Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 17.06.2025(Ter)20:42

Responder  [ 3 mensagens ] 
 identificação de uma utricularia 
Autor Mensagem

Mensagem identificação de uma utricularia
pessoal eu moro em Natal-RN e estou fazendo uma pesquisa sobre plantas carnivoras

Eu achei algumas utricularias mas não sei identificalas
por que onde nascen as utricularias proximo delas nascen droseras ?
como que eu posso coletalas para cultivo?

eu vou o mais rapido possivel postar as fotos delas ai por favor me ajudem :?

16.03.2010(Ter)10:17

Mensagem 
não ha nenhuma regra de que as Utricularias e Droseras tenham de estar lado a lado e que eu saiba não há nenhuma relação de comensalismo entre elas. Acontece que o habitat de uma pode ser próprio pra outra e dessa forma são encontradas juntas. O solo enxarcado por exemplo é requisito da maioria das espécies dos dois generos.

Quanto a coleta-las na natureza, é ilegal, a menos que você tenha uma autorização do IBAMA pra faze-lo. não sei dizer exatamente como se obtem isso. Mas tem varias pessoas aki no forum que ja rodaram o Brasil visitando os habitats das plantas e coletando também, e têm vasta experiência pra te ajudar, nisso e tb na identificação quando vierem as fotos.

PS: vi que vc é novo no forum. EM primeiro lugar bem vindo, em segundo procure completar as informações do seu perfil como o fato de vc ser de Natal/RN assim não tera q repetir isso em todos tópicos ^^

Espero ter ajudado em algo.

16.03.2010(Ter)11:17
Perfil ICQ
Site Admin

Mensagem 
Olá Diego.

Em geral PCs de diferentes tipos coexistem pois dependem das mesmas condições: solo úmido e pobre.
Como pesquisador você já deve saber dos trâmites para coleta e produção de herbário, se não sugiro
uma conversa com o teu orientador. Quem sabe algum biólogo de plantão também possa te ajudar.
Há vários tópicos sobre cultivo de utricularias, recomendo a ferramente 'busca'.
As imagens ajudarão em muito na identificação.

Até mais.

23.03.2010(Ter)8:58
Perfil Visitar website do usuário
Responder   [ 3 mensagens ]