Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)14:39



Responder  [ 15 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Substrato para Orquídea 
Autor Mensagem

Registrado em: 17.03.2010(Qua)14:22
Mensagens: 260
Localização: Campinas - SP
Mensagem 
Por favor me corrigam se eu estiver errado, pelo que li posso usar sphagnum puro, isto está correto???

pois já os uso no cultivo de carnivoras e sempre tenho um bocado, como ganhei umas mudas de orquideas da empregada da minha mae ou melhor minha segunda mae, e elas vieram em um vaso com terra preta e jah com o aviso que eu deveria replanta-las, bom... replantei e usei o musgo puro, espero que esteja correto

aguardo comentarios

obrigado


25.05.2010(Ter)17:04
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Anderson

Algumas considerações:

A formulação 8-45-14 é utilizada para a época em que as plantas estão prontas para florir. Antes de utilizar qualquer adubo npk é necessário saber se as plantas estão em época de Crescimento, Floração ou Dormência. Se utilizar na epoca errada você vai desbalancear as plantas quimicamente o que vai trazer prejuízo e retrocesso para elas.

formulações tipo 30-10 -10 (com a primeira letra maior) são formulações para epoca de crescimento.
Formulações tipo 10-30-20 (letra do meio maior) são para epocas de floração.

não se aduba orquideas após epoca de floração porque é quando estas geralmente entram em dormência.


Outra coisa, suas diluições foram muito grandes, provavelmnte você pode ter intoxicado suas plantas.
20 gotas em dois litros dágua é muito. Uma colher pequena de chá de complexo B nessa quantidade de agua ja é mais que suficiente. e MEIA colher (ou menos) pequena de chá de npk ja é sufiente pra essa quantidade de agua tb.



Rod

Como disse nas mensagens anteriores o sphagnum pode ser utilizado CONJUGADO com outros elementos e necessita adubação para complementar. (vide as mensagens anteriores) para orquideas ele é muito estéril e umido demais se utilizado sozinho. Pra utiliza-lo ele deve ser a menor parte da mistura e ficar em vaso de barro (obrigatoriamente)
E também depende das espécies que você esta querendo cultivar. Generos como pleurothallis masdevallia dracula restrepia e dryadella (bem como varias outras microorquideas) gostam ele como substrato unico. Mas amaiora das outras vai precisar de outros elementos na mistura.


25.05.2010(Ter)19:42
Perfil

Registrado em: 17.03.2010(Qua)14:22
Mensagens: 260
Localização: Campinas - SP
Mensagem 
xiiiiiiiiiiiiiiiii.......

Obrigado Adilson,

lá vou eu procurar outras coisas para mudar o substrato :oops:


25.05.2010(Ter)19:46
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Manda foto das suas plantas pra poder saber o que são e sugerir algo.


25.05.2010(Ter)19:50
Perfil

Registrado em: 16.09.2010(Qui)18:40
Mensagens: 30
Mensagem 
Pessoal,

Aonde consigo encontrar esses adubos tão fortes? Procurei em diversas lojas de jardinagem em SP eles só tem aqueles líquidos/sólidos de no MÁXIMO NPK 15-15-15 com micro nutrientes.
Posso utilizar esses diluindo menos ou em intervalos maiores? Tenho também um 10-10-10.

Abraços!


14.11.2010(Dom)21:02
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 15 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 11 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB