Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 02.05.2025(Sex)18:34

Responder  [ 8 mensagens ] 
 Varias Nepenthes para Identificar 
Autor Mensagem

Mensagem Varias Nepenthes para Identificar
Ola, um amigo da Guatemala viu estas nepenthes numa loja e tirou fotos. O que voces acham? Talvez compro alguma mas gostaria de identificar antes. Sei que e dificil identificar sendo que ele so tirou fotos dos jarros e para piorar tirou as fotos com celular mas...

Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Ele tirou 2 de este

Imagem

Imagem

Obrigado :wink:

01.04.2009(Qua)6:59
Destaque

Mensagem Re: Varias Nepenthes para Identificar
Olá!
Das que vc listou, duas eu posso comentar:

Imagem
Essa parece a minha N. kampotiana x maxima, mas não tenho plena certeza.

Imagem
Parece um jarro intermediário de N. maxima.

Grande abraço!

MIGUEL ANGELO PANDINI

01.04.2009(Qua)8:48
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem Re: Varias Nepenthes para Identificar
Luis Colocho (Kol8) escreveu:
Ola, um amigo da Guatemala viu estas nepenthes numa loja e tirou fotos. O que voces acham? Talvez compro alguma mas gostaria de identificar antes. Sei que e dificil identificar sendo que ele so tirou fotos dos jarros e para piorar tirou as fotos com celular mas...

Imagem

Essa parece N. campanulata ou um híbrido de N. clipeata x N. ventricosa; mas tb não tenho certeza.

Minha Growlist

01.04.2009(Qua)13:31

Mensagem 
Parece mesmo campanulata!!
Imagem
Encontrei esa foto em witsuba

Miguel sendo a maxima uma Nepenthes tao polimorfica (falase assim?) poderia ser tambem aquela de embaixo de cor claro mas com o mismo formato no jarro?

01.04.2009(Qua)13:54
Destaque

Mensagem 
Miguel sendo a maxima uma Nepenthes tao polimorfica (falase assim?) poderia ser tambem aquela de embaixo de cor claro mas com o mismo formato no jarro?

Talvez seja também uma N. maxima... Mas, nesse caso, não se trata de polimorfismo: esse jarro mais claro é uma armadilha superior ("upper pitcher"). Em algumas espécies, a diferenciação de forma/cor/tamanho das armadilhas inferiores/intermediárias/superiores é muito grande. É o caso das N. maxima, N. eymae, N. rafflesiana, N. fusca, etc.

O polimorfismo propriamente dito se refere à diferenciação na aparência de plantas classificadas como sendo da mesma espécie, mas que, por viverem em "habitats" diferentes, apresentam características distintas. Não sei até onde a taxonomia poderia classificá-las melhor... É o caso de N. gracilis, N. albomarginata, N. mirabilis, N. globosa, N. thorelli, e as N. maxima e N. rafflesiana, também.

Entre as outras PC's polimórficas, temos a Sarracenia leucophylla, com uma diferente em cada "condado"!
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

01.04.2009(Qua)15:22

Mensagem 
Citação:
O polimorfismo propriamente dito se refere à diferenciação na aparência de plantas classificadas como sendo da mesma espécie, mas que, por viverem em "habitats" diferentes, apresentam características distintas

Entao "variedades" seriam poliformismos desarrollados? Como Drosera capensis var. alba e outras assim? não sei se desarrollados e a melhor palavra para usar mas to querendo perguntar se todos os poliformismos podem ser apresentados como variedades? Ou deve cumplir outro requisito antes de ser apresentado como variedad?

03.04.2009(Sex)12:04
Destaque

Mensagem 
... Entao "variedades" seriam poliformismos desarrollados? Como Drosera capensis var. alba e outras assim? não sei se desarrollados e a melhor palavra para usar mas to querendo perguntar se todos os poliformismos podem ser apresentados como variedades? Ou deve cumplir outro requisito antes de ser apresentado como variedad?

Olá, Luis.
Que eu saiba, a "alba" da D. capensis seria um cultivar e não uma variedade.
Sobre essa questão de requisitos para variedades, deixo a palavra com os taxonomistas especializados...
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

03.04.2009(Sex)14:49

Mensagem 
desculpe ai notase meu pouco conhecimento de plantas carnivoras e especificamente droseras (ainda nunca vi uma em pessoa! :-(...)

03.04.2009(Sex)15:00
Responder   [ 8 mensagens ]