N. gracillima (Identificação correta)
Olá pessoal, antedei pesquisando à algum tempo que o habitat das
Nepenthes gracillima e Alba foi visitado novamente após muitos anos e as plantas foram distinguidas uma da outra finalmente.
Confiram o relatoAo chegar a conclusão de que a
Gracillima vendida pelo
Ono não era a verdadeira, deduzi que poderia ser a
N. alba, pela sua coloração, como não haviam muitas fotos dela adulta dava a impressão de ser algo do tipo ou um hibrido natural daquela região pois se parecia muito com
Sanguinea.
Estes dias, ao dar uma olhada nas fotos de nepenthes do
Marcos encontrei esta foto com a descrissão de
Gracillima:

Na hora publiquei num grupo internacional de "Nepenthes Highland" e perguntei se seria realmente
Sanguinea ou se poderia ser algum
hibrido natural. As respostas foram breve e rápidas, como tem bastante pessoas entendidas por lá, ninguém mais se manifestou nem discordou das respostas, dei como finalizada a identificação desta Nepenthes, que é na verdade
N. sanguina, uma variedade inteira vermelha (
N. sanguina 'red'). Perguntei também à um amigo da
Indonesia e respondeu também,
Sanguinea.

E esta é a mesma utilizada no
famoso hibrido do Ono,
N. gracillima x rafflesiana var. nivea, que seguindo a identificação correta ficará
N. sanguinea 'red' x rafflesiana var. nivea.
Pessoalmente, espero deixar aqui o ponto final à minha pesquisa quanto a identificação desta nepenthes, foi atraz com as poucas informações e fotos que eu tinha desta Nepenthes, pois não tenho ela em cultivo.
Espero não prejudicar nem ofender a ninguém com esta pesquisa, e quem adquirir N. gracillima daqui pra frente, tenha em mente que pode ser uma
N. alba ou daqui do Brasil, a
N. sanguinea 'red' do
Marcos Ono.
Informações adicionaisE para finalizar, deixo algumas fotos para comparações: