Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)11:43



Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Chegou hoje... quem seria ? 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá Nílber ! vc lembrou bem ! eu tenho a alata e a alata falsa vindas do Marcos Ono. E tenho essa e outras, usualmente chamadas de alatas - só que são diferentes tanto da alata verdadeira como da falsa...
Um grande abraço.

_________________
Eu acredito em SACI


21.07.2009(Ter)6:57
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 18.09.2008(Qui)15:20
Mensagens: 723
Localização: Tietê-SP
Mensagem 
A alata falsa do Marcos é a N. x wrigleyana


21.07.2009(Ter)14:22
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Francisco Eduardo escreveu:
... na verdade, pedi a ajuda para identificar a planta, porque os jarros da alata pura que tenho, e que veio do cultivo do Marcos Ono (portanto de origem mais do que segura, inquestionável), são muito diferentes dos dessa planta... em assim sendo, ou não é alata ou é alata misturada com alguma outra nepenthes... e fico curioso para saber, no caso do hibridismo, com qual nepenthes seria...

Nílber escreveu:
... E ainda tem uma terceira alata em cultivo aqui, trazida pelo Marcos, que é o que ele está chamando (e eu tb) de alata "falsa". Ainda não sei muito sobre ela...

Olá, pessoal!
Talvez eu consiga tirar essa dúvida de vocês...
Essa neps mostrada nas fotos nada mais é do que a N. alata, que é a única disponível no Brasil... Só existe essa por aqui... É essa a conclusão a que cheguei, após anos de observação...
A eventuais diferenças no visual dos jarros, para mim, só tem um motivo: "lower" (raros casos) e "upper" (na maioria dos casos). Isso porque nem todas as neps tem suas fases "roseta" e "parreira" com duração na mesma proporção.
Explicando melhor: a maior parte da vida das nepenthes ocorre na fase de parreira, produzindo jarros "upper". A duração da fase inicial - "roseta", onde são produzidos os jarros do tipo "lower", mais vistosos e mais coloridos - varia muito de espécie para espécie. Por exemplo, a fase de roseta da N. albomarginata, N. anamensis do Ono, e da N. X chelsonii, é bem longa. A da N. ampullaria é quase eterna! Ao passo que essa fase inicial é muito curta na N. alata e na N. madagascariensis.
E mais: já observei que também varia, e muito, de planta para planta dentro de uma mesma espécie... E isso acontece demais aqui com as mudas de N. alata que produzo.
Essa que o Francisco postou fotos é uma N. alata em fase de roseta (“lower pitchers”) igualzinha a uma que tenho aqui e que inexplicavelmente se mantém nessa fase há um ano, enquanto outras ao redor dela já estão produzindo jarros “upper” enormes há meses!
E sobre essa “alata falsa”, o segredo dela já foi muito bem desvendado: trata-se da N. X wrigleyana que o Marcos Ono cultiva lá em São Paulo, permanecendo raquítica e esverdeada, pois o clima é desfavorável... Aqui, nesse calorão, ela fica enorme e explode em cores!!!
Desculpe se não concordam, mas o que coloquei aqui é o resultado de anos de observação... Mas, pode ser que eu esteja errado...
[ ]’s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


21.07.2009(Ter)16:04
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Citação:
Essa que o Francisco postou fotos é uma N. alata em fase de roseta (“lower pitchers”) igualzinha a uma que tenho aqui e que inexplicavelmente se mantém nessa fase há um ano, enquanto outras ao redor dela já estão produzindo jarros “upper” enormes há meses!


Olá Miguel ! obrigado pela sua orientação. Eu imaginava tratar-se de uma alata por duas razões: primeiro, porque estava à venda na Chácara Tropical, de forma que deveria mesmo ser uma nepenthes "comum" e de cultivo mais simples e, depois, pelo formato dos jarros, que me lembra o de outras nepenthes que tenho e que foram aqui identificadas como alatas... mas aí, vem a dúvida... e cruel... a alata pura, que veio do Marcos, tem os jarros diferentes...
Porém, sua explicação acerca do ciclo de crescimento das nepenthes já desfez, inteiramente, a dúvida !

Citação:
E sobre essa “alata falsa”, o segredo dela já foi muito bem desvendado: trata-se da N. X wrigleyana que o Marcos Ono cultiva lá em São Paulo, permanecendo raquítica e esverdeada, pois o clima é desfavorável... Aqui, nesse calorão, ela fica enorme e explode em cores!!!


Quanto a essa informação, por favor me diga: vc tem essa planta já crescida e ela se tornou assim tão diferente da alata comum ? estou perguntando porque tenho uma por aqui e vou passar a analisar o seu crescimento !

Um grande abraço.

_________________
Eu acredito em SACI


22.07.2009(Qua)8:44
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 27.05.2007(Dom)9:09
Mensagens: 711
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Miguel Pandini escreveu:
Essa neps mostrada nas fotos nada mais é do que a N. alata, que é a única disponível no Brasil... Só existe essa por aqui... É essa a conclusão a que cheguei, após anos de observação...


Então seria legal importar uma "legítima" N. alata para comparar com essas que estão espalhadas pelo Brasil. /pensar


22.07.2009(Qua)13:03
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Francisco Eduardo escreveu:
... mas aí, vem a dúvida... e cruel... a alata pura, que veio do Marcos, tem os jarros diferentes...
Francisco, se puder, coloque fotos dela, que você me deixou curioso!!! :wink:

Francisco Eduardo escreveu:
Citação:
... trata-se da N. X wrigleyana que o Marcos Ono cultiva lá em São Paulo, permanecendo raquítica e esverdeada, pois o clima é desfavorável... Aqui, nesse calorão, ela fica enorme e explode em cores!!!
Quanto a essa informação, por favor me diga: vc tem essa planta já crescida e ela se tornou assim tão diferente da alata comum ? ...
Sim, Francisco. MUITO diferente!! Nem sei como o Ono foi chamar de "alata falsa", pois aqui ela não se parece nada com ela... Antes tivesse chamado de "chelsonii falsa", pois se parece mais com esta... Compare as imagens abaixo - "lower" de quase 20 cm da minha N. X wrigleyana primeiro, e uma penca de enormes "upper" da minha N. alata "pura" logo abaixo:

Imagem

Imagem



Alex Moura escreveu:
... Então seria legal importar uma "legítima" N. alata para comparar com essas que estão espalhadas pelo Brasil. /pensar
Oi, Alex!
Não vejo necessidade de importar... Basta comparar as imagens das nossas aqui com as que encontramos pela internet afora (no site da Humboldt University, por exemplo, que é bem confiável).
E lembro que a N. alata é uma neps polimórfica... Portanto, não sei dizer se essa que temos por aqui é a padrão... Comparando as imagens, às vezes acho a minha aqui parecida com uma tal N. alata var. boschiana, apresentada em alguns sites... Também não sei se isso realmente existe.

E para completar, eu tenho observado fotos das neps do Ono no Orkut, e percebo que algumas, quando chegam aqui no norte do ES, começam a produzir jarros um pouquinho diferentes: maiores e mais coloridos!! :D :D :D
Acho que isso tem a ver com o clima daqui, que talvez seja mais próximo do original delas, lá na Indonésia, Filipinas e Indochina... Não sei...

[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


22.07.2009(Qua)13:47
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10
Mensagens: 1338
Localização: Sertãozinho-SP
Mensagem 
Como foi observado pelo Miguel, essa N. alata falsa também explode em cores aqui em casa, não tem nada a ver com uma N. alata, na minha opinião!

_________________
Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907


22.07.2009(Qua)14:48
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá Miguel ! vou postar a foto amanhã, sem falta (só estou lendo a sua mensagem à noite). Bom saber que a alata falsa fica assim....
Os jarros de sua alata pura são muito semelhantes aos jarros dessa alata que comprei agora, objeto do tópico !
Grande abraço.

_________________
Eu acredito em SACI


22.07.2009(Qua)19:15
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 30.12.2005(Sex)23:44
Mensagens: 1863
Localização: Brasil
Mensagem 
Fala Miguel,

Mas as diferença entre os jarros lowers e uppers dessa alata são bem sutis. Seguem o básico, mas nada que causa confusão. Basicamente as mesmas regras:
(Renascenco um tópico)

http://www.forum.clickgratis.com.br/plantascarnivor/t-1891_s-0.html

A confusão em saber se essa alata é a alata padrão, que eu disse, não se limita as plantas do Brasil. Na verdade, longe disso. O problema se concentra nas trocentas alatas que se vê aí pelo mundo.

A minha alata falsa cresce mal e por isso nunca pude vê-la direito, mas por outro lado a wringleyana cresce feito erva daninha. Por isso fico feliz que vc já tenha concluído que são a mesma coisa.

A questão principal e se essa "forma" aí e a típica. Talvez não. :?

Abraços.

_________________
SE CORRER A PLANTA PEGA, SE FICAR A PLANTA COME!

Eparema, plantinha desinformada....


23.07.2009(Qui)12:53
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 19 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 28 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB