Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)10:57

Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo
 Indentificar Droseras 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem Indentificar Droseras
Olá pessoas!
Preciso da ajuda dos sábios para confirmarem algumas identificações (sem chutes ou msg de"lindas plantas""parabéns", por favor) :

1- A esperança é que seja Drosera sessilifolia , mas não descarto a praga da D. burmannii
Imagem
Imagem

2- D. nidiformis?
Imagem

3- D. tokaiensis, natalensis ou nenhuma das duas?
Imagem

Desde já agradeço!

Abraços

Minha Grow List

13.01.2009(Ter)23:23
Moderador

Mensagem 
Citação:
1- A esperança é que seja Drosera sessilifolia , mas não descarto a praga da D. burmannii

Mto difícil dizer, sao tao aprecidas... Ta mto pequena ainda, espere ficar maior. Flor branca = provavelmente burmanii. Flor rosada = provavelmente sessilifolia

Citação:
2- D. nidiformis?

Possivel, mas espere crescer mais um pouco...

Citação:
3- D. tokaiensis, natalensis ou nenhuma das duas?

Ta precisando de mais sol, além de crescer um pouqinho pra ter certeza.

não ajudei p*rra nenhuma, hahaha! :)

Abs, Fernando Rivadavia

14.01.2009(Qua)3:35
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin

Mensagem 
Citação:
provavelmente burmanii. Flor rosada = provavelmente sessilifolia

Mas as burmannii red dão flores rosadas igual a da sessilifolia.
Ate a sessilifolia formar mais de 3 folhas "presas" ela parece uma burmannii depois, a forma da folha "presa" começa a ficar mais aredondada e mais vermelha, mesmo recebendo menos luz solar.

Aqui ela recebe uma quandidade de sol pouco, a foto meio ruim, mas fui la tirar meio correndo pra mostrar, observa que ela ainda se parece um pouco com burmannii, porem a coloração está diferente e o formando tbm.

Imagem

Bom mas pra ter certeza vai ter que esperar um pouco mais.
espero ter ajudado.

14.01.2009(Qua)7:52
Moderador

Mensagem 
Oi PH,

1. Eu sempre ouvi essa história da distinção das duas spp. por meio da coloração das pétalas. Sempre achei furada, pq se a cor das flores varia tanto nas spp. brasileiras em função das condições ambientais, pq com essas duas seria diferente?
Conversando ontem com o Marcos, ele me disse que as burmanii dele produzem flores com todas as tonalidades, do branco ao rosa.
Outras características distintivas seriam, então, o formato da folha, mais arredondado em sessilifolia e mais triangular em burmanii, além da cor, tendendo ao laranja na primeira e ao vermelho na segunda (mas isso tbm não ajuda muito, sabendo que essas duas hibridizaram em coleções e que devem ter espalhado essas sementes por aí). Proponho a sinonimização! :lol:

2. D. intermedia

3. não é D. natalensis, mas não afirmo que seja D. x tokaiensis, dada a semelhança desse hibrido com várias formas de D. spatulata.

Abs,

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...

14.01.2009(Qua)11:52
Destaque

Mensagem 
Ajudaram muito!
Agora tá confirmado que é D.sessilifolia, pois se comparando as D.burmannii que estão nas mesmas condições, ela está bem mais vermelha e alem disso suas flores são rosadas!!

Mais tres fotos da possivel D. nidiformis (fotos de hoje), obs: são dois vasos, podem ser a mesma planta ou não..

Detalhe, nessas duas primeiras fotos a planta está com duas hastes florais, uma com flor branca e a outra rosadas, vá entender
Imagem
Imagem
Imagem

Descarto a ideia de serem D.intermedia, pois essas nunca sobreviveram até florir, pelo menos para terem fiotas desse tamanho!

Quanto as tokaiensis ou natalensis, tenho dois vasos com essas plantas (hibridas da spatulata?), eu tenho certeza que tem tokaiensis em um deles, já o outro, não posso confirmar se é natalensis ou outro tokaeiensis, quais os fatores que devo observar para conseguir diferenciar essas plantas?

Valeu pela ajuda

Abraços

Minha Grow List

14.01.2009(Qua)11:59
Destaque

Mensagem 
Paulo Minatel escreveu:
Oi PH,

1. Eu sempre ouvi essa história da distinção das duas spp. por meio da coloração das pétalas. Sempre achei furada, pq se a cor das flores varia tanto nas spp. brasileiras em função das condições ambientais, pq com essas duas seria diferente?
Conversando ontem com o Marcos, ele me disse que as burmanii dele produzem flores com todas as tonalidades, do branco ao rosa.
Outras características distintivas seriam, então, o formato da folha, mais arredondado em sessilifolia e mais triangular em burmanii, além da cor, tendendo ao laranja na primeira e ao vermelho na segunda (mas isso tbm não ajuda muito, sabendo que essas duas hibridizaram em coleções e que devem ter espalhado essas sementes por aí). Proponho a sinonimização! :lol:

2. D. intermedia

3. não é D. natalensis, mas não afirmo que seja D. x tokaiensis, dada a semelhança desse hibrido com várias formas de D. spatulata.

Abs,

E eis que surge alguem pra jogar agua no meu chopp 1chopp

De volta a estaca zero.. shuahsuha

Minha Grow List

14.01.2009(Qua)12:04
Moderador

Mensagem 
Concordo com o Paulo na 2 e 3, infelizmente nada posso dizer sobre a #1.

14.01.2009(Qua)13:19
Site Admin

Mensagem 
PHD Pereira escreveu:
Imagem
Imagem
Imagem

Cara de porco, foçinho de porco, rabo de porco ...

... é Drosera intermedia Paulo, pode comparar com as imagens da internet, ainda mais com esses frutos gigantes, pegue as sementes e compare também. :wink:

Parabéns por ter conseguido fazê-las crescer e frutificar, dependendo a origem mesmo as plantas ditas 'mais fáceis' podem ser um tormento.

As demais, bem a primeira sei lá ... ... até hoje não consegui distingüir essas pestes :lol:

A segunda, alguma coisa muito parecida com D. spatulata (D. x tokaiensis, pode ser :roll: ) e, pela incrível diversidade de tons e formatos, é um 'mato sem cachorro' completo.

Um abraço.

14.01.2009(Qua)15:05
Destaque

Mensagem 
Tu não confia em mim mesmo heim!?
huahsuashaushau

As minhas natalensis estão +/- assim(foto antiga) um pouco maior, com umas 5 "folhas".. (muito pequenas) nunca cresceram..

Imagem

E as D. x tokaiensis que te passei são D. x tokaiensis com certeza, a não ser que me enviaram sementes de outra coisa..
Não vai misturar elas aí não.. pq as minhas não andam muito bem, espero que vc consiga sementes dela, pra mim não ter uma ssp a menos na lista!

Essa D. intermedia deu flores rosa? Elas já foram minha? :roll:

14.01.2009(Qua)17:08
Site Admin

Mensagem 
Algumas imagens (minhas, de domingo) para ajudar:

Drosera tokaiensis

Imagem

Imagem

Um abraço. :wink:

14.01.2009(Qua)22:28
Responder   [ 26 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3  Próximo