| 
	| 
		Portal • Registrar • 
		FAQ
		 • Pesquisar • Entrar
	 | 

| Autor | 
            Mensagem | 

| 

rodgaba 

Registrado em: 17.03.2010(Qua)14:22 Mensagens: 260 Localização: Campinas - SP

| 

Por favor me corrigam se eu estiver errado, pelo que li posso usar sphagnum puro, isto está correto???
  pois já os uso no cultivo de carnivoras e sempre tenho um bocado, como ganhei umas mudas de orquideas da empregada da minha mae ou melhor minha segunda mae, e elas vieram em um vaso com terra preta e jah com o aviso que eu deveria replanta-las, bom... replantei e usei o musgo puro, espero que esteja correto
  aguardo comentarios
  obrigado 

| 

| 25.05.2010(Ter)17:04 | 

| 

| 

| 

Samoied (Adilson Peres) 
				Destaque 

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19 Mensagens: 886 Localização: Brasília - DF

| 

Anderson   
  Algumas considerações:
  A formulação 8-45-14 é utilizada  para a época em que as plantas estão prontas para florir.     Antes de utilizar qualquer adubo npk   é necessário saber se as plantas estão em época de  Crescimento, Floração ou Dormência.    Se utilizar na epoca errada você vai desbalancear as plantas quimicamente  o que vai trazer prejuízo e retrocesso para elas.      
  formulações tipo 30-10 -10 (com a primeira letra maior) são formulações para epoca de crescimento.  Formulações tipo 10-30-20 (letra do meio maior) são para epocas de floração.  
  não se aduba orquideas após epoca de floração porque é quando estas geralmente entram em dormência.   

Outra coisa,  suas diluições  foram muito grandes,  provavelmnte você pode ter intoxicado suas plantas.  20 gotas em dois litros dágua é muito.   Uma  colher pequena  de chá  de complexo B nessa quantidade de agua ja é mais que suficiente.     e MEIA  colher (ou menos) pequena de chá  de npk  ja é sufiente pra essa quantidade de agua tb.      

Rod  
  Como disse nas mensagens anteriores  o sphagnum pode ser utilizado CONJUGADO com outros elementos  e necessita adubação para complementar. (vide as mensagens anteriores)  para orquideas ele é muito estéril e  umido demais se utilizado sozinho.   Pra utiliza-lo  ele deve ser a menor parte da mistura  e ficar em vaso de barro (obrigatoriamente)  E também depende das espécies que você esta querendo cultivar.   Generos como pleurothallis  masdevallia  dracula  restrepia  e dryadella (bem como varias outras microorquideas) gostam ele como substrato unico.   Mas amaiora das outras vai precisar de outros elementos na mistura. 

| 

| 25.05.2010(Ter)19:42 | 

| 

| 

| 

rodgaba 

Registrado em: 17.03.2010(Qua)14:22 Mensagens: 260 Localização: Campinas - SP

| 

xiiiiiiiiiiiiiiiii....... Obrigado Adilson, lá vou eu procurar outras coisas para mudar o substrato    

| 

| 25.05.2010(Ter)19:46 | 

| 

| 

| 

Samoied (Adilson Peres) 
				Destaque 

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19 Mensagens: 886 Localização: Brasília - DF

| 

Manda foto das suas plantas pra poder saber o que são e sugerir algo. 

| 

| 25.05.2010(Ter)19:50 | 

| 

| 

| 

bylex 

| 

Pessoal,
  Aonde consigo encontrar esses adubos tão fortes? Procurei em diversas lojas de jardinagem em SP eles só tem aqueles líquidos/sólidos de no MÁXIMO NPK 15-15-15 com micro nutrientes. Posso utilizar esses diluindo menos ou em intervalos maiores? Tenho também um 10-10-10.
  Abraços! 

| 

| 14.11.2010(Dom)21:02 | 

| 

| 

|