Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.04.2024(Dom)12:12



Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Identificada - U. amethystina "forma" amarela 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.09.2007(Dom)13:07
Mensagens: 385
Localização: Ipatinga/São João del Rei -MG
Mensagem Identificada - U. amethystina "forma" amarela
Olá amigos.. tenho até verogonha de aparecer aqui depois de tanto tempo sem dar satisfações e nem visitar o fórum. rs (Entrei pra Universidade e me perdi.. uasdhausdhaud)
Mas.. espero conseguir ser mais frequente, e claro, voltar a aprender e a ajudar no que for possível!
Pois bem, vamos para a planta a ser identificada.
Esse fds eu acampei em uma cachoeira aqui na cidade onde moro, e encontrei algumas pc's. Porém não consegui identificar essa amarelinha
(nunca consegui diferencia-las, por mais diferentes que são, no final todas flores amarelas terminam na conta da subulata..hehe).

As fotos:

Imagem

Imagem

Imagem

Havia também, em outro local algumas fores como essa (que acredito ser outra coisa).. mas não consegui fotografar direito:

Imagem

(Essa última)Estavam próximas a U. subulata(de fato):

Imagem

Um grande abraço a todos! :D

_________________
Rafael D. Moraes


29.03.2011(Ter)15:02
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Flores amarelas..
Welcome back! :)

Cara, esta 1a amarelinha é uma das formas mais raras da enormemente variável U.amethystina, parabens!! Ela parece até ter mucilagem nas folhas, sendo bastante parecida com o que eu antigamente chamava de U.huntii (basicamente todas minhas fotos neste link: http://www.cpphotofinder.com/utriculari ... i-693.html).

A última foto talvez seja U.triloba e não U.subulata - você tirou foto das sépalas?

Aguardamos relato completo da viagem, OK?? ;)


Abs, Fernando


29.03.2011(Ter)17:03
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Flores amarelas..
Olá Rafael,

felizmente o Fernando passou por aqui, a U. amethystina é uma planta muito
bonita, parabéns pelo achado! :mrgreen:
Faço coro com o Sr. Rivadavia, que tal um relato do habitat?

Um abraço.

_________________
Droseraholic!!!


29.03.2011(Ter)21:09
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 29.03.2011(Ter)17:20
Mensagens: 3
Localização: Jaboticabal, SP, Brasil
Mensagem Re: Flores amarelas..
Oi, Rafael,

Belas fotos as suas.
Como já bem comentado pelo Fernando, as primeiras fotos são de U. amethystina, "forma" amarela.
Essa espécie é de fato muito variável, seu polimorfismo é assustador - e maravilhoso!
Isso nos levou a pensar num trabalho que tente relacionar o padrão morfológico das diferentes populações (de flores lilases, amarelas e brancas) com as características genéticas (no caso, algumas sequências de DNA). É o que minha aluna de doutorado, Cristine Gobbo, está fazendo.
O nosso amigo Paulo Baleeiro também fará estudo em seu doutoramento com tema semelhante, assim acredito que os trabalhos vão se complementar. É muito bom ter pessoas para trocar figurinhas ;-)

Abraços a todos,
Vitor


30.03.2011(Qua)9:55
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Identificada - U. amethystina "forma" amarela
O "complexo" amethystina é tão.... complexo, q vamos precisar de mais de uma pessoa mesmo p/ conseguir elucidar o q está acontecendo neste grupo. Com amethystina, acredito haver trabalho suficiente p/ váááários doutorados! :) Boa sorte ao Pauloe Cristine!

E para todo o pessoal daqui do forum: eis a chance de vcs ajudarem e participarem de um P*TA projeto científico legal!!! Já levantamos o assunto da importância de herbários em vários tópicos aqui no forum, pois estes são os registros oficiais botânicos de uma espécie num dado local e momento. Além disso, o Paulo e a Cristine irão precisar de amostras de herbário p/ extrair DNA p/ seus estudos.

Portanto, venho novamente aqui pedir a ajuda de todos na coleta de herbários. Quem tiver interesse/ dúvidas, por favor fale comigo, com o Vitor, Paulo Gonella sobre como fazer herbários - e tbm quando (pois em parques é preciso permissão).

Afinal, quem não quer ter seu nome nos agradecimentos de um monumental trabalho científico histórico, desmembrando o complexo amethystina (entre outros)??? :)


Abs, Fernando


30.03.2011(Qua)13:06
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.09.2007(Dom)13:07
Mensagens: 385
Localização: Ipatinga/São João del Rei -MG
Mensagem Re: Identificada - U. amethystina "forma" amarela
Oi pessoal!
Obrigado pela antenção de vocês..
Então é uma forma "rara" de U. amethystina.. Legal!

Fernando, quero ver se entendi o que você quis dizer sobre U. huntii. Você também chamava de U. huntti essa forma de U. amethystina, ou a U. huntii é na verdade essa forma de U. amethystina?

Vitor, obrigado pelo elogio. Sobre os trabalhos, eu me prontifico a ajudar no que for possível. Sou aluno de graduação (Ciências Biológicas) da Universidade Federal de São João del Rei aqui em MG. Não será incomodo algum se precisarem de alguma coisa.

Pois é Fernando, eu estou me surpreendendo bastante! No final do ano passado, houve um 'workshop' aqui sobre biodiversidade de campos rupestres e da Serra de São José (SJDR-Tiradentes - MG), que tinha como um dos convidados, o Nílber Silva, e eu tive a oportunidade de sair a campo com o pessoal, onde tive a felicidade de encontrar U. gibba, que ainda não tinha sido registrada pelo Nílber, que tinha feito o levantamento taxonomico das plantas carnívoras da serra. A coleta foi feita por ele, e por falar nisso nem sei se ele conseguiu publicar a lista com essa nova ocorrência.

Pois bem...Todas as informações que você me puder passar sobre coleta de herbários eu agradeço.

Carlos, e demais colegas aqui do fórum, eu vou voltar ao local para explorar melhor, (coletar herbários.. quem sabe!) e tirar mais fotografias, mas podem ter certeza que vou relatar o habitat sim. Tem mais coisas lá pra mim mostrar!

_________________
Rafael D. Moraes


31.03.2011(Qui)0:15
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: Identificada - U. amethystina "forma" amarela
Muito bonita a Utricularia.. :o
Parabéns pelo achado...


31.03.2011(Qui)18:42
Perfil YIM
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Identificada - U. amethystina "forma" amarela
Rafael,

Sobre U.huntii, a estória é meio confusa mesmo. Leia estes tópicos e meus comentários:

viewtopic.php?f=27&t=7209&p=108896&hilit=huntii#p108896
viewtopic.php?f=30&t=7182&p=103950&hilit=huntii#p103950

Caso não tenha entendido, por favor pergunte, OK?

Sobre herbário, eis o q escrevi em outro tópico (+-):

Pra fazer herbario é simples: basta colocar 1-5 plantas (de preferencia com inflorescencias e representando tamanhos diferentes) dentro de um caderno/livro. Eu geralmente coloco com papel toalha/filtro dos dois lados pra secar rapidinho e não deformar as plantas. P/ cada coleta, é preciso anotar as seguintes informações: data de coleta, descrição do ambiente, quem coletou, referencias geograficas ("no alto da montanha X"), municipio e estado. Veja abaixo exemplo de uma coleta minha em SC (com alguns detalhes omitidos).

----------------------------------------------------
Universidade de São Paulo — Herbário SPF

DROSERACEAE
Drosera montana A.Saint-Hilaire var.montana
Det. F.Rivadavia

BRASIL. Santa Catarina. Município de __________: Chapadão _____, c.1180m alt.

Ervas vermelhas crescendo com musgos em solo argiloso úmido entre gramíneas esparsas em pequenos barrancos do lado leste da estrada.

F.Rivadavia
27/abr./2007
----------------------------------------------------

Em seguida, vc rpecisa achar algum herbario pra depositar tua coleta. Tenho certeza q o Paulo Gonella ficará feliz em te ajudar a depositar na USP se vc quiser. ;)


Abs, Fernando


01.04.2011(Sex)4:05
Perfil Visitar website do usuário
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Identificada - U. amethystina "forma" amarela
Fernando, posso colocar a tua descrição de 'como fazer herbário' como
tópico em algum lugar do fórum, por exemplo na sala in habitat?

Você teria imagens para ilustrar esse tópico? senão eu me encarrego de fazer um tutorial. Mas cite todos os materiais para que eu não faça muitas besteiras. :mrgreen:

Um abraço. :wink:

P.S. U. amethystina 'Forma Amarela' adicionada à wishlist :lol:

_________________
Droseraholic!!!


01.04.2011(Sex)7:46
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem Re: Identificada - U. amethystina "forma" amarela
Oi Carlos,

Também estou pensando em fazer um tutorial de como fazer coletas para herbário. Semana que vem tenho uma viagem de campo e posso aproveitar para tirar fotos para o tutorial.


Se alguém tiver dúvidas ou quiser enviar materiais para serem adicionados à coleção do Herbário da USP, me envie uma MP ou um e-mail que posso passar as informações necessárias.


Abraço,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


01.04.2011(Sex)12:28
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 36 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB