Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 29.04.2024(Seg)0:50



Responder  [ 21 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo
 As daqui... 
Autor Mensagem
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 02.03.2008(Dom)8:10
Mensagens: 1338
Localização: Sertãozinho-SP
Mensagem Re: As daqui...
Li uma vez, que quanto mais luz, mais chances de saírem flores masculinas, que é o caso da sua, já que tem políneas. Os meus aqui só produziram flores masculinas...

_________________
Algumas fotos das minhas Plantas Carnívoras e Orquídeas:

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907


16.04.2012(Seg)22:39
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem Re: As daqui...
Oi Nildo e Bruno,

Sobre os Catasetums o que acontece é o seguinte: as plantas são monóicas (possuem flores de sexos separados no mesmo indivíduo) E hermafroditas (possuem flores com os dois sexos juntos), ou seja, as flores podem ser monóclinas (ter os dois sexos) ou díclinas (os sexos em flores separadas).
O tipo de flor produzido tem a ver com a quantidade de luz recebida pela planta, em geral, flores femininas são produzidas por plantas crescendo em ambientes mais ensolarados (em cultivo, sob sombrite 30%, por exemplo) e flores masculinas são produzidas por plantas em ambientes mais sombreados (na faixa dos 70%).
Flores hermafroditas são bastante raras, assim como flores masculinas e femininas simultaneamente (mais raro ainda é produzir os três tipos juntos, mas já vi acontecer), mas, em tese, isso é estimulado por uma iluminação intermediária.



Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


16.04.2012(Seg)23:42
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: As daqui...
Bruno Garcia escreveu:
Li uma vez, que quanto mais luz, mais chances de saírem flores masculinas, que é o caso da sua, já que tem políneas. Os meus aqui só produziram flores masculinas...


Mas não notei polén.. só larga a parte onde estaria o polén..
Vou tirar uma foto e mostrar.
Fotos da sua? :mrgreen:

Paulo Minatel: E quanto a 2ª foto aquela com aparencia de ovário? .. no quanto esquerdo da imagem.
Obrigado pelo esclarecimento!

Abrç.


17.04.2012(Ter)12:45
Perfil YIM
Avatar do usuário

Registrado em: 22.08.2011(Seg)20:35
Mensagens: 686
Localização: chapecó-sc brasil
Mensagem Re: As daqui...
é legal fazer o gatilho da catasetum disparar /psica mais nunca se esqueça quando vc dispara ele menos tempo a flor dura /psica

_________________
vinicius passou por aqui 8-)


17.04.2012(Ter)16:45
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem Re: As daqui...
Aquilo é um ovário não desenvolvido. A flor masculina tem as estruturas femininas, mas essas são inférteis (e vice versa no caso das flores femininas).

Sobre o pólen, ele está naquelas estruturas que são atiradas quando você toca nos gatilhos (aqueles dois fios que descem da coluna). Basta remover a capa da antera que você encontrará duas polínias (que nada mais são do que os grãos de pólen condensados).


Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


17.04.2012(Ter)16:48
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 27.03.2012(Ter)23:13
Mensagens: 138
Localização: Caxias do Sul
Mensagem Re: As daqui...
Vejo cultivadoras ordenhando no seu cultivo! cuidado com os pulgões /psica

_________________
Eu me comprometo a treinar meu corpo e meu espírito para a Paz


17.04.2012(Ter)21:00
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: As daqui...
MasterElias escreveu:
Vejo cultivadoras ordenhando no seu cultivo! cuidado com os pulgões /psica

São formigas.. não as tento tirar, pois no meu ponto de vista (um pouco embaçado... :lol: ) elas a protegem de outros insetos que venham a prejudicar a planta, como pulgões e largatas.. até hj não vi problema em elas ficarem por ali.
:mrgreen:

Paulo Minatel: Então quer dizer o pólen são essas duas partes redondas ?:
Imagem
Foto desfocada, mas foi a câmera.. quando de dia ela é de longe boa, mas a noite é froid..

Foi mau pela aula de taxonomia que obriguei vc a dar.. :mrgreen:
A capa da antera :
Imagem
Imagens pessimas mas úteis.. :lol: :lol:

Obrigado novamente!

Agradeço pelos comentários, desejo sucesso a todos!


17.04.2012(Ter)22:55
Perfil YIM
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 24.11.2011(Qui)22:00
Mensagens: 668
Localização: São Mateus, ES
Mensagem Re: As daqui...
Nildo Rodrigues escreveu:
MasterElias escreveu:
Vejo cultivadoras ordenhando no seu cultivo! cuidado com os pulgões /psica

São formigas.. não as tento tirar, pois no meu ponto de vista (um pouco embaçado... :lol: ) elas a protegem de outros insetos que venham a prejudicar a planta, como pulgões e largatas.. até hj não vi problema em elas ficarem por ali.
:mrgreen:

Olá Nildo.

O que o MasterElias quiz dizer é que algumas formigas e pulgões tem uma relação de esclavagismo, onde as formigas são como pastoras de pulgões. Elas consomem os escrementos ricos em açúcares dos pulgões e em troca disso as formigas protegem os pulgões e até carregam alguns para outras plantas para esses afídios possam se reproduzir (e produzir mais açúcar).
Outro exemplo são os humanos e as abelhas.
Olha aí as pastoras de pulgões:
Imagem

Acabe com os pulgões acabando com as formigas. Mas nã vá matando tudo que é formiga, acredito que boa parte das espécies não possui essa relação com os pulgões e as formigas são um prato cheio para as nossas nepenthes (pelo menos aqui em casa elas representam 90% da dieta das neps).

E quanto as orquídeas - que são muito bonitas-, nunca tinha visto esse mecanismo de atirar o pólem. Alguém sabe o motivo?

_________________
"Só é agricultor quem traz no peito o cheiro e o sabor de sua terra."

Growlist e Wishlist
Galeria


17.04.2012(Ter)23:12
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 04.10.2010(Seg)22:36
Mensagens: 945
Localização: Barra do Bugres - MT
Mensagem Re: As daqui...
É vivendo e descobrindo.. dessa eu não sabia mesmo.
Eu dando casa a elas e elas aproveitando da bondade kkkk. Mas como vc disse não é todas fiquei mais tranquilo.
thanks!


17.04.2012(Ter)23:24
Perfil YIM
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem Re: As daqui...
Oi Nildo,

É isso mesmo! As polínias são essas duas estrituras arredondadas.

Sobre as formigas, em geral elas são daninhas pro cultivo, mas no caso dos Catasetums costuma ser o contrário.
Essas plantas secretam néctar ao longo da inflorescência pra atrair as formigas, que protegem a haste (que contém tecidos mais tenros, logo mais apreciados por herbívoros) contra eventuais predadores.

Jadson - você pode ver o mecanismo aqui: http://www.youtube.com/watch?v=gNUg-8Aq21c
O que acontece nesse gênero é que as polínias estão ligadas a uma base com uma cola (veja a foto do Nildo). Quando a abelha polinizadora toca em um dos gatilhos, essa estrutura (polínias + base com cola) é arremessada sobre ela, e fica aderida em suas costas. A abelha, então, eventualmente, voa até uma flor feminina, onde as polínias se grudam no estigma, polinizando-a.

Se me lembro bem, as abelhas que polinizam as flores de Catasetum são os machos. Isso porque as flores secretam um aroma que atua como feromônio. Os machos raspam as flores pra tirar o aroma, que os tornam mais atraentes para as fêmeas.


Abs,

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


18.04.2012(Qua)18:12
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 21 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 15 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB