Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 22.05.2024(Qua)7:56



Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Identificacao e cuidados (com fotos) - ORQUIDEAS 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 23.02.2009(Seg)11:01
Mensagens: 67
Localização: Rio de Janeiro - RJ (Zona Oeste)
Mensagem Identificacao e cuidados (com fotos) - ORQUIDEAS
Tudo na boa pessoal?! Entao, sou apaixonado (orquidofilo novato hehe) por orquideas mas infelizmente sei pouco sobre as especies e tudo o mais. Em teoria as plantas sao da minha mae rs, mas quem cuida e fica de olho sou eu hehehe. Tenho algumas especies aqui em casa, nada demais ... mas gostaria que os amigos do forum me dessem uma ajuda para identificar :D. Fora isso eu sei que existem orquideas que preferem ficar grudadas em arvores, epifitas, e outras que preferem ficar no solo. Aqui em casa eu vou na base da tentativa e erro eheheh. Se alguem puder me dar uma luz quanto a essa questao tambem. Infelizmente não vejo muita literatura sobre orquideas e quando acho algo, o preco e sempre absurdo!

Penso que esta e uma Dendrobium hibrida de nobiles ... correto?
Imagem

Seria essa uma Cattleya? Bom, ela não tem perfume nenhum ...
Imagem
Imagem

não tenho nem ideia do que seja essa aqui, fora que ela parece apresentar sinais de estresse ... não pega sol direto neste canto. Porem essa planta que ela esta agarrada e uma "espirradeira" ... pelo que eu sei extremamente toxica, poderia ser isso a causa do estresse nessa orquidea?
Imagem

Estas duas tbm não sei ao certo o que sao. A primeira (vaso vermelho) tem flores brancas e a segunda flores puxadas para o roxo.
Imagem

Essa eu so conheco por "sapatinho de princesa"
Imagem

Essa me parece ser do genero oncidium
Imagem

Essa foto e de uma muda que eu tirei da orquidea que esta presa naquele arbusto (foto la emcima) e da possivel oncidium da ultima foto
Imagem

_________________
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -4867.html (grownlist / wishlist)


23.06.2009(Ter)14:20
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10
Mensagens: 1338
Localização: Sertãozinho-SP
Mensagem 
Olá Balbinow...

Ai vai as identificações:

1- Sim uma Dendrobiun nobile, deixa ela no vaso no argila expandida embaixo e casca de pinus..
2-Cattleya, acho que um hibrido pois é dificil especies puras terem essa coloração exuberante!
3-Pelos bulbos parece uma cattleya mas ela ta com as folhas para baixo, como está cultivando ela?
4- São duas Phaleonopsis
5-Phapelidiun insgne eu acho.
6-Oncidiun sp. quando florir coloque as fotos para a ID completa dele...

Todas vc pode cultivar como o dendrobiun(menos o phapelidiun que é terretre!!!), mas as que já estão em placas de xaxin, ou em arvores pode deichar elas lá sim...Não de muito sol, e agora no inverno pode diminuir um pouco as regas...

Abs, Bruno

_________________
Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907


23.06.2009(Ter)15:24
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 23.02.2009(Seg)11:01
Mensagens: 67
Localização: Rio de Janeiro - RJ (Zona Oeste)
Mensagem 
Bruno Garcia escreveu:
Olá Balbinow...

Ai vai as identificações:

1- Sim uma Dendrobiun nobile, deixa ela no vaso no argila expandida embaixo e casca de pinus..
2-Cattleya, acho que um hibrido pois é dificil especies puras terem essa coloração exuberante!
3-Pelos bulbos parece uma cattleya mas ela ta com as folhas para baixo, como está cultivando ela?
4- São duas Phaleonopsis
5-Phapelidiun insgne eu acho.
6-Oncidiun sp. quando florir coloque as fotos para a ID completa dele...

Todas vc pode cultivar como o dendrobiun(menos o phapelidiun que é terretre!!!), mas as que já estão em placas de xaxin, ou em arvores pode deichar elas lá sim...Não de muito sol, e agora no inverno pode diminuir um pouco as regas...

Abs, Bruno




Falaew bruno! Obrigado pelas IDs :D.

Entao cara, essa que esta fixada no arbusto normalmente gera folhas caidas ate por que as folhas sao meio pesadas ... nunca a vi florir, minha mae disse que ela tem uma flor roxo e so deu flor uma unica vez.
Desconfiei desde o principio de que essa cattleya fosse hibrida ... realmente as cores dela sao lindas, essa flor que saiu agora ainda e mais discreta do que as 4 que sairam antes rs.
Cara, não entendi a parada da Phapelidiun. Ela ja esta plantada em um vaso com substrato parecido com casca de pinus ... estou querendo colocar ela em um vaso maior e menos feio eheheh. Ou seja, eu posso utilizar casca de pinus e argila expandida como sempre?
Assim que florir eu posto as fotos, ja ta saindo um cabinho dela ... faz nem 2 meses que peguei essa mudinha por aqui :).

Outra coisa, eu não deixo elas pegarem nadinha de sol ... so mesmo luz indireta.

_________________
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -4867.html (grownlist / wishlist)


23.06.2009(Ter)18:14
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10
Mensagens: 1338
Localização: Sertãozinho-SP
Mensagem 
Olá, de nada, aqui estamos para ajudar :D

Temos que rever essa de folhas caidas, ela pode estar com alguma coisa ou até mesmo susbtrato velho, talvez seja a hora de trocar o susbtrato dela, quanto tempo ela está fixada naquela placa de xaxin que ta atrás? Mas não sei se é isso já que ela está grudada na arvore e ai seja dificil tira-la de lá...
Sobre o phapelidiun o indicado sejá um susbtrato mixto de terra vegetal e um pouco de casca de pinus, aqui no meu phapelidiun eu coloquei argila expandida embaixo para o escoamento da agua, não sei se é preciso, mas na dúvida, coloca sim um camada embaixo de argila...
Sobre o sol é importante as plantas tomarem sol! Mas o sol da manhã, isso ajuda as plantas ficarem mais fortes e exuberantes, e com as florações cada vez mais bonitas, o sol também é importe para prrevinir contra pragas, exemplos fungos e conchinilhas que atacam muitoi facil plantas com alta umidade e pouco sol! Coloque elas no sol da manhã(ex: 8:00 até as 10:30) Todas as plantas da foto são plantas de area intermdia das copas das árvores nas matas e aceitão muito bem esse sol que lhe falei! Qual quer erro(queimaduras) retire a planta do sol imediatamente, ok?
Além disso vc as aduba? Isso também é importante, pois seria a "comida" da planta, indico o Biofert raiz, que traz muitos beneficios além de não ser muito caro, pelomenos eu encontro por aqui a caixinha por 14 reais, também tem farinha de osso que as orquideas adoram! Além do NPK que tem varios números de nutrientes(10-10-10,14-10-10 e etc) que também auxiliam nos cuidados das orquideas! SE vc as aduba, quais adubos vc usa?

Bem se vc tivesse algumas micros eu iria gostar mais pois sou facinado nelas, mas essa cattleya hibrida é de encher os olhos, parabéns!

Abraços, Bruno

_________________
Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907


23.06.2009(Ter)18:57
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 23.02.2009(Seg)11:01
Mensagens: 67
Localização: Rio de Janeiro - RJ (Zona Oeste)
Mensagem 
Realmente bruno, ela esta neste xaxim fas um BOM tempo ... nunca tinha me ligado no fato do xaxim ja estar exausto!
Vou ver o que vou fazer, talvez eu retire o xaxim todo e coloque ela em um vaso ... bom vou pensar ainda.
não sabia esse lance do sol! Para min orquideas deviam ficar apenas na sombra, somente recebendo luz indireta.
Eu costumo usar um adubo pronto da marca dimmy, ele deu resultado legais aqui ... a Phal branca estava com as folhas todas furadinhas (falta de nutriente creio eu), e apos o adubo ja esta com duas folhas novinhas se formando hehehe :D. Eu não sabia que podia usar 10-10-10 nas orquideas, sempre li que isso "queimava" as raizes da mesma :(. De qualquer forma vou ver se compro farinha de osso para dar um trato legal nas orquideas aqui.

Bruno, quando eu comprei esse hibrido ele estava com uma haste floral com 4 flores ... uma mais bonita que a outra hehehe. Coisa linda! Ela tem uma textura aveludada tbm! Tambem acho as micro bem bonitas, mas por aqui achar orquideas das mais simples ja e chato ... as mais "raras" entao, impossivel!

Depois podemos fazer uma troca de plantas, assim que eu tiver uma grownlist mais respeitavel rs.
Outra coisa cara, o substrato para as orquideas deve ser bem "solto" ... tipo so colocando a casca de pinus e deixando ela naturalmente se assentar. Ou socar o substrato para que o solo fique bem duro? Estou falando isso porque minha mae ouviu de algm que ouviu de algm que ouviu de outro algm que orquidea gosta de solo "socado" rs. Procede isso?

_________________
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -4867.html (grownlist / wishlist)


23.06.2009(Ter)21:25
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10
Mensagens: 1338
Localização: Sertãozinho-SP
Mensagem 
Olá...
O adubo 10-10-10 eu não uso pois ele é o mais simples e serve mais só para manutenção das orquideas, sobre a troca, vamos ver assim, sempre é bom trocar por especies novas, rsrsrs.
As orquideas gostam de susbtrato solto e bem arejado, não é bom deixar muito socado, mas a planta tem que estar firme, nada de ficar balançando no vaso, ok?

Abs

_________________
Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907


24.06.2009(Qua)15:03
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 23.02.2009(Seg)11:01
Mensagens: 67
Localização: Rio de Janeiro - RJ (Zona Oeste)
Mensagem 
Saquei bruno, dei uma mexida nas orquideas por aqui e usei uma mistura de 10-10-10 / farinha de osso / fertilizante especial para orquodea :D. Vamos ver ne :D.

_________________
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -4867.html (grownlist / wishlist)


27.06.2009(Sáb)18:16
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10
Mensagens: 1338
Localização: Sertãozinho-SP
Mensagem 
Olá, cara vc fez essa mistura e ta jogando de quanto em quanto tempo? jogue de 15 em 15 dias, como não são muitos nutrientes esse espaçamento entre as doses está bom...Alguma duvida é só grita :lol:

Abs

_________________
Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907


28.06.2009(Dom)20:33
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 27.06.2009(Sáb)4:14
Mensagens: 32
Localização: Paulista - PE (RMR)
Mensagem 
Caramba balbinow que plantas belas!!

=)

também quero criar umas orquídeas.. tenho uma terrestre.. orquídea bambu.. mas não tem o tratamento semelhante ao das suas..

a quanto tempo você as tem?

passaram muitos anos para florecer?

=)

valeu.


28.06.2009(Dom)21:05
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 23.02.2009(Seg)11:01
Mensagens: 67
Localização: Rio de Janeiro - RJ (Zona Oeste)
Mensagem 
Estou de olho bruno, vou começar a reparar nelas agora ... com o fim do inverno e inicio do verao vai dar para ver melhor :D.

Pow cara, a maioria eu ja comprei adultas ... uma ou outra eu peguei uma muda aqui e ali. Por falar nisso, ja estou com umas novas moradoras aqui eheheh. A orquidea que esta fixada no tronco tem ums 10 anos mais ou menos cara, mas ela so floresceu uma vez. Muita chuva por aqui, fora que sem duvida ela esta com pouquissimos nutrientes. @#$% vai ser convencer minha mae a tirar ela dali e colocar em um vaso. Em teoria acoleção de orquideas é dela hehehe. Mas eu que cuido e talz.

Esses dias vou receber umas mudas de phals e cattleyas de um orquidario do espirito santo (mata da praia) ... ja ouvi falar muito bem desse orquidario. Fora que o atendimento e o preço dos caras, são imbatíveis! Para quem gosta, vale a pena dar uma olhada. Assim que chegarem aqui eu tiro umas fotos e posto por aqui.

_________________
http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -4867.html (grownlist / wishlist)


29.06.2009(Seg)23:08
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 1 visitante


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB