Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)21:18



Responder  [ 26 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 Indentificar Droseras 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Nossa Carlos, belíssimas plantas! 8-)

PH, pra você comparar, aqui uma foto antigaça das minhas D. natalensis:
Imagem


E como disse o Carlos, essas três últimas fotos só confirmam que são intermedia! :wink:


Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


14.01.2009(Qua)23:11
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Citação:
Mas as burmannii red dão flores rosadas igual a da sessilifolia.


Por isso que eu escrevi "provavelmente"... ;)

A grande maioria das burmannii possuem flroes brancas, enqto todas as sessilifolia (conhecidas) possuem flores rosadas. O formato da folha, como o Paulo falou, é outra caracteristica que ajuda -- mas tbm não define pois burmannii sao extremamente variáveis nisso tbm.

Outra que ajuda (novamente sem certeza 100%) é que as inflorescencias de sessilifolia geralmente sao retinhas, enqto as de burmannii geralmente tem uma curva na base.

Abs, Fernando Rivadavia


P.S. Eu tbm acho que a situacao taxonomica destas duas plantas em cultivo virou uma zona e não me arrisco mais a dizer se uma planta é pura sessilifolia ou pura burmannii. Culpa minha por ter introduzido sessilifolia em cultivo 15 anos atras e do Ivan Snyder por ter feito os híbridos, hahaha! :)


15.01.2009(Qui)0:00
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Citação:
E como disse o Carlos, essas três últimas fotos só confirmam que são intermedia!



Tbm acho q sao intermedia. Mas vc tem certeza q as flores eram rosadas??? Quando abertas?


Abs, Fernando Rivadavia


15.01.2009(Qui)0:03
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
PHD: Olha a imagem da Drosera nidiformis que está no ICPS, é bem diferente :roll: :

http://www.carnivorousplants.org/seedba ... formis.htm

Paulo escreveu:
Nossa Carlos, belíssimas plantas! 8-)


Valeu Paulo, essa é a melhor época do ano para elas aqui, são aquelas do sundewmatt que sobreviveram aos invernos, nesse ano houve a maior quantidade de folhas intactas sobrepostas e esse musgo ajudou muito no visual, elas recebem luz direta poucas horas por dia (quatro ou cinco).

Fernando escreveu:
Culpa minha por ter introduzido sessilifolia em cultivo 15 anos atras e do Ivan Snyder por ter feito os híbridos


Sinal que é necessário coletar novas sementes nos habitats de ambas as espécies para cultivar e então avaliar as diferenças, algum voluntário?
Caso alguém colete eu posso cultivar 8-) e deixo que o Paulo e o Fernando avaliem as diferenças, até mando herbário :lol:
Interessante que as D. sessilifolia são bem diferentes em cultivo e no habitat, conforme os tópicos do Fernando (aquele do MT e o de Lençóis, se não me engano).

Fernando escreveu:
Tbm acho q sao intermedia. Mas vc tem certeza q as flores eram rosadas??? Quando abertas?


Pois, D. intermedia possui flores brancas, certo? Ao menos as minhas D. intermedia (invasoras, 'temperate' e 'Roraima') têm flores brancas, as postagem de imagens de D. intermedia 'in habitat' também ... ... seria algum híbrido ou temos mais um daltônico no grupo? :lol:

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


15.01.2009(Qui)7:33
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28
Mensagens: 1190
Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
Mensagem 
Nú!
Até chamado de daltônico eu já fui! :shock:
muito engraçado Carlos... mas nem ri.. :roll:

Vamos as considerações:
As fotos do Carlos e do PM me ajudaram a comparar e ter certeza que todas são D. x tokaiensis, Rafael, eu sabia que a sua era D. x tokaiensis, eu só queria confirmar se as outras tbm eram.

D. sessilifolia, concordo com o Carlos tá na hora de buscarmos individuos "arianos" dessa bichinha para comparar com os hibridos, o que o Fernando e o Ivan fizeram foi sacanagem, já é dificil separar as duas e vcs ainda as hibridam? E esse monstro que vcs criaram tem nome? rsrsrs

Quanto a D.intermedia...
Se de fato forem intermedias, ae fu%$#u tudo! Nunca consegui fazer as D.intermedia chegarem a esse tamanho, quiçá a darem frutos a ponto de serem invasoras! As maiores intermedias que tenho são as temperate que o Carlos me mandou e as invasoras dos vasinhos do Ono, todas bem menores e produzindo as primeiras hastes florais. E tem uma coisa bem diferente nelas, as da foto são bem avermelhadas e as outras são verdes!
Como elas chegaram aqui? bem, elas nasceram nos vasinhos aonde semeei as D.spatulata "queensland" que o PM me enviou, será que tinha sementes misturadas?
A Cor da flor eu não tenho certeza, pois nunca as vi abertas, mas os botoes são rosas e as outras D.intermedia (tbm florindo) tem botoes bancos.
Detalhes, elas estão sob as mesmas condições de cultivo!
Dentro da estufa, sem pegar sol, mas com muita luz indireta e umidade!


Valeu pela ajuda!

Abraços

_________________
Paulo Henrique Dias
Nem todo vento traz frieza e tempestade...
Canibal vegetariano devora planta carnívora
Minha Grow List


15.01.2009(Qui)12:50
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
PHD Pereira escreveu:
Nú!
Até chamado de daltônico eu já fui! :shock:
muito engraçado Carlos... mas nem ri.. :roll:


Eu sou daltônico, num grau baixo, só descobri no exame do DETRAN (é sério), com o tempo você acostuma com a idéia :lol:

Citação:
D. sessilifolia, concordo com o Carlos tá na hora de buscarmos indivíduos "arianos" dessa bichinha para comparar ...


Mantenho a proposta, me disponho a cultivar as sementes enviadas 8-)

Citação:
Quanto a D.intermedia...
Se de fato forem intermedias, ae fu%$#u tudo!


As D. intermedia 'Roraima' são bem amiores que as demais que tenho, mas as flores são brancas, continua o mistério. Sobre sementes de espécies diferentes em um mesmo pacote ... ... acontece, já tenho D. rotundifolia, D. capensis e D. natalensis que 'surgiram' aqui em meio ao cultivo de outras espécies, sem que eu tivesse plantas adultas para 'contaminar' os vasos.

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


15.01.2009(Qui)13:57
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Olá pessoal,

Citação:
Até chamado de daltônico eu já fui!


PHD, acho q ele tava falando de mim, hahaha! :) Carlos, mta gente só descobre no exame do DETRAN mesmo, pois as escolas no Brasil nunca aplicam este teste -- que de tao simples é rídiculo.

PHD, os botoes as vezes parecem rosados mesmo, mas as flores abertas sao brancas. D.intermedia é uma das espécies de drosera mais amplamete distribuidas, portanto é natural que haja mta variacao.

Citação:
o que o Fernando e o Ivan fizeram foi sacanagem, já é dificil separar as duas e vcs ainda as hibridam?


E como iriamos saber o resultado se não fizessemos o cruzamento? Como saber se era possível sem tentar?? Como mais poderiamos provar o qto sao aparentadas??

Dou o maior apoio p/ quem quiser ir estudar estas especies na natureza, mas não se esqueçam de que as plantas puras existem sim em cultivo. basta pedir sementes de plantas com procedencia conhecida, com informacao precisa de local de coleta.


Abs, Fernando Rivadavia


16.01.2009(Sex)0:55
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem 
Fernando Rivadavia escreveu:
Olá pessoal,

Citação:
Até chamado de daltônico eu já fui!


PHD, acho q ele tava falando de mim, hahaha! :) Carlos, mta gente só descobre no exame do DETRAN mesmo, pois as escolas no Brasil nunca aplicam este teste -- que de tao simples é rídiculo.


É verdade, talvez eu desenhasse mais com lápis de cor ao invés de grafite HB :lol:
Bom, eu e o Fernando Brincamos, mas é que ambos enxergam cores, mas a diversidade de tons é mais restrita,
nada que interfira significativamente na vida diária. Imagino o daltônico em grau máximo, devem ser relações com o mundo bem diferentes.

Voltando às PCs:

Fernando escreveu:
Dou o maior apoio p/ quem quiser ir estudar estas especies na natureza, mas não se esqueçam de que as plantas puras existem sim em cultivo. basta pedir sementes de plantas com procedencia conhecida, com informacao precisa de local de coleta.


Estamos em uma certa 'crise de confiabilidade' no fórum, com essas plantas todas no estilo 'patinho feio' de ser. Acompanhei os tópicos do CPUK com o mesmo problema (tópico da D. sp. 'duida' e da D. felix que não eram exatamente isso).

Um abraço e bom final-de-semana.
Coletar pode ser

_________________
Droseraholic!!!


16.01.2009(Sex)10:02
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28
Mensagens: 1190
Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
Mensagem 
Então, vou marcar esse tópico como Inconclusivo!!!

Carlos explique melhor essa história da D. felix do cpuk!

_________________
Paulo Henrique Dias
Nem todo vento traz frieza e tempestade...
Canibal vegetariano devora planta carnívora
Minha Grow List


23.01.2009(Sex)15:31
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem 
Acho q ele tá falando de um tópico sobre D.sp."Duida" de uns meses atras onde eu e o Andreas F. chegamos à conclusao de que esta se encaixa na descricao de D.yutajensis. Sobre D.felix, teve um tópico recente onde um cara tinha fotos do q supostamente era esta planta, mas eu acho q era D.kaieteurensis pois não bate em nada com a descricao de D.felix.

Abs, Fernando


23.01.2009(Sex)20:54
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 26 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 21 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB