Vicio novo, culpa de um amigo aqui de Brasília e é claro dos varios cactos que ja encontrei ai pelas minhas viagens. Quando começei a ler sobre eles vi que são de morfologia muito diversificada e alguns produzem flores belíssimas, então não tinha como não gostar. Pra inicio estou começando com espécies brasileiras de cactos globulares (maior parte Discocactus, Melocactus e Parodia), especialmente aqueles que tb existem em regiões por onde pude observa-los em habitat.
Aqui umas fotos da minha ainda pequena coleção:

Discocactus zenthnerii ssp. boomianus Esse tem aureolas com muitos espinhos longos de cor branca, que fazem um efeito muito bonito. Originario do Sul da chapada diamantina (Morro do Chapéu)

Discocactus bahiensis

Discocactus heptacanthus . Esse é muito interessante pois cresce achatado no solo como um prato.

Pequeno seedling de Discocactus pseudoinsignis

Uebelmannia pectnifera ssp crebispina .

Parodia ottonis e Parodia haselbergii

Parodia magnifica Exemplar com 40 cm de altura, presente do meu amigo Cactofilo Bento Faria

Melocactus matanzanus espécie originaria de Cuba

Melocactus ssp. Melocactus zenthnerii (a frente) e Melocactus ernestii (atrás)
E o xodó maior da minha coleção:

Discocactus horstii. Planta endemica de uma unica encosta de cascalho de quartzo em Grão Mogol - MG É um dos menores cactos brasileiros e uma das menores espécies de Discocactus e uma das mais raras na natureza. Felizmente é encontrado facilmente em cultivo (NA EUROPA É CLARO). Tem 8 cm de diametro no maximo quando adultos. As costas bem pronunciadas e as muitas aureolas com espinhos de morfologia unica de cor branca contrastante com o corpo da planta fazem dela uma planta muito atraente. Este nunca tive oportunidade de ver em Habitat ainda que ja tenha ido varias vezes a Grão Mogol (sem saber onde é o habitat naquela serra enorme tb...........) Consegui encontrar para comprar e me custou os olhos da cara, mas valeu a pena:)
É isto por enquanto
Um abraço
Adilson