Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)18:20

Responder  [ 15 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Olá pessoas! novato se apresentando ! 
Autor Mensagem

Mensagem Olá pessoas! novato se apresentando !
Oi gente, tudo bem?
Me Chamo Fernando, sou de São Paulo e estou "iniciando novamente" o cultivo das lindonas PC's
Vou apresentar minhas filhotas pra vocês:

Imagem
Essa é minha dionaea, tenho ela hà uns 3 meses, e ela vem se recuperando bem da queda que o correios fez ela tomar kk

Imagem

Essa é a minha capensis que comprei do Carnívora Shopping, há dois meses (acho que tá ficando bonitona kkk)

12.12.2011(Seg)21:59

Mensagem Re: Olá pessoas! novato se apresentando !
Imagem

A minha problemática Khasiana x Ventricosa, que lançou um jarro comigo e uma folha só :( [ ela só tem UM jarro vamos dizer "usável", e o resto secou tudo, estou preocupado com ela. Ela chegou faz duas semanas do Carnívora Shopping também.

Imagem

Leucophylla, a menina dos meus olhos. Ela é from Ono, e já tá bem acostumada e comendo igual uma louca! (por incrível que pareça, ela em 20 dias comigo lotou os jarros que vieram praticamente vazios com moscas, e dá pra ver no jarro da esquerda uma manchinha mais deslocada pra cima, que era mais uma mosca que ela pegou. Acho que esse lugar é ótimo pra elas, tem sol, arvore no quintal do lado que atrai insetos...)

e tem uma D.binata que estou recuperando, o malvado do meu primo esqueceu ela na garagem e ela tá bem mal, espero conseguir recuperá-la!

Sugestões (principalmente sobre a Nepenthes Khasiana X Ventricosa serão muuuuuuuito bem vindas), criticas e tudo o que quiserem falar pra mim vou tentar levar comigo, acho que eu tenho muito a aprender e vocês muito a me ensinar! haha

See ya!

12.12.2011(Seg)22:14
Moderador

Seja bem vindo!!!

Vc já tem belissimas plantas, a dionaea ta linda, sem falar da Sarracenia... De bastante sol a elas...

A D. capensis ta bonita também e parece estar bem saudável...

Com a sua Nepenthes Khasiana x Ventricosa, verifique a condição do substrato dela... Vc pode borrifar várias vezes água nela, elas adoram...

Parece ser uma planta bem saudável, com dois caules de crescimento.. Pode ser que esteja se adaptando ao ambiente... Vejo se não me angano, água destilada no fundo... Vc ta fazendo certo...

Seja muito bem vindo, qualquer dúvida estarei aqui... Abs..

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto

12.12.2011(Seg)22:51
Perfil Visitar website do usuário

Comprei a água destilada especialmente pra Neps! Acho que ela é mais delicada e complicada pro meu clima, meu não, o clima instável de São Paulo.
As outras acostumaram com a água descansada, não quero usar a destilada pois tenho medo de causar algum choque nela kkk

Bom, em relação a Nepenthes, eu não mexi e acho que nem tenho condições de mexer no substrato dela, não vou arriscar uma coisa dessa logo de inicio! Eu percebi que quando eu rego ela, a água não sai pelo fundo do vaso, dai então comecei a borrifar água no substrato além de borrifar nas folhas, claro (não sei nem quantas vezes eu borrifo ela de tantas vezes, minha mãe fica até irritada porque ela diz que na natureza não tem ninguém pra ficar "fup fup fup" toda hora com o borrifador nela kkk)

E acho que a Binata se recuperou hein! não sei se o que eu vejo crescer cada dia mais nela é uma haste floral, depois tiro foto e posto para vocês verem!

13.12.2011(Ter)10:32
Moderador

As Neps, gostam de substrato bem arejado... O fato de não escorrer bem a água, é algo á se preocupar...

Se for fácil encontrar musgo sphagnum aí, recomendo a troca do substrato... removendo a planta do vaso e com o borrifador lavar e tirar o substrato antigo causando o mínimo de dano as raízes frágeis...

Sphagnum fervido.. e areia de quartzo ou izopor ou perlita em proporcões iguais... 1/1

Compensa, pois a planta desenvolve bem melhor depois disso...

Abs... Bom cultivo..

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto

13.12.2011(Ter)11:27
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Olá!

Belas plantas! Você tem duas dionaeas ali na primeira foto.

A N.khasiana x ventricosa parece bem. Quando você estiver mais seguro sobre como fazer, é bom trocar o substrato por outro mais aerado.
Sobre os ascideos queimados, é importante saber que enquanto houver líquido em seu interior, a planta ainda estará retirando nutrientes, então não corte eles até a nep estar totalmente adaptada ao novo ambiente. 8-)

Abç.

13.12.2011(Ter)11:39

Depois vou tentar tirar ela com o substrato do vaso pra ver o que acontece. Esqueci de perguntar pro Laudio o porque disso, mas creio que ele deve saber o que fez né? Até onde sei ninguém nunca teve problema com ele.E eu tenho medo de arriscar mexer nela, creio que eu deveria ter começado com uma Alata ao invés da Khasiana x Ventricosa :|
O broto menor dela já abriu mais uma folha, vou tirar umas fotos dela aqui e já coloco pra vocês verem!

13.12.2011(Ter)13:16
Destaque

WAFERnando escreveu:
... vou tentar tirar ela com o substrato do vaso pra ver o que acontece. Esqueci de perguntar pro Laudio o porque disso, mas creio que ele deve saber o que fez né? Até onde sei ninguém nunca teve problema com ele.E eu tenho medo de arriscar mexer nela, creio que eu deveria ter começado com uma Alata ao invés da Khasiana x Ventricosa :|
O broto menor dela já abriu mais uma folha, vou tirar umas fotos dela aqui e já coloco pra vocês verem!

Sim, o Laudio deve saber o que faz. Idependente disso, é bom saber que todo substrato envelhesse (até o sphagnum) e a maioria se decompõe em nutrientes indesejáveis as pcs. Geralmente o substrato e trocado em média a cada dois anos.

A khasiana x ventricosa (ou ventricosa x khasiana) é uma hibrida muito resistente e de fácil manuseio, quase como uma alata. Gosta de ambiente com muita luminosidade mas não suporta bem o sol direto.
Mantenho as minhas em substrato bem aerado, sphagnum + turfa + perlita, e seu crescimento é ótimo.

13.12.2011(Ter)13:44

Imagem

O substrato dela, ele é bem soltinho! só fica mais uniforme com as borrifadelas que dou nele!

Imagem
O único jarro que abriu aqui, acho que só abriu porque ele já estava pra abrir mesmo kk

Imagem
Uma gavinha que tá ficando maiorzinha, mas de uns dias pra cá parece que ela estacionou =[

Imagem
Acho que infelizmente esse tá abortado, cada dia mais escuro :(

e em outras folhas tem uns bem pequeninhos, nas novas folhas também.
[desculpa pela qualidade horrível das fotos]

13.12.2011(Ter)14:06
Destaque

Bem vindo Fernando! Suas plantas estão bonitas e c aspécto saudável. Pelo visto vc já tem uma boa experiência c PCs, boa sorte no cultivo. Abço.

13.12.2011(Ter)19:35
Responder   [ 15 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo