Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 04.05.2024(Sáb)12:02



Responder  [ 7 mensagens ] 
 Compendium de Híbridos 
Autor Mensagem
Avatar do usuário

Registrado em: 13.02.2010(Sáb)22:21
Mensagens: 394
Localização: São Paulo, SP
Mensagem Compendium de Híbridos
Estava pensando nessa idéia hoje de manha quando, ao tomar banho, estava tentando lembrar qual era a composição de algums hibridos famosos de Nepenthes, que recebem nomes próprios.

Que tal se fizéssemos um compendium sobre isso? Um banco de dados dos nomes usuais de hibridos dos principais generos. Nepenthes, Drosera, Pinguicula, são os que lembro de momento que tem um grande numero de hibridos difundidos e que muitas vezes (até pela grfia incorreta/imprecisa dos nomes) confundem agente sobre ser um hibrido ou uma especie, por exemplo quando se le: "P. wesser", pra quem não conhece o hibrido, parece ser uma espécie.

Qual Nepentheiro nunca se perguntou: "N. 'chelsonii' é o que mesmo??", ou algo do tipo?

Bom, a sugestao seria quem sabe um moderador criar o tópico a respeito e fixar. Pode ser Um para cada genero (talvez cada um com um moderador mais familiarizado com o genero?). Entao o moderador administra o tópico, e quem tiver adições ou questionamentos sobre o banco de dados, escreve no tópico, e o moderador pode editar, completando-o ou corrigindo-o.

Enfim, é apenas uma idéia bruta, que pode se rmelhorada. Fica a sugestão.


14.04.2010(Qua)12:25
Perfil ICQ
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)22:29
Mensagens: 244
Localização: Fortaleza-CE
Mensagem 
André,
Como existem muitos híbridos, penso que o ideal seria uma lista com apenas os que já estão sendo cultivados nacionalmente. Poderia haver outra lista para as espécies também. Seria como uma growlist do país.
Fica a sugestão.
Abraço.
Pedro.

_________________
"Seríamos bem melhores se não quiséssemos ser tão bons." Sigmund Freud


14.04.2010(Qua)12:47
Perfil

Registrado em: 15.01.2010(Sex)19:43
Mensagens: 1271
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Gostei da ideia, às vezes não sei se uma planta é híbrido e isso ajudaria muito. Até ler esse tópico eu achava que a P. weeser era uma espécie, só pra ter ideia de como eu estou informado :lol:

_________________
Imagem

Meu blog junto com o Vitor Meireles de plantas carnívoras:
http://carnivorastop.blogspot.com/


14.04.2010(Qua)16:46
Perfil Visitar website do usuário
Avatar do usuário

Registrado em: 13.02.2010(Sáb)22:21
Mensagens: 394
Localização: São Paulo, SP
Mensagem 
Pedro Emidio escreveu:
André,
Como existem muitos híbridos, penso que o ideal seria uma lista com apenas os que já estão sendo cultivados nacionalmente. Poderia haver outra lista para as espécies também. Seria como uma growlist do país.
Fica a sugestão.
Abraço.
Pedro.


Nossa. será que a lista ficaria TAO imensa a esse ponto? Talvez vc tenha razão kkk. É muito hibrido. Mas nem sempre todos saberão o que é e o que não é cultivado nacionalmente... e os hibridos "gringos" as vezes precisam ser citados pra um monte de coisas. Em todo caso, é uma coisa a se pensar, como separar as listas da forma q vc falou =O

Bruno e Rodrigo: P. 'wesser' é o inverso do hibrido P. x sethos, ou seja: P. moranensis x P. ehlersiae, ou pelo menos se não me engano é assim, alguem me corrija se eu tiver me equivocado. Usei a wesser de exemplo JUSTAMENTE pq to acostumado a ler ela escrita por ai sem X, sem aspas, sem nada, dando a entender q é uma espécie, e é exatamente ESSE tipo de coisa que causa confusões. Portanto voces não tem muita culpa em achar q ela era uma espécie. Hibridos sao cheios de truques =)


15.04.2010(Qui)2:35
Perfil ICQ
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.04.2007(Seg)23:12
Mensagens: 1613
Localização: Colatina/ES - Brasil
Mensagem 
Olá, pessoal!
Sobre nomenclatura de plantas, em especial dos híbridos, tenho esse post no meu blog:

http://nepentheiros.blogspot.com/2009/06/o-texto-abaixo-e-uma-traducao-adaptada.html

O texto é meio longo e chato, mas é bem completo. Espero que seja útil!
[ ]'s

_________________
Abraços capixabas!

MIGUEL ANGELO PANDINI


15.04.2010(Qui)15:50
Perfil Visitar website do usuário
Destaque
Avatar do usuário

Registrado em: 09.10.2008(Qui)22:29
Mensagens: 244
Localização: Fortaleza-CE
Mensagem 
André Fabri escreveu:
... e os hibridos "gringos" as vezes precisam ser citados pra um monte de coisas.


André,
Quando tenho alguma dúvida sobre híbridos cultivados mundialmente, geralmente recorro ao CP Photo Finder http://www.cpphotofinder.com/Nepenthes.html
Essa ferramenta não é 100% completa, mas ajuda bastante.
Vale lembrar que ela não é totalmente confiável, pois plantas com identificação errada ou duvidosa já entraram na lista como exemplificadoras de determinada espécie ou híbrido.
Abraço.
Pedro.

_________________
"Seríamos bem melhores se não quiséssemos ser tão bons." Sigmund Freud


15.04.2010(Qui)16:48
Perfil
Avatar do usuário

Registrado em: 13.02.2010(Sáb)22:21
Mensagens: 394
Localização: São Paulo, SP
Mensagem 
Verdade Pedro, o site é bom, mas é sempre bom cruzar as informações =P

Miguel, obrigado, eu inclusive ja li seu post sobre a nomenclatura e é muito util.

Mas a sugestao seria sobre um banco de dados simples e objetivo, tipo "putz vi um nome de um hibrido que nem sei qual é". Vai na lista, por ex:

N. 'Dicksoniana' = N. veitchii x N. rafflesiana

Ah pronto, ja sei que hibrido é. Quem sabe uma foto de um jarro upper e um jarro lower quando for possivel tb ajude.


15.04.2010(Qui)22:12
Perfil ICQ
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 7 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB