Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)9:53



Responder  [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Drosera graomogolensis 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem Drosera graomogolensis
Drosera graomogolensis T.silva.


D. graomogolensis é originaria da parte norte da Cordilheira do Espinhaço no estado de Minas
Gerais. Foi encontrada até agora nos municípios de Grao Mogol, Botumirim e Itacambira.

Provavelente deve ocorrer também no Município de Cristália. Um Registro fotográfico mostra
que é provavel que também ocorra no município de Serranópolis de Minas (http://www.serranopolis.blogger.com.br/Flora.jpg )

É uma Drosera de Grande porte (até aprox. 12cm de diametro) com folhas densamente cobertas de pelos brancos na face inferior (para proteção dos brotos novos de folhas contra o sol?), pode
apresentar multiplas Inflorescencias simultâneas, que são longas, eretas, ou levemente
ascendentes (30 cm + ) glabras ou cobertas esparsamente por pequenos pelos glandulares (como em D. montana). suas flores são grandes para espécies Brasileiras (entre 1 e 2 cm de diametro)
com longos estames que evitam a auto fecundação, o que não é comum entre as Droseras Brasileiras.
Produz profilicamente folhas novas durante o ano todo. Indivíduos mais velhos apresentam um
caule alongado coberto com as folhas antigas secas. não raro apresenta brotações laterais
nesses caules onde se originam novas rosetas que formam novos caules, dando a planta uma
aparÊncia bastante característica. Por vezes U. tricolor é encontrada crescendo como epífita
nos caules de D. graomogolensis (observação pessoal em uma população de Grão Mogol)
Apesar de seu grande tamanho e beleza, é uma espécie cuja descoberta é extremamente recente, datando da metade da década de 90.


Taxonomia:

Angiospermas
Eudicotiledôneas
Ordem: Caryophyllales
Familia: Droseraceae
Gênero: Drosera L.
Espécie: Drosera graomogolensis T.silva

E segundo a classificação infragenérica de Seine & Barthlott:

Subgênero: Drosera
Seção: Drosera


Faz parte de um complexo de espécies cujo representante tipico é D. villosa. A ela se relacionam com mais proximidade D. "sp. inhaí" D. villosa D. ascendens D. sp "bahia" D. sp "hairyascendens". D. schwackeii. De forma mais distante: D. grantsauii, D. tomentosa, D. tentaculata e D. sp. "Shibata".


Habitat:

Campos rupestres quartziticos entre 600 a 800 mts, em uma zona de transição entre Cerrado e Caatinga.
Bastante adaptavel, é encontrada em varios tipos de nichos diferentes:

- Nascentes brejosas sobre quartzito, onde cresce como planta semi aquática em solo turfoso
com gramineas altas crescendo em volta.
- Solos arenosos, constantemente umidos.
- Solos arenosos que alternam periodos secos e mais umidos.
- Rupicola proxima a cursos dágua perenes, crescendo em frestas de pedras com variados graus
de umidade em lugar aberto.

Divide o habitat com varias outras plantas carnívoras tais como: Genlisea aurea, G. "sp giant", U.purpureocaerulea, U. tricolor, U. nana, G. repens, Drosera tomentosa var. tomentosa, D. xfontinalis, D. grantsauii, D. spiralis.

Clima:

Habita clima tropical alternadamente Umido e Seco. A região onde é encontrada possui uma
estação umida entre outubro - março. As medias de temperatura se situam entre 31 e 14 Graus.
Nestas Regiões existe bastante diferença entre a temperatura do dia (que pode chegar mais de 35
graus) e a noite (que sempre fica abaixo dos 20) o que propicia a formação de neblina e orvalho em qualquer epoca do ano.

Cultivo: Facil (não precisa de muitos cuidados específicos, indo bem em uma variada gama de condições, e tolera um certo descaso eventual do cultivador)

Substrato:

(minha receita)

80% Areia de Quartzo (areia de filtro de piscina). 10% Pedriscos de arenito (pedra natural de
paisagismo) 5% turfa 5% sphagnum (seco ou vivo)
A areia de Quartzo é um material de ph neutro, que possibilita bastante aeração para as raizes
por sua granulação permitir a movimentação da agua e ar entre o substrato a medida que esta
evapora.
Os pedriscos de arenito e a turfa possuem varios elementos minerais (entre eles o ferro) e
possibilitam a criação de uma fauna microbiana benéfica para as raizes da planta. O sphagnum
vivo ou seco ajuda na evaporação, diminuição da temperatura do substrato e na fixação da planta
e de seedlings.

Envasamento:

Vaso de plastico sem furos de drenagem de preferencia com largura maior do que a altura.
Fazer um furo de Drenagem a 2/3 do fundo do vaso. Preencher com a areia. Proximo dasuperficie da Areia, entremar os pedriscos de arenito. Jogar por cima da areia a turfa e o sphagnum.
É recomendavel molhar diariamente o substrato por algumas semanas ANTES de plantar qualquer
coisa, para que aja uma acomodação e estabilização do sistema como um todo.


Regas:

Diárias. Molhar gentilmente deixando o substrato "encharcar" e derramar pelo furo de Drenagem. Use uma quantidade de agua que consiga substituir a maior parte da agua que estava dentro do vaso anteriormente. Isso propicia uma renovação de oxigenio para as raizes e a retirada de sais acumulados no substrato.
Evitar molhar as folhas das plantas, pois observei que se ressentem e ficam com as folhas feias se a mucilagem for constantemente lavada por agua jogada por cima. Provavelmente se deve ao fato de serem plantas originarias de regiões muito secas onde as chuvas são esparsas e pouco frequentes. Por outro lado as plantas gostam de borrifos noturnos com algum tipo de aspersor.


Luz:

Luz solar direta a maior quantidade de horas possivel. Com isso a planta adquire uma coloração
vermelho vinho/sangue muito intensa e se torna mais robusta e resistente. Essa espécie se adapta também a condições de meia sombra, mas se torna mais susceptivel a doenças e mudanças de condições ambientais.


Temperatura:

Como é uma planta de baixa altitude, pode suportar temperaturas bem acima dos 30 Graus. O ideal é entre 25 - 30 durante o dia. Mas para um crescimento satisfatório a longo prazo é sempre necessário uma diferença de temperatura entre o dia e a noite de pelomenos 10 Graus, com as temperaturas noturnas abaixo dos 20 graus. Molhar o ambiente ao redor da planta e borrifa-la durante a noite ajuda na diminuição da temperatura.


Umidade ambiente:

É uma planta bastante resistente a baixa umidade do Ar (menos de 20%) mesmo por períodos
prolongados durante o Dia. Durante a noite por outro lado é necessário que essa umidade fique
em torno de 80-90%. Isso pode ser conseguido molhando todo ambiente e borrifando as plantas
durante este periodo.
É observado que plantas que crescem em ambiente com uma maior e umidade o ar constante atingem dimensões maiores do que as que são expostas a ambientes onde a umidade do ar é baixa.


ciclo de vida.

É uma planta perene que pode viver muitos anos. Cresce continuamente durante o ano e floresce entre junho-setembro.
Por vezes individuos perfeitamente saudaveis atravessam "Fases de enfeiamento", onde começam a produzir folhas pequenas, esverdeadas e com aspecto queimado e desidratado. Isso é observado também em plantas na natureza ao lado de plantas perfeitamente saudaveis. A planta geralmente se recupera e volta a crescer com vigor. Mas por vezes a planta morre e depois de um tempo começam a aparecer varias brotações laterais que se transformam em outros pontos de
crescimento.

Transplante:

Deve ser feito de preferencia fora do período de floração e durante a estação umida.

Propagação:

Por Cortes de folhas e Raízes.

A polinização para obtenção de sementes é um tanto problemática nessa espécie. Ela é resistente a auto-fecundação e não se auto-poliniza naturalmente.

Para obtenção de sementes é necessário ter duas plantas diferentes floridas simultâneamente para que se realize polinização cruzada.


Imagem

Imagem

D. graomogolensis em Botumirim

Imagem

Imagem

D. graomogolensis em Grão Mogol.


Imagem

Imagem

Os caules tipicos das plantas mais velhas.

Imagem

Uma idéia do tamanho que chegam.

Imagem

Em cultivo

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Note-se suas inflorescencias bastante ascendentes em cultivo.

Imagem

Suas flores são talvez as maiores dentre todas as Droseras Brasileiras.


20.08.2011(Sáb)0:23
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Drosera graomogolensis
Ótima ficha de cultivo! Coisa boa.
Ae Sr. Adilson sempre nos surpreendendo com suas imagens de cultivo, estão fascinantes.. :shock:
Adicionada a wish. :mrgreen:
Abrç.


20.08.2011(Sáb)9:51
Perfil YIM

Registrado em: 15.07.2007(Dom)18:07
Mensagens: 688
Localização: Sinop - MT
Mensagem Re: Drosera graomogolensis
Meu... Que ficha maravilhosa... =D...

É uma das minha preferida, e com as info que pasou me deixou até contente, achei que ela era tipo uma ascendens, bem exigem em relação a umidade e temperatura, mas pelo que vejo muito pelo contrario. =D... hehehheh...

Agora só falta conseguir algumas sementes, que creio que seja o mais difícil... hehheh..

Obrigado Adilson por compartilhar mais esse belo material...

Falows...

_________________
Imagem

J4ck_666: Jack Edson | Growlists & Wishlists


20.08.2011(Sáb)10:06
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.09.2010(Qui)11:17
Mensagens: 148
Localização: Rio de janeiro-RJ
Mensagem Re: Drosera graomogolensis
Eu estava tomando café tranquilamente quando de repente eu leio "Cultivo: Fácil "...eu quase que cuspo o café no monitor...Quero um fácil desses pra mim 8-) É como o jack disse...

"É uma das minha preferidas, e com as info que pasou me deixou até contente, achei que ela era tipo uma ascendens, bem exigem em relação a umidade e temperatura, mas pelo que vejo muito pelo contrario. =D... hehehheh...

Agora só falta conseguir algumas sementes, que creio que seja o mais difícil... hehheh..[2]

Uma curiosidade minha;Você disse que a graomongolensis tem possivelmente as maiores flores das droseras brasileiras...então quanto mede a flor ?
Abraços :D


20.08.2011(Sáb)10:21
Perfil

Registrado em: 15.07.2007(Dom)18:07
Mensagens: 688
Localização: Sinop - MT
Mensagem Re: Drosera graomogolensis
Guiga..
Ele colocou lá: "entre 1 e 2 cm de diametro"

falows...

_________________
Imagem

J4ck_666: Jack Edson | Growlists & Wishlists


20.08.2011(Sáb)10:27
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.09.2010(Qui)11:17
Mensagens: 148
Localização: Rio de janeiro-RJ
Mensagem Re: Drosera graomogolensis
Pior de tudo é que eu já tinha lido,mas me esqueci...me distrai com as fotos :oops:
Abraços :D


20.08.2011(Sáb)10:37
Perfil

Registrado em: 15.07.2007(Dom)18:07
Mensagens: 688
Localização: Sinop - MT
Mensagem Re: Drosera graomogolensis
kkkk..
Ainda estou me recuperando do tombo que levei da cadeira aqui tambem.. heheheh

falows...

_________________
Imagem

J4ck_666: Jack Edson | Growlists & Wishlists


20.08.2011(Sáb)10:39
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 30.06.2011(Qui)18:36
Mensagens: 256
Localização: BH - Sete Lagoas / MG
Mensagem Re: Drosera graomogolensis
Muito boa a ficha!!
Parabens pela iniciativa!!
Bom saber que está é de mais fácil cultivo....agora só falta ir vê-la aqui por Minas!
Obrigada!

_________________
Roberta
Apaixonada por Utricularias e iniciando o cultivo de Genliseas... obrigada Carlos R.!!!


Minha Grow e Wishlist
Minha Galeria
Imagem


20.08.2011(Sáb)10:51
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem Re: Drosera graomogolensis
Povo, obrigado pelos comentários sobre a ficha, espero que ela possa ser útil.

Essa espécie é Bastante facil e resistente ao que tenho observado. Infinitamente mais facil do que D. ascendens e D. villosa :lol: que exigem temperaturas amenas e umidade muito alta quase constantemente. (isso para minhas condições de cultivo em Brasília).

Aqui em Brasilia elas vão muito bem. O Carlos tem delas la em SC em um clima totalmente diferente e estão indo bem. O Jonathan tem delas na beira da praia e até onde pude ver estão também se adaptando bem. O Paulo tem delas em são paulo também.
Na europa é uma planta considerada de cultivo facil e bastante adaptavel ao cultivo em terrários.

O Unico problema dela realmente é a reprodução. Conseguir sementes é complicado. Eu e outras pessoas estamos tentando conseguir reprodução por leaf cuttings como alternativa.

Qualquer duvida podem perguntar.


20.08.2011(Sáb)12:55
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 30.09.2010(Qui)11:17
Mensagens: 148
Localização: Rio de janeiro-RJ
Mensagem Re: Drosera graomogolensis
As plantas que estão no seu bog foram reproduzidas a partir de sementes ou leaf cutting ?
Abraços :D


20.08.2011(Sáb)13:33
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 22 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB