Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 03.05.2025(Sáb)18:15

Responder  [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Apresentação e Dúvidas de novato no cultivo de PC 
Autor Mensagem

Mensagem Apresentação e Dúvidas de novato no cultivo de PC
Olá a todos, sou novo por aqui e nunca conversei com ninguém, mas andei lendo muitas coisas úteis e interessantes, que me ajudaram muito. Porém estou com uns probleminhas que eu não consegui sanar apenas fuçando e lendo.Caso sejam dúvidas frequentes e já houverem respostas, por favor me mande os links.

Há menos de um ano que tenho alguns exemplares de dionaea e já tenho alguns problemas. Ai vão:

- Uma dionaea, adquirida ainda muito pequena em um substrato de pó de pinus com pouco sphagnum, o qual eu troquei por sphagnum morto com areia e argila expandida lavada no fundo do vaso, se desenvolveu absurdamente bem. Em aproxmadamente 5 meses ela cresceu muito (armadilhas de até 1 cm para armadilhas de até 4,5 cm e as folhas agora com até 6 cm de comprimento).
Fiquei extremamente feliz e satisfeito.

Quando a comprei, achei que estivesse saindo da dormência (haha, como se as grandes lojas cuidassem disso) porém depois de soltar dois talos da floração (cortei bem rente logo que começaram a surgir), ela parou de produzir armadilhas e as 7 que restaram estão durando um tempo maior que o comum. nos ultimos dias surgiram 6 novas armadilhas com tamanho consideravelmente reduzido e 2 folhas que não possuem armadilha.

Estes são indicios da dormencia correto?

Agora seria inverno no habitat natural. Devo respeitar isso ou devo mante-la ainda com os cuidados de sempre e induzir a dormencia somente durante o inverno brasileiro??? seriam 2 dormencias, qual impacto teria na planta?

- ela realmente recebe bastante sol direto (acostumei aumentando aproximadamente 1 hr por semana) e mesmo assim as armadilhas só adquiriram uma fraquissima coloração avermelhada. existe alguma variedade de D. Muscipula que possui menos Antocianina?? por isso ela não fica vermelha mesmo no sol direto???? tenho outras que com menos luz já ficam realmente vermelhas.

- tenho um vaso com diversas dionaea, que cresceram e agora cada uma delas tem mais de uma roseta debaixo do substrato e dão mtas folhas e mtas armadilhas. É bonito, mas elas acabam nascendo sobrepostas e armadilhas se fecham sobre armadilhas. Além das novas e minúsculas dionaea nascendo ao redor das outras.

Devo separar todas as rosetas que estão se multiplicando, e também separar as pequeninas que estão surgindo pelo vaso sufocadas ??????

Acho que escrevi demais. Me desculpem, espero que alguem tenha paciência de ler e me ajudar. :mrgreen:

ai está ela na semana passada!
Imagem
obs : apesar de ter trocado o substrato, mantive parte da casca de pinus moida distribuida por cima porque era minha única chance de sphagnum vivo. e deu certo, o sphagnum demorou mas começou a aparecer.

acho que é só isso hehehe.
desde já obrigado, este fórum é mto bom!

20.01.2012(Sex)0:28

Mensagem Re: Apresentação e Dúvidas de novato no cultivo de PC
Primeiramente bem vindo ao fórum. Eu não entendo muito de dormencia, vou deixar pra um mais experiente. Quanto a coloração, já tentou dar a mesma incidencia de sol que você dá pras mais vermelhas? Não sei a explicação pra isso, mas vai que rola rsrsrs.
Separa só as pequenas que não estão tão perto da maior.

20.01.2012(Sex)1:08
Perfil Visitar website do usuário
Moderador

Seja bem vindo!!! Espero que o fórum seja bem útil a você...

As dionaeas, para ficar bem vermelhas, tem que evitar fechar as armadilhas, e receber sol pleno o máximo de tempo possível, somente algumas horas, não ajuda com a coloração...

Você pode separar as mudas, para não ficar sobrepostas uma das outras, essa é a melhor época pra isso... Mas não terá problema dexa-la assim...

Para uma dormência bem sucedida, no inverno a temperatura tem que ficar próximo a 15C... Se ela parou de crescer verifique o substrato...

Abs... Té +

Minha Growlist

''Never Give Up''

Luiz Fernado Canova Augusto

20.01.2012(Sex)11:21
Destaque

Bem vindo ao Fórum! Realmente quanto mais sol mais vermelhas ficam as armadilhas, porém existem sim algumas espécies, as Greens, que mesmo expostas ao sol direto durante todo o dia não ficam vermelhas. Quando desenvolve haste floral, a planta gasta muita energia concentrada na haste podendo ocasionalmente gerar alguma anomalia nas folhas e armadilhas que em pouco tempo deve voltar ao normal. Já aconteceu comigo de algumas D. morrerem porque não cortei a h. floral, mas não é uma regra. Quanto ao substrato, casca de pinus não é recomendado, vc vai encontrar aqui no Fórum vários tópicos sobre substratos p/ PCs. Espero ter ajudado. Abço.

24.01.2012(Ter)21:46

Ola seja bem vindo uma coisa eh certa o pessoal de floricultura não sabem cuidar de pcs uma mulher de uma floricultura insiste em falar planta come come ela falava que ela crescia em arvores na amazonia eu corigi ela de fio a pavio e todos os clientes fizeram uma roda en volta de mim e quando eu terminei todos eles aplaudiram e a mulher so virou as costas e disse exibido e eu nunca mais fui naquela floricultura e sempre falei para as pessoas nunca irem la pois ela não sabe nada de plantas e parece que a floricultura esta falindo :twisted:

24.01.2012(Ter)22:08

vinicius romancini escreveu:
Ola seja bem vindo uma coisa eh certa o pessoal de floricultura não sabem cuidar de pcs uma mulher de uma floricultura insiste em falar planta come come ela falava que ela crescia em arvores na amazonia eu corigi ela de fio a pavio e todos os clientes fizeram uma roda en volta de mim e quando eu terminei todos eles aplaudiram e a mulher so virou as costas e disse exibido e eu nunca mais fui naquela floricultura e sempre falei para as pessoas nunca irem la pois ela não sabe nada de plantas e parece que a floricultura esta falindo :twisted:

Puts crescer em árvores na amazônia é tenso hein... onde será que ela ouviu isso? :lol:
Gostei da história KKKKK :P

25.01.2012(Qua)15:42

Ela deve ter aprendido no mundo maginario dela kkkk :mrgreen:

25.01.2012(Qua)18:31
Destaque

Igor seja bem vindo ao forum, na parte da Dionaea possui muitas informações das quais você precisa, pois esta é uma planta muito procurada e sempre surgem novas duvidas... Mas por experiência própria se sua Dionaea está fraca e vc não quer coloca-la na geladeira faça leaf cutting que pelo menos assim você vai garantir mudas eu prefiro assim nunca coloquei em dormência por isso sempre elas morrem mas sempre tenho mudinhas pequenas e sementes das hastes florais... Cada um tem um método diferente de cultivo e você com o tempo também terá o seu assim que começar a adquirir novas plantas... Boa sorte e a sua Dionaea está bem bonita

Fotos das minhas plantas

27.01.2012(Sex)8:54
Perfil ICQ YIM

Olá de novo!
Obrigado por todas as boas vindas!!!
Bem... a Dionaea q postei a foto estava com um comportamento bem doido, ela lançou folhas sem armadilha, armadilhas minusculas que pareciam de seedlings, e uma folhas com duas armadilhas tbm pequeninas.
canovaaugusto escreveu:

Se ela parou de crescer verifique o substrato...

resolvi então trocar todo o substrato por sphagnum e areia e só!!! isso tem 4 dias, ela lançou 1 armadilha nova já bem maior!!!
espero que continue melhorando e que não seja dormencia mesmo.

hahaha arvores da amazonia foi tenso mesmo. D. Muscipula Epifita kkkk

Histórias de floricultura:

Onde eu consegui a minha primeira eles deixam todas as PC´s darem hastes florais sem critério e deixam todas morrerem, pq depois chega mais mesmo(é como pensam) e colocam as mortas embaixo do balcão da estufa. Eu descobri isso e consegui levar todos q estavam lá por 0,50 cada!!! Mantive o substrato úmido e com luz indireta e agora estao nascendo muitas droseras, dionaeas, e uma só diferente que suspeito que seja uma sarracenia pq parecem jarrinhos minusculos! além do sphagnum brotando e outros musgos bonitos tbm!!!

vou fuçar mais na parte de dionaea sim!! vlw, ela até q está bonita mesmo, mas vai ficar mais!!
abço a todos e muito obrigado.

29.01.2012(Dom)23:33
Site Admin

Seja bem vindo e boa sorte com as plantas salvas da floricultura. /psica

30.01.2012(Seg)7:22
Responder   [ 14 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo