Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)16:21



Responder  [ 64 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 7  Próximo
 Iniciantes - Programa de Apadrinhamento Intelectual (PAI). 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem Iniciantes - Programa de Apadrinhamento Intelectual (PAI).
Este tópico tem a finalidade de auxiliar todo e qualquer forista, em especial os iniciantes, portanto, antes de abrir um tópico, poste aqui sua dúvida.

No PAI os foristas mais experientes que tiverem interesse em ajudar os iniciantes podem apadrinhá-lo. Esse apadrinhamento não terá como finalidade doações de sementes/mudas, e sim auxílio com dúvidas decorrentes do cultivo, ou início do cultivo.

O apadrinhado terá em seu nick uma tarja "apadrinhado" que será mantida por um período máximo de 3 meses, ele não deve fazer pedido de sementes ou mudas ao padrinho e todas as regras do fórum devem ser respeitadas.

O padrinho poderá rejeitar seu apadrinhado a qualquer momento, devendo informar à administração que esse não é mais apadrinhado para que a tarja seja removida do nick do iniciante. O padrinho não é obrigado a realizar nenhum tipo de doação.

As dúvidas podem ser postadas aqui ou enviadas ao devido padrinho por MP ou outra forma que o padrinho disponibiliar.

Para manter o tópico mais enxuto, aqui está a lista de padrinhos e vagas disponíveis até o momento.

- PHD Pereira: 2 ou 3 vagas (vagas para daqui 3 semanas)
- Maurício Ervilha: 1 vaga
- Marcelucena - 1 ou 2 vagas
- Rafael Dornelas - 2 vagas
- dion - número de vagas a confirmar
- Pedro Batalha - 1 vaga

O pedido de apadrinhamento deve ser feito por MP ao padrinho pretendido.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


Editado pela última vez por Bode em 18.03.2010(Qui)9:01, em um total de 6 vezes.



19.11.2009(Qui)12:25
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 15.12.2008(Seg)14:07
Mensagens: 133
Mensagem Minha primeira Planta Carnívora
Em primeiro lugar, se vc é usuário novo, bem vindo ao forum! Leia este texto e preste bem atenção!

O que é uma planta carnívora afinal?????? [Wikipédia]

Plantas carnívoras são plantas com a habilidade de capturar animais e, através de enzimas digestivas, extrair compostos nitrogenados para seu próprio aproveitamento. São normalmente habitantes de solos pobres e encharcados, com pouca disponibilidade de nitratos (essenciais para a síntese da molécula de clorofila), dependendo assim do nitrogênio contido nas proteínas dos animais.
As plantas carnívoras são nativas da faixa tropical, ocorrendo no Sudeste Asiático, América e Austrália, umas poucas no sul da Europa e África, muito embora existam gêneros ou famílias inteiras adaptados ao clima temperado.


Espécies
Existem diversas espécies de plantas carnívoras. Elas são extremamente distintas entre si com respeito às estruturas reprodutivas, o que indica que podem ter evoluído paralelamente, e que sua habilidade de capturar e digerir seja uma convergência evolutiva. Entretanto, algumas estratégias de captura são similares, como nos animais.

Droseras, Drosophyllum e Byblis [link no forum]
São plantas carnívoras que se alimentam de uma forma singular, as plantas possuem gotículas de uma substância pegajosa em suas folhas e caule, de modo que se um inseto pousar na mesma, a planta se dobra na região em que o ser pousou e absorve os seus corpos.

Drosera burmannii
Imagem

Drosera capensis
Imagem

Drosera intermedia
Imagem

Drosera spatulata
Imagem


Dionaea [link no forum]
A dionaea (Dionaea muscipula) é uma planta carnívora que pega e digere presa animal (normalmente insetos e aracnídeos). A estrutura de captura é formada por dois lóbulos unidos pela base e presos na ponta de cada uma das folhas. A planta também é conhecida como Vênus papa-moscas, em alusão à deusa grega do amor e da fertilidade (inclusive vegetal).

Dionaea muscipula
Imagem


Nepenthes [link no forum]
As plantas desta espécie possuem na ponta de suas folhas estruturas semelhantes a jarros, sendo na verdade continuações da própria folha modificadas, com as bordas do limbo unidas formando uma ânfora. Sobre a abertura desta ânfora encontra-se uma estrutura semelhante a uma "tampa", normalmente colorida, servindo de proteção estática para que a armadilha não se encharque. Isso faz com que apenas uma porção de líquido encontre-se em seu interior, e é neste líquido que insetos, aranhas, e mesmo pequenos pássaros ficam presos ao escorregarem para dentro do tubo - atraídos pelas cores e pelo brilho de glândulas situadas na base da tampa. Uma vez dentro, uma parede cerosa e pêlos no interior da folha voltados para baixo evitam que esta possa ser escalada, e ali os animais são digeridos.
Esta família possui os maiores espécimes de plantas carnívoras e tem a forma de uma trepadeira (sendo que a estrutura entre a folha e a armadilha atua na sustentação da planta, de maneira análoga às gavinhas das uvas).

Nepenthes alata
Imagem


Pinguiculas [link no forum]
É um género de plantas carnívoras que têm um sistema de armadilhas parecidas com o das droseras e 77 espécies. Pertence à família Lentibulariaceae. Nativo da Europa, Ásia e Américas.

Pinguicula esseriana
Imagem


Sarracenias, Heliamphoras, Darlingtonias e Cephalotus [link no forum]

Esta família consiste de plantas carnívoras com folhas saindo de um rizoma subterrâneo, folhas estas unidas pelas bordas formando um comprido jarro, semelhante Nepenthes. Compreende os gêneros Sarracenia, Darlingtonia (ambas naturais da América do Norte) e Heliamphora (natural da América do Sul), todos estes gêneros semelhantes entre si, diferindo mais explicitamente apenas na estrutura do prolongamento superior da armadilha (a "tampa").
Encontradas na sua maioria em climas temperados, as plantas entram em um período de dormência nas épocas mais frias do ano.
Quanto a Cephalotus, a Cephalotaceae é uma família cuja única espécie é Cephalotus folicularis. Esta espécie possui uma elaborada, mas pequena, armadilha do tipo ânfora (uns poucos centímetros no máximo), e está restrita ao sudeste da Austrália.

Sarracenia sp. x s. minor
Imagem

Cephalotus follicularis
Imagem


Utricularias, Genliseas e Aldrovandas [link no forum]

A Utricularia (do latim utriculus= pequena garrafa) é uma planta carnívora da familia Lentibulariaceae. As espécies desta familia são semi aquáticas ou aquáticas. A utricularia desenvolveu um estranho sistema de armadilhas com válvulas conseguindo pegar e digerir pequenos seres aquáticos.
Quanto a Genlisea, é uma planta capaz de capturar protozoários e pequenos insetos através de suas raízes modificadas, por isso é dito que ela é uma planta carnívora, tendo folhas e flores semelhantes às das Utricularias.
A Aldrovanda é uma planta carnívora aquática, não enraizante, dotada de armadilhas ativas. Nativa em regiões dispersas da Europa, Ásia, Austrália e África.

Utricularia blanchetii
Imagem

abs
RTGR

_________________
GrowList/WishList


Editado pela última vez por RTGR em 19.11.2009(Qui)13:29, em um total de 12 vezes.



19.11.2009(Qui)12:39
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Excelente idéia!

Será q consigo algum padrinho? Ainda mais gora q causei indignação/cólera de alguns desta comunidade?
(brincadeirinha gente!!!)

Parabéns pela iniciativa Bode!


Abç.
MarcielS.


19.11.2009(Qui)14:19
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
MarcielS,

Esse programa de apadrinhamento já existia, só que foi desativado por alguns probleminhas, então resolvi, juntamente com alguns amigos, reativá-lo para ajudar os iniciantes. :wink:

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


Editado pela última vez por Bode em 19.11.2009(Qui)22:26, em um total de 1 vez.



19.11.2009(Qui)14:42
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 15.12.2008(Seg)14:07
Mensagens: 133
Mensagem 
Galera:

Duas vagas (já preenchidas!)

abs
RTGR

_________________
GrowList/WishList


19.11.2009(Qui)14:45
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 07.10.2009(Qua)12:36
Mensagens: 758
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Bode escreveu:
MarcielS,

Esse programa de apadrinhamento já existia, só que foi desativado por alguns probleminhas, então resolvi, juntamente com alguns amigos, reativá-lo para ajudar os iniciantes. :wink:

Estou com vaga para mais 2 apadrinhados, 1 vaga já ocupada.



De qualquer forma é muito boa a idéia meu amigo.

Fico tentado em prencher essa vaga (lógico, se você me permitir), mas acho que estaria somente tomando a vaga de alguem que realmente precise desse acompanhamento (sem querer ser arrogante).

A menos que você ache necessario.


Abç Bode.
Marciel Suguimoto


19.11.2009(Qui)14:53
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 18.04.2008(Sex)8:14
Mensagens: 862
Localização: São Carlos - SP
Mensagem 
Posso apadrinhar 2 pessoas, interessados entrar em contato por MP ou e-mail do meu perfil.

No e-mail coloque no "assunto" que é do fórum (para não ser deletado como lixo eletrônico) e no e-mail coloque seu nick e seu nome.

_________________
Abraços, Bode (Eduardo).


Editado pela última vez por Bode em 22.07.2010(Qui)11:24, em um total de 2 vezes.



19.11.2009(Qui)16:16
Perfil
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 25.07.2007(Qua)19:28
Mensagens: 1190
Localização: Ipatinga / São João Del Rei MG
Mensagem 
por falar em msn, mudei o meu. Podem me adicionar avontade!

_________________
Paulo Henrique Dias
Nem todo vento traz frieza e tempestade...
Canibal vegetariano devora planta carnívora
Minha Grow List


19.11.2009(Qui)16:36
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 23.03.2007(Sex)2:00
Mensagens: 1076
Localização: Belo Horizonte, MG
Mensagem 
Olá pessoal!

Parabéns aos Padrinhos!

Sei o quanto esse programa é importante para quem está no começo, pois iniciei meu cultivo sendo apadrinhada pelo amigo Fábio, e ele me ajudou demais! :D

Aos padrinhos: favor enviar MP para mim ou para o Carlos informando quem vocês apadrinharam. Assim, os seus afilhados receberão a tarja.

Grande abraço,

_________________
Liza Kamei


19.11.2009(Qui)16:41
Perfil

Registrado em: 19.11.2009(Qui)19:29
Mensagens: 1
Mensagem Dionaea!!! AJUDA PORFAVOR!
:?: :?: :!: :!: Oi gente eu comprei uma Dionaea a mais ou menos 1 mes ela tá bem e já criou armadilhas aereas e tudo.
Eu a deixo no sol com agua destilada e tudo mais o problema é que de ums tempos pra ca ela não tem fechado mais as armadilhas (ela tem 12 folhas mas só 3 funcionam....) e alem das folhas não estarem vermelhas ela abre as armadilhas antes de digerir os insetos...

Eu tenho a alimentado com tatus-bola pois aqui em casa não tem moscas e eu não sei o que dar pra ela..
Como os tatu-bola sao muito grandes eu pego os menores e pra evitarem que escapem eu os mato primeiro e os ponho na armadilha.
O problema é que agora ela fecha mas depois de um tempo abre as armadilhas cujo os tatus-bola foram colocados mortos..O problema é que ela não sabe comer sozinha. eu não sei o que fazer....


:arrow:
:( por favor me ajudem eu já tive umas 3 carnivoras quando menor mas todas morreram eu não quero que essa morra tambem..eu ate ja dei um nome pra ela: Miranda (pois minha mae tem um sapo de pelucia chamado Miranda e como sapo come inseto e plantas carnivoras tambem...)

_________________
Cynthia

Numero de plantas carnivoras: 1 - Dionaea

Inesperiente


19.11.2009(Qui)19:42
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 64 mensagens ]  Ir para página 1, 2, 3, 4, 5 ... 7  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB