Apresentação e Dúvidas de novato no cultivo de PC
Olá a todos, sou novo por aqui e nunca conversei com ninguém, mas andei lendo muitas coisas úteis e interessantes, que me ajudaram muito. Porém estou com uns probleminhas que eu não consegui sanar apenas fuçando e lendo.Caso sejam dúvidas frequentes e já houverem respostas, por favor me mande os links.
Há menos de um ano que tenho alguns exemplares de dionaea e já tenho alguns problemas. Ai vão:
- Uma dionaea, adquirida ainda muito pequena em um substrato de pó de pinus com pouco sphagnum, o qual eu troquei por sphagnum morto com areia e argila expandida lavada no fundo do vaso, se desenvolveu absurdamente bem. Em aproxmadamente 5 meses ela cresceu muito (armadilhas de até 1 cm para armadilhas de até 4,5 cm e as folhas agora com até 6 cm de comprimento).
Fiquei extremamente feliz e satisfeito.
Quando a comprei, achei que estivesse saindo da dormência (haha, como se as grandes lojas cuidassem disso) porém depois de soltar dois talos da floração (cortei bem rente logo que começaram a surgir), ela parou de produzir armadilhas e as 7 que restaram estão durando um tempo maior que o comum. nos ultimos dias surgiram 6 novas armadilhas com tamanho consideravelmente reduzido e 2 folhas que não possuem armadilha.
Estes são indicios da dormencia correto?
Agora seria inverno no habitat natural. Devo respeitar isso ou devo mante-la ainda com os cuidados de sempre e induzir a dormencia somente durante o inverno brasileiro??? seriam 2 dormencias, qual impacto teria na planta?
- ela realmente recebe bastante sol direto (acostumei aumentando aproximadamente 1 hr por semana) e mesmo assim as armadilhas só adquiriram uma fraquissima coloração avermelhada. existe alguma variedade de
D. Muscipula que possui menos Antocianina?? por isso ela não fica vermelha mesmo no sol direto???? tenho outras que com menos luz já ficam realmente vermelhas.
- tenho um vaso com diversas dionaea, que cresceram e agora cada uma delas tem mais de uma roseta debaixo do substrato e dão mtas folhas e mtas armadilhas. É bonito, mas elas acabam nascendo sobrepostas e armadilhas se fecham sobre armadilhas. Além das novas e minúsculas dionaea nascendo ao redor das outras.
Devo separar todas as rosetas que estão se multiplicando, e também separar as pequeninas que estão surgindo pelo vaso sufocadas ??????
Acho que escrevi demais. Me desculpem, espero que alguem tenha paciência de ler e me ajudar.
ai está ela na semana passada!

obs : apesar de ter trocado o substrato, mantive parte da casca de pinus moida distribuida por cima porque era minha única chance de sphagnum vivo. e deu certo, o sphagnum demorou mas começou a aparecer.
acho que é só isso hehehe.
desde já obrigado, este fórum é mto bom!