Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 14.05.2024(Ter)19:33



Responder  [ 19 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Orquideas de fácil cultivo 
Autor Mensagem
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 23.03.2007(Sex)2:00
Mensagens: 1076
Localização: Belo Horizonte, MG
Mensagem 
Olá Fábio!

A experiencia que tenho com esta orquidea que vc comprou (phalaenopsis) é que não pode pegar Sol direto.

Perguntei pra alguns amigos e eles disseram que algumas pessoas conseguem adaptar a planta pra pegar Sol, mas o ideal é que fique na sombra mesmo...

Os melhores vasos seriam os mais abertos possíveis para deixar as raizes crescerem e respirarem bem. você pode usar vasos grandes de ceramica com furos ou até vasos de madeira.

O substrato pode ser casca de pinus tratada com cacos de telha.

As hastes florais dão flores o ano inteiro se a planta estiver saudável, então se a haste estiver verde, não precisa cortar, pois mesmo depois que acabar a floração, a planta dá um jeito de florir denovo na mesma haste :D

Quando novas hastes saírem, tente deixá-las sempre apoiadas neste arame verde para que crescam para cima, senão ficam pesando a planta pro lado...

Sobre a adubação, eu uso osmocote e hufmax, mas você pode usar outros que preferir :wink:

Outra orquidea de fácil cultivo é a Dendrobium. Essa pode pegar muito sol, mas tem que adaptar muito devagar (questão de meses), pois ela morre facilmente se sair da sombra e ir pro sol rapidamente. A maioria das pessoas cultiva na sombra mesmo...

Tome muito cuidado com cochonilhas e pulgões, algumas orquideas vem com pragas das floriculturas, por isso é melhor deixar um tempo separadas pra ver com se comportam....

_________________
Liza Kamei


24.08.2010(Ter)21:15
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
Oi, Fabio


Os phalaenopsis estão muito bem. É como a Liza disse: Elas gostam de sombra, e so aturam mesmo sol da manhâ. Com relação as regas é uma planta que precisa estar o tempo todo umida (mas não encharcada) Então sugiro você pendurar os vasos para ficarem bem arejados. Elas gostam de muita umidade ambiente e é importante não deixar agua acumular entre as folhas. Esse substrato de fibra de coco parece estar bem novo ainda. Mas pense em trocar ele ja ano que vem. Dai tem um monte de substratos disponíveis e se não me engano tem um tópico grande aqui no fórum falando so sobre isso.

Liza, o problema de cultivar dendrobium em salvador é que la não faz frio suficiente para eles poderem florir. O mesmo problema em cultivar cymbidium em região quente.


24.08.2010(Ter)22:01
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)13:52
Mensagens: 1452
Localização: São José dos Pinhais - PR
Mensagem 
Pelo que eu sei as phalaenopsis absorvem mais de 80% da sua força pelas folhas, e quase nada pelas raizes, e é legal sempre manter as folhas limpas, a cada mes dar uma lavada nas folhas para que elas recebam a energia de que precisam.
E molhar sempre elas, borrifando água nas folhas quando o sol e o calor já não estiver tão intenso (pela manha ou no final da tarde).
Estes são os cuidados que temos aqui com esta espécie. Se eu estiver errado me corrijam. :)

_________________
Felipe Steinthaler
Growlist And Wishlist
Imagem


25.08.2010(Qua)0:06
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.07.2006(Dom)4:19
Mensagens: 982
Localização: Salvador - BA
Mensagem 
Pessoal, muito obrigado mesmo.
vou tentar aqui com as dicas será mais fácil.

Só mais um detalhe... vocês discordam de alguma dessas afirmações?

Luminosidade – Coloque a planta em local bem iluminado e ventilado, de preferência onde a planta receba o sol da manhã. Quando a planta está sem flores, é preferível deixá-la na área ou jardim, num lugar bem protegido do sol do meio-dia (debaixo de uma árvore, por exemplo).

Adubação – Orquídeas precisam de muito pouco adubo; adubando uma vez por mês é mais que suficiente. Por exemplo: usando um adubo fórmula 10:10:10 ou similar na medida de uma colher de café de adubo por litro de água.

Regas – Regue a cada 7-15 dias, quando sentir que o vaso está ficando leve. Use de preferência água de chuva, água mineral ou de poço. Evite usar água clorada; em último caso, ferva a água. Regue bem, com água em abundância. Se possível, deixe a planta na chuva. Depois de regar, retire o excesso de água do pratinho debaixo da planta.

Temperatura – A Phalaenopsis é originária da Indonésia e das Filipinas. Como orquídea tropical, prefere temperaturas entre 18°C e 28°C. Em época de clima frio, especialmente nas regiões sul e sudeste, evite deixar sua planta exposta, pois não sobreviverá a geadas e ventos frios.

Florada – Após as flores murcharem, corte a haste, deixando uns 20 cm na planta; pode sair outro cacho de flores na haste ainda no mesmo ano. Também pode sair outra haste no próximo ano.

Fonte:

http://www.plantasonya.com.br/orquideas-e-bromelias/cuidados-com-a-phalaenopsis.html/comment-page-1


25.08.2010(Qua)23:14
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem 
Oi Fábio,


Citação:
Luminosidade – Coloque a planta em local bem iluminado e ventilado, de preferência onde a planta receba o sol da manhã. Quando a planta está sem flores, é preferível deixá-la na área ou jardim, num lugar bem protegido do sol do meio-dia (debaixo de uma árvore, por exemplo).

O problema de deixar debaixo de uma árvore é que a planta fica muito exposta a chuvas, o que resultaria no acúmulo de água no meio das folhas e, como sua região é muito quente, numa maior chance de proliferação de fungos. Recomendo deixar numa varanda, por exemplo.

Citação:
Adubação – Orquídeas precisam de muito pouco adubo; adubando uma vez por mês é mais que suficiente. Por exemplo: usando um adubo fórmula 10:10:10 ou similar na medida de uma colher de café de adubo por litro de água.

Lembrando que o ideal para orquídeas é a adubação foliar, o excesso de adubo nas raízes 'queima' a ponta destas (aquela parte verde), prejudicando o crescimento da planta. Eu adubo minhas plantas a cada quinze dias. Como você tem poucas plantas ainda, na vejo problemas em usar apenas o adubo 10-10-10, mas se quiser fazer uma adubação mais específica já pode usar adubos diferentes para os diferentes momentos da planta - 30-10-20 (ou qualquer proporção em que o primeiro número - o nitrogênio - seja maior) para crescimento (quando a planta está formando folhas novas e sem haste floral), 10-30-20 (ou qualquer um em que o número do meio - o fósforo - seja maior) para floração (quando a planta estiver com a haste se formando, até os botões começarem a abrir) e 10-10-10 (ou qualquer proporção com número iguais) para quando a planta estiver em repouso, sem hastes ou folhas novas.

Citação:
Regas – Regue a cada 7-15 dias, quando sentir que o vaso está ficando leve. Use de preferência água de chuva, água mineral ou de poço. Evite usar água clorada; em último caso, ferva a água. Regue bem, com água em abundância. Se possível, deixe a planta na chuva. Depois de regar, retire o excesso de água do pratinho debaixo da planta.

7-15 dias!? Que mundo é esse??? E pratinho? Nunca coloque pratinho em baixo. Molhe sempre que o substrato estiver seco (em média, a cada dois dias em local mais exposto e ventilado). Em casa, nessa época do ano em que está seco e fazendo calor eu molho todos os dias. Sobre o pratinho, o acúmulo de água nas raízes causa o rápido apodrecimento, em especial em climas mais quentes, pois dificulta a respiração, portanto nunca use pratinho.

Citação:
Florada – Após as flores murcharem, corte a haste, deixando uns 20 cm na planta; pode sair outro cacho de flores na haste ainda no mesmo ano. Também pode sair outra haste no próximo ano.

Como já vi alguém falando aqui, cortar ou não a haste depende das condições de saúde da planta. Se ela está saudável você pode cortar apenas a ponta da haste, retirando a região onde as flores foram produzidas. Agora, se a planta já está mais debilitada, o ideal é cortar a haste por inteiro, evitando, assim, que a planta gaste mais energia na produção de flores e acabe se exaurindo.

É isso

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


26.08.2010(Qui)0:10
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 12.03.2007(Seg)19:19
Mensagens: 886
Localização: Brasília - DF
Mensagem 
So acrescentando ao que o paulo disse.

Evite mover a planta de lugar independentemente se esta com ou sem flores. Ache um lugar definitivo que você note que ela gosta e evite ao maximo retirar a planta de lá. Ou ela vai sofrer stress de readaptação ao novo local.


26.08.2010(Qui)0:22
Perfil

Registrado em: 15.07.2007(Dom)18:07
Mensagens: 688
Localização: Sinop - MT
Mensagem 
É isso ai fabio...

Aproveitando o tópico...

Vou pegar mudas dessa planta:

Imagem

ela é nativa, agora não sei se é do MT ou do PA, já está nesse buriti a mais de 5 anos... Sempre da flores que são bem pequeninhas... A planta não tem nenhum cuidado, 'de vez em nunca' minha namorada ou minha cunhada rega elas.

Vou seguir as dicas que o Fabio listou com as correções... será que está de bom tamanho?

falows...

_________________
Imagem

J4ck_666: Jack Edson | Growlists & Wishlists


26.08.2010(Qui)0:44
Perfil

Registrado em: 04.06.2010(Sex)8:49
Mensagens: 52
Mensagem 
J4ck_666

ela é nativa, agora não sei se é do MT ou do PA, já está nesse buriti a mais de 5 anos... Sempre da flores que são bem pequeninhas... A planta não tem nenhum cuidado, 'de vez em nunca' minha namorada ou minha cunhada rega elas.

Vou seguir as dicas que o Fabio listou com as correções... será que está de bom tamanho?


J4ck_666 Cuidado, as recomendações foram para aquela espécie (phalaenopsis), esta deve precisar de muito sol, e provavelmente de menor umidade....

FABIO: Se a planta estiver saudavel, deixe dar flor e mesmo depois não corte a haste, phalaenopsis as vezes brotam pela haste floral....

Rega ai em Salvador acho que será necessario ser diária....

_________________
www.carnivorasantos.com


26.08.2010(Qui)7:43
Perfil Visitar website do usuário

Registrado em: 15.07.2007(Dom)18:07
Mensagens: 688
Localização: Sinop - MT
Mensagem 
CarnivoraSantos
Vc é o Geraldo?

Obrigado pela resposta.
Pode ser que ela precise das estações daqui mesmo, um periodo de seca com umidade abaixo dos 35% e zero chuva por alguns meses(4 meses no minimo) e outro periodo de chuva com umidade acima de 85% com chuvas 4 vezes ao dia pelomenos(4 meses no minimo).

Edit:
Abri esse tópico com mais fotos da orquidea: http://www.forum.clickgratis.com.br/vie ... vor#105155
falows...

_________________
Imagem

J4ck_666: Jack Edson | Growlists & Wishlists


26.08.2010(Qui)10:35
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 19 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB