Autor |
Mensagem |
Pedro Batalha
Destaque
Registrado em: 28.07.2007(Sáb)4:32 Mensagens: 534 Localização: Niterói-RJ
|
 Ajuda na Identificação de Nepenthes
Olá a todos! No último fim de semana es tive em Nova Friburgo... Fui em uma floricultura de lá, onde tem uma nepenthes gigante... sempre fico olhando para a plantá com uma vontade de levar para casa... infelizmente da última vez, o vendedor quis 80 reais por ela e eu não pude comprar... Dessa vez fiquei lá um tempão olhando e depois de muita conversa com o vendedor, consegui comprar um galho dela por 5 reais (ele ficou meio que sem entender)... Chegando em Niterói bem mais a noite, coloquei a estaca para enraizar. Apesar de achar a planta muito bonita, não consegui identificar a espécie... Devido ao seu tamanho, grande parte dos jarros eram uppers (consegui ver um lower, vermelho, cheguei a pensar se tratar da minha N. thorelli, uma vez que foi na mesma floricultura que a comprei há 6 anos)... Dentre os jarros uppers, notei que a forma e o tamanho variava, o que me fez pensar que naquele vaso poderiam ter 2 plantas (mas isso só pensei quando estava no caminho para Niterói, senão teria pedido para ele cortar outro galho)... Tive a sorte de que no jarro que eu trouxe, havia um jarro upper formado... não sei se é suficiente para uma identificação precisa, mas se for necessário espero a aparição de algum lower.... O galho:   O jarro:     Se alguma outra fotografia for necessário, é só falar que eu tiro... Abração!
10.02.2009(Ter)11:58 |
|
 |
Pedro Emidio
Destaque
Registrado em: 09.10.2008(Qui)22:29 Mensagens: 244 Localização: Fortaleza-CE
|
 Identificação
Xará, Essa sua muda lembra bastante as fotos de N. mirabilis "hot lips" que vejo circulando pela internet. Com esse galho que vc comprou acho que dá para fazer bem mais que uma estaca. Manda brasa!! Abraço, Pedro Emidio.
_________________ "Seríamos bem melhores se não quiséssemos ser tão bons." Sigmund Freud
|
10.02.2009(Ter)12:15 |
|
 |
Pedro Batalha
Destaque
|
Com certeza... no dia cheguei em casa já era tarde da noite e estava bem cansado, então só coloquei essa estaca gigante no substrato úmido, para que não desidratasse... mas no dia seguinte dividi o galho... dava para fazer umas 9 no máximo (de 2 em 2 nós)... Preferi fazer 6 estacas (de 3 em 3), para ter uma garantia maior...
10.02.2009(Ter)12:33 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Pra mim parece que tem algo de N.khasiana. Quem sabe khasiana X mixta?
Abs, Fernando
|
11.02.2009(Qua)2:25 |
|
 |
Miguel Pandini
Destaque
Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12 Mensagens: 1613 Localização: Colatina/ES - Brasil
|
Olá! Parabéns pela aquisição, Pedro! A "anatomia" desse enorme galho lembra muito a N. alata, mas pelo aspecto do "upper" não seria essa espécie pura. Talvez, quem sabe, um híbrido dela... Fiquei realmente curioso com essa neps, pois esse jarrinho me lembrou um pouco os da minha "pioneira"! Fernando, eu tenho a N. khasiana x X mixta cuja planta é muito mais robusta, com galhos grossos e folhas bem mais largas e onduladas, lembrando mais as folhas da N. maxima. Além disso, o peristômio do "upper" dela é totalmente "verde-quiabo", da cor do jarro, que é imenso (aproximadamente o triplo do tamanho desse fotografado pelo Pedro). Penso que não é essa neps. O ideal, mesmo, é esperar os futuros jarros "lower" que virão das estacas! Vamos ficar aqui na torcida para que essas estacas vinguem! O fato de terem sido feitas na estação quente já ajudou bastante! [ ]'s
_________________ Abraços capixabas!
MIGUEL ANGELO PANDINI
|
11.02.2009(Qua)8:07 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
Cara, sei que esse não é o local mais adequado e espero que o Pedro ceda um pouquinho do espaço do seu tópico para mim  Queria saber de vocês mais experientes se quando a Nepenthes está florindo ela enfraquece um pouco, a minha desde que chegou não ameaçou a lançar nenhum jarro e todos que vieram com ela, vieram secos. Será que isso é devido a flor que ela está soltando ou algum problema com o clima o substrato mesmo? Abraços
11.02.2009(Qua)10:02 |
|
 |
Fernando Rivadavia
Moderador
Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40 Mensagens: 2913 Localização: San Francisco, California, USA
|
Ela não deveria ficar assim fraca só por florescer. deve ter alguma outra coisa acontecendo. Falta de umidade, falta de luz, solo, pragas, etc. Coloque fotos p/ vermos.
Abs, Fernando
|
11.02.2009(Qua)12:24 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
Registrado em: 13.10.2008(Seg)0:16 Mensagens: 881 Localização: Mogi Guaçu - SP / Seropédica - RJ
|
Fernando irei tirar as fotos e postarei assim que puder. Obrigado por ter respondido
Abraços
11.02.2009(Qua)12:29 |
|
 |
Pedro Batalha
Destaque
|
Falando em flores... a planta original estava cheia de inflorescências... Ela estava meio longe para ter certeza, mas acho que é uma planta feminina!!! Num horto ao lado tinha uma outra nep... também gigante e essa era com 100% de certeza feminina (tava mais perto e deu para ver direito)... Lembro de uma discussão aqui sobre como é raro em cultivo no Brasil, nepenthes femininas (não sei se estou generalizando...)
Muito obrigado a todos pela ajuda... espero ter em breve alguns jarros lowers para compartilhar... abração!
11.02.2009(Qua)17:46 |
|
 |
Maurício Ervilha
Destaque
|
É Pedro o Fernando me disse isso das plantas masculinas, disse que provavelmente a minha deve ser também. Me explica uma coisa, pra eu obter sementes de Neps eu tenho cruzar uma masc. com uma fem. ?
11.02.2009(Qua)18:34 |
|
 |
|