Identificada: Drosera ascendens
Autor |
Mensagem |
Gasper
Registrado em: 11.02.2007(Dom)12:07 Mensagens: 103 Localização: Blumenau, SC
|
Fica no paraná, na Serra Geral. é pertinho do Pico Paraná ( 25°21'36.57"S 48°54'33.90"O)
a D. brevifolia, tem na praia da Joaquina em Floripa..
de qualquer forma e spp. será coletada para poder ser incorporada ao Herbário da Universidade Regional de Blumenau, se estiver fértil..
esperar para ver..o campo está marcado para semana que vem, dia 01 e 02 de novembro..
vlw
|
26.10.2008(Dom)14:27 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Hello Gasper, Valeu! Fica ao lado da estrada da Graciosa, não? Eu ja percorri esta estrada procurando PCs, mas não achei D.ascendens. Nunca tive tempo p/ explorar estas montanhas ao lado desta estrada, mas sempre babava em dias claros quando o aviao passava por cima delas antes de pousar em Curitiba!  Que bom ver alguem falar em herbário!! Vc é biólogo?? SIM, please colete herbários das PCs, mesmo se não estiverem férteis. E por favor me mande depois o número da coleta, coletores, etc. pois estou preparando um artigo sobre o complexo villosa e preciso citar todas as coletas conhecidas de D.ascendens. Ah, e não esqueça de tirar fotos (e nos mostrar aqui)!! ;) Abs e boa sorte, Fernando Rivadavia
|
26.10.2008(Dom)14:38 |
|
 |
Gasper
|
Fernando, sim biólogo, botânico, e responsável pelo herbário da FURB ( www.furb.br/botanica) e biólogo do inventário florístico florestal de SC.. já vi Drosera em outra saída a campo, para os lados do deserto botucatú, no oeste do estado...assim q achar vou a caça... e o morro capivarí é fantástico..tem uma floresta nebular lá em cima únida!!
|
26.10.2008(Dom)14:45 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Cool!!  Bom ver outro botânico por aqui, welcome! Vc trabalha com alguma família específica? Tem mtas coletas de PCs no herbário da FURB? E que lugar é esse, o tal deserto Botucatu?? Abs, Fernando Rivadavia
|
26.10.2008(Dom)16:05 |
|
 |
Gasper
|
tenho me especializado em Pteridófitas (o mestrado fico para o proximo ano), mas tenho trabalhado com todos os grupos nativos no projeto do inventário floristico de SC. e quanto ao deserto botucatu e sua abrangencia ( http://br.geocities.com/historiadebotucatu/rev-001.htm) e sobre o arenito vi uma Drosera, mas na época não tava colecionando elas ainda..
|
26.10.2008(Dom)16:08 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Thanks pelo link, mto educativo! Já vi mtas PCs na região de Botucatu (SP), mas ainda tem mto p/ se explorar por lá...
Abs, Fernando Rivadavia
|
26.10.2008(Dom)16:54 |
|
 |
Gasper
|
lamento informar, mas devido ao tempo altamente nublado não encotramos nenhum indivíduo da espécie.. agora só semestre que vem..
vlw
|
06.11.2008(Qui)10:33 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
|
Que pena!!!
Bom, espero q tenha outras oportunidades e please nos mantenha informados e mostre fotos quando vc encontrar alguma PC no futuro! ;)
Abs, Fernando Rivadavia
|
07.11.2008(Sex)15:17 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
E aí Gasper, eu gostaria de conhecer a região do Marumbí e do Pico Paraná, se voltar lá me vise ... ... outros locais perto de Blumenau podem ser interessantes. Há um parque (Spitzkopf?) por aí bem alto, já procurou por lá? E a região de Garuva, conheces? Pretendo voltar lá nas férias, se quiser me avise.
Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
07.11.2008(Sex)16:21 |
|
 |
Gasper
|
Carlos, conheço boa parte dos 57 mil hectares do parque Nacional da Serra do Itajaí, o qual o morro spitzkopf está incluído. a área como um todo exibe solo muito rico e em muitos locais muito drenado, deixando os ambientes pouco propícios para as carnívoras.
vou olhar a Flora Ilustrada Catarinense, a familia Droseraceae e ver onde Klein e Reitz coletaram as mesmas.
Já vi carnívoras na praia da joaquina, nas dunas em baixadas úmidas. no oeste do estado em áreas de arenito, locais bem úmicos
do mais estou viajando o estado todo para fazer o inventário floristico florestal e estou de olho, se encontrar algo aviso...
abraços
|
08.11.2008(Sáb)10:29 |
|
 |
|