
Inicio de cultivo de Lithops
Olá pessoal, gostaria de compartilhar com vocês a experiência que estou tendo no cultivo de
Lithops, também conhecido como cactus pedra.
Como a maioria deve saber, os
Lithops tem grande valor ornamental por causa de sua peculiaridade e beleza. Ele pertence à família
Aizoaceae, que abriga plantas suculentas que desenvolveram meios para sobreviver em ambientes castigados pela seca (desertos e semi-desertos), mantendo, apesar de tudo, a sua cobertura verde(é um verdadeiro vencedor).
O Lithops é um gênero de plantas acaule, ou seja, o caule é tão reduzido que fica quase ausente morfologicamente, além de ser subterrâneo. Nesse gênero a estratégia é utilizar as folhas como meio de sustentar sua vida. Elas foram modificadas para servir de reserva nutritiva, o que difere de muitas outras espécies de cactus, onde as folhas são reduzidas a espinhos e é o caule que adquire a função de reservatório de água e energia.
Porém, mesmo sem espinhos esse guerreiro consegue se virar. Graças a sua morfologia reduzida e ao mimetismo de pedregulhos, ele consegue se camuflar no terreno desértico cheio de pedras, ficando a salvo de herbívoros famintos.
*Foto de Janine Hairan.Sem mais conversa eu vou explicar abaixo o que fiz, depois de ler muita coisa, para a tentativa de germinar as sementes de
Lithops.
1- Comprei as sementes numa loja no estado vizinho (Ceará), e junto adquiri também um ''kit germinação'', que vem com um fungicida e um pouco de ácido giberélico GA3, que é a giberelina, um hormônio vegetal usado na quebra de dormência e também aumenta a taxa de germinação

.
2- Dissolvi a giberelina com algumas gotas de álcool 70% (demora muito pra dissolver

), e depois aos poucos adicionei 250ml de água para os cerca de 100mg de GA3 (essa ordem tem de ser seguida). Feito isso eu coloquei um pouco da giberelina num potinho coletor junto das sementes e deixei virar a noite (12hrs).
Dia 11/12/20143- O substrato eu fiz usando um pouco de caco de telha, e uma mistura de 60% terra, e 40% areia de construção, que eu peneirei bem direitinho ate conseguir pedrinhas do tamanho que queria e coloquei 20 minutos no forno (do fogão), na temperatura máxima

.
Usei uma tigela um pouco alta (18cm) e transparente pra colocar tudo, fazendo furos no fundo para que a água escorra.




4- Eu montei o vasinho colocando os cacos de telha no fundo e depois de misturar a terra com a areia, coloquei a mistura até que ficasse um dedo abaixo da borda do pote. Depois eu coloquei o vaso já com o substrato dentro de um recipiente com água para encharcá-lo. Feito isso eu pus as sementes por cima e coloquei, usando uma peneira, uma camada beeem fina de areia também bem fina.





5- Por último, mas não menos importante eu passei plástico filme para deixar o ambiente interno mais úmido e ajudar na germinação, já que eu não tenho um estufa.
No primeiro dia eu deixei o vasinho dentro de um prato com água até cerca de 1/5 da altura. No outro dia eu já deixei o vaso fora d'água. Segundo li, devo manter o substrato sempre úmido até que germinem, o que deve acontecer em uma semana, depois disso devo regar por baixo a cada dois dias até encharcar, nunca deixando o substrato secar.
Coloquei o vaso na área aqui de casa, onde tem bastante luz, mas sempre de forma indireta para não cozinhar as coitadas das sementes.
15/12/2014Apenas quatro dias depois de semear, eu notei um fungo numa semente!!! Axo que a terra estava contaminada.
Usei o antifungo que veio no kit, preparando ele dissolvido em um bolco d'água e aplicando com um borrifador e para evitar mais problemas tratei de tirar o filme plástico que cobria o vaso

.
19/12/2014 Bom hoje, eu tive problemas com a pessoa que me vendeu as seeds. Percebi que tinha sido passado para trás nas sementes de
Nepenthes que comprei junto destas, por isso, não sei ao certo se fui enganado nas de
Lithops também. Resta aguardar... Até agora, nada de germinação.
Peço que deem sugestões e críticas, assim como também peço que apontem qualquer erro da minha parte.
Abraços e até a atualização.