Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)8:30



Responder  [ 10 mensagens ] 
 Identificação de nepenthes - Mais três espécimes !!!!!! 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem Identificação de nepenthes - Mais três espécimes !!!!!!
Olá ! essa é uma das mais recentes aquisições para a minha estufa. Comprei na Chácara Tropical. Me parece uma nepenthes alata, estaria correto ?


Imagem

_________________
Eu acredito em SACI


Editado pela última vez por Francisco Eduardo em 22.09.2009(Ter)8:23, em um total de 1 vez.



21.09.2009(Seg)7:07
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Correto, Francisco. É ela mesma!
E são jarros "lower", relativamente raros, pois a fase de roseta dura pouco nessa espécie.
[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


21.09.2009(Seg)8:54
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá Miguel ! como sempre, muito obrigado pela atenção e pela inestimável ajuda em manter a minha pequena coleção ao menos identificável...

Comprei, no domingo passado, outras três nepenthes na Chácara Tropical ! não sei identifica-las, por isso peço a ajuda de todos outra vez:

1. Primeira nepenthes não identificada ![/b]


Imagem


Imagem


Imagem


Imagem


[b]2. Segunda nepenthes não identificada:



Imagem


Imagem


Imagem


3. Terceira nepenthes não identificada:


Imagem

Um grande abraço a todos e, desde já, muitíssimo obrigado pela ajuda !

_________________
Eu acredito em SACI


22.09.2009(Ter)10:00
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)22:29
Mensagens: 244
Localização: Fortaleza-CE
Mensagem 
1. Nepenthes rafflesiana 'nivea'
2. Nepenthes tentaculata (??), que parece mto mais com hirsuta. Mas não sei se ela apresenta os pêlos que caracterizam essa espécie.
3. Vamos ter que aguardar.
Essas nepenthes que você encontrou parecem ser as mesmas que o Marcos Ono cultiva.
Parabéns pela aquisição.
Abraço.
Pedro.

_________________
"Seríamos bem melhores se não quiséssemos ser tão bons." Sigmund Freud


22.09.2009(Ter)14:43
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Olá, Francisco! Beleza de aquisições!! Nada como plantas novas na coleção para elevar o "astral"!!

Quanto à identificação delas, eu digo que não tenho certeza sobre nenhuma das três, por enquanto...

A n.º 3 é nova demais ainda.

A n.º 2 acho que o Pedro Emídio matou a charada: deve ser a tal que o Ono cultiva como N. tentaculata e que eu não concordo com essa identificação, pois a verdadeira tem um peristômio bem característico, diferente deste aí. E N. hirsuta, mesmo colorida não é assim tão salpicada.

Essa n.º 1 tem cara de N. rafflesiana, mas au não arriscaria, ainda, a variedade dela. Na imagem o jarrinho aparece mais para creme do que para verde claro, parecendo mais a gigantea do que a nivea... E não descarto a possibilidade de ser a variedade estranha que o Ono me vendeu como N. macfarlanei e que está produzindo jarros de N. rafflesiana aqui em casa...

Mas, são apenas hipóteses levantadas por esse humilde cultivador dedicado! No mais, acho que devemos aguardar essas suas plantas ficarem mais maduras...

Abraço!

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


Editado pela última vez por Miguel Pandini em 24.09.2009(Qui)8:18, em um total de 1 vez.



23.09.2009(Qua)9:01
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá Pedro ! Olá Miguel ! muito obrigado pelas orientações de ambos, vou nomear as neps novas assim, ao menos provisoriamente, até que estejam mais maduras e possam ser identificadas sem sombra de dúvida.
Um grande abraço !

_________________
Eu acredito em SACI


23.09.2009(Qua)20:39
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)22:29
Mensagens: 244
Localização: Fortaleza-CE
Mensagem Replys
Miguel Pandini escreveu:
Essa n.º 1 tem cara de N. rafflesiana, mas au não arriscaria, ainda, a variedade dela. Na imagem o jarrinho aparece mais para creme do que para verde claro, parecendo mais a gigantea do que a nivea... E não descarto a possibilidade de ser a variedade estranha que o Ono me vendeu como N. macfarlanei e que está produzindo jarros de N. rafflesiana aqui em casa...


Miguel,
Concordo plenamente com você. Precipitei-me bastante ao definir a variedade da rafflesiana, ainda mais porque não cultivo nenhuma das que você citou.
Francisco,
Peço que atualize o tópico posteriormente. Gosto muito de ver suas plantas.
Abraço,
Pedro Emidio

_________________
"Seríamos bem melhores se não quiséssemos ser tão bons." Sigmund Freud


23.09.2009(Qua)22:11
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá Pedro ! obrigado pelo elogio às minhas plantas ! fico envaidecido como um pai a quem se elogia a beleza do filho... :wink: nesses dias têm chovido aqui no Rio, mas, quando o tempo firmar, vou tirar fotos de todas as plantas e postar aqui no forum, com certeza.
Mas hoje a minha coleção está limitada, basicamente, às nepenthes. Primeiro porque acho que consegui montar um ambiente adequado para elas na estufa e depois porque tenho apenas algumas (poucas) sarracenias, uma dionaea e uma drosera... perdi muitas droseras. Parece que, ao contrário da maioria, o cultivo delas é mais difícil para mim.
Espero resolver isso com a estufa de aquário ou de plástico que vou montar, especialmente para droseraceas, porque adoro especialmente as dionaeas !
Um grande abraço.

_________________
Eu acredito em SACI


24.09.2009(Qui)6:38
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)22:29
Mensagens: 244
Localização: Fortaleza-CE
Mensagem 
Francisco Eduardo escreveu:
Olá Pedro !
Mas hoje a minha coleção está limitada, basicamente, às nepenthes. Primeiro porque acho que consegui montar um ambiente adequado para elas na estufa e depois porque tenho apenas algumas (poucas) sarracenias, uma dionaea e uma drosera... perdi muitas droseras. Parece que, ao contrário da maioria, o cultivo delas é mais difícil para mim.


Fracisco,
Encontramo-nos em situação semelhantes. Estou cultivando apenas Nepenthes, Pinguiculas e Cephalotus. As Droseras me deixaram chateado com o grande número de óbitos e as Dionaeas partiram por falta de dormência. Não cultivo mais nada que precise entrar na geladeira.
Abraço.
Pedro Emidio

_________________
"Seríamos bem melhores se não quiséssemos ser tão bons." Sigmund Freud


24.09.2009(Qui)8:45
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08
Mensagens: 1494
Localização: Rio de Janeiro - Brasil
Mensagem 
Olá Pedro ! realmente, as droseras têm um índice de letalidade grande, ao que parece. Ou eu tive mesmo alguma falta de sorte. Quanto às dionaeas, vou continuar tentando. Eu simplesmente sou fascinado por elas.
Grande abraço.

_________________
Eu acredito em SACI


24.09.2009(Qui)11:11
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 10 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 28 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB