comuns, com função de fotossíntese somente e as outras, modificadas, que funcionam como armadilhas (ascídios). As folhas comuns são mais lançadas pela planta com menor luminosidade. Com maior luminosidade a quantidade de armadilhas é maior, em detrimento de folhas comuns. Essa planta carnívora utiliza suas armadilhas passivas para alimentar-se principalmente de formigas e outros insetos rasteiros. Esta espécie produz enzimas para digerir as presas. Os restos das presas digeridas se acumulam no fundo dos ascídios, como com outras plantas providas deste mesmo tipo de armadilha. O nome Cephalotus é derivado de sua flor, algo como "cabeça de lótus", referindo-se aos estames da flor e follicularis refere-se a "folículo" que é um tipo de bolsa ou saco, esse nome curioso foi dado pelo francês Bruni d’Entrecasteaux, que a descobriu em 1792.

Imagem
Planta em cultivo (Rohrbacher, 2017)

O clima no habitat é similar ao Mediterrâneo (escala Köppen Csb), com verões secos e quentes e invernos frios e úmidos. As plantas crescem em solo turfoso permanentemente úmido entre gramíneas, nas proximidades de pântanos. Geralmente é encontrada acompanhada da belíssima Drosera hamiltonii. As sementes têm vida curta e as hastes são muito altas (até 60 cm), comparadas ao tamanho da planta. A floração ocorre geralmente no verão. Suas armadilhas usualmente medem entre 2,5 e 3,2 cm, contudo há cultivares que podem desenvolver armadilhas com até 7 cm. Quando expostas a luz solar as armadilhas ficam menores e podem adquirir uma coloração vermelha intensa.

Imagem
Planta em cultivo (Rohrbacher 2012).

Cultivo:

Substrato: Há uma grande variedade de composições de substrato, onde há itens como turfa, carvão, cascas, areia, perlita, sphagnum e etc. Com vasos que ficam em bandejas com água a 1/3 da altura do substrato tenho utilizado Sphagnum, Perlita e Areia de Quartzo em proporções de 40%, 40% e 20% respectivamente (2:2:1). Com o uso de Sphagnum sp. vivo sobre a superfície do substrato geralmente são obtidas armadilhas maiores. O musgo vivo ajuda no cultivo para quem mantém as plantas em locais com baixa umidade.

Vasos: Independente do material de que o vaso é feito (plástico ou cerâmica), é importante que o vaso permita boa drenagem pois as raízes podem apodrecer se permanentemente imersas em água estagnada. O ideal é que a luz atinja as folhas mas não as laterais do vaso, mantendo o substrato fresco.

Regas: Podem ser regados por cima, mas prefiro manter em bandejas, completando a água do recipiente quando necessário.

Luz: Pode ser mantido sob sol direto ou meia-sombra. Isso dependerá do lugar onde está a planta, quanto mais ao norte do país maiores os cuidados com o excesso de calor que o sol pode proporcionar. Também aceita bem o uso de luzes artificiais (fluorescentes ou LED) em terrários.

Clima: verões moderados e invernos frescos. A planta pode morrer em longos períodos de calor intenso ou frio extremo. Em meu cultivo têm crescido entre mínimas de - 4°C e máximas de + 35°C, preferindo os outonos e primaveras com temperatura variando entre 20°C a 25°C durante o dia e 14°C a 8°C durante a noite. Quando está muito quente os ascídios (armadilhas) se fecham.

Imagem
Distribuição de chuvas e temperatura no habitat (1).

Fertilização: Obtida principalmente pelas armadilhas, produto de milhares de anos de seleção natural, além de minerais obtidos do substrato. A nutrição pode ser suplementada com fertilizantes comerciais, mas em doses ínfimas. Já usei Osmocote sem prejuízos às plantas, mas sem constatar grandes benefícios.

Imagem
Flores de Cephalotus follicularis (Rohrbacher, 2013).

Propagação por sementes: As flores devem ser polinizadas com um pincel de cerdas bem finas, as flores aceitam autopolinização. As sementes podem ser retiradas quando os frutos secarem, elas se desprendem facilmente, são pilosas e muito leves, podendo ser perdidas facilmente com uma rajada de vento. A viabilidade das sementes não é muito longa, podem ser guardadas em envelope plástico na gaveta de verduras do refrigerador por até três meses, mas vão perdendo a viabilidade. O plantio imediato pode ser feito em sphagnum úmido sob o sol. Podem germinar entre duas e seis semanas, com crescimento lento. Cuidado para não arrancar as plântulas pois as primeiras folhas não parecem com as armadilhas. Também podem ser cultivadas in vitro, para tanto é necessário conhecer esse método de cultivo.

Propagação por estaquia: a forma mais rápida de se obter mudas é destacando cuidadosamente as folhas maduras, com pecíolo intacto e inserindo esse pecíolo sob sphagnum úmido, transferindo para vaso definitivo quanto tiver ao menos quatro armadilhas. Também podem ser retirados fragmentos do rizoma ou brotos que também logram êxito após alguns meses. A reprodução por folhas, segmentos de rizomas ou brotos leva a cópias idênticas da planta-mãe. Esse é o único método aceito para manter os nomes dos cultivares como "Eden Black", "Hummer’s Giant", dentre outros dificilmente encontrados para compra.

Conhecimento acessado:

1 - http://www.aqph26.dsl.pipex.com/cephalotusfollii.html
2 - https://www.flytrapcare.com/cephalotus-follicularis
3 - http://www.ladin.usp.br/carnivoras/Port ... lotus.html
4 - http://www.carnivorousplants.org/grow/guides/Cephalotus

_________________
Droseraholic!!!


05.02.2018(Seg)14:03
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 1 mensagem ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB