Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 28.03.2024(Qui)19:15



Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo
 Artigo: O complexo Drosera villosa, agora com 6 espécies 
Autor Mensagem
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Artigo: O complexo Drosera villosa, agora com 6 espécies
Olá a todos, é hora de trocar as etiquetas dos vasos!! :)

É com enorme prazer (e alívio) que anuncio aqui a publicação (finalmente) de um artigo de 40 páginas que resume 23 anos de trabalho de campo com o complexo Drosera villosa no Brasil. Acho que escrevi a 1a versão deste artigo em 1997, mas a coisa só andou de vez a partir de 2008 quando eu comecei a trazer os incríveis co-autores deste trabalho - que não apenas embelezaram o artigo e o tornaram mais profissional, como tbm adicionaram muitos "insights" importantíssimos, ajudando a descrever uma espécie nova que surgiu do nada uns poucos anos atrás (a D.sp."ascendens peluda" do Adilson) e outra espécie mto doida q o Adilson achou, a verdadeira D.ascendens redescoberta após quase 200 anos

Sim, as más notícias para todos vcs é que as plantas que antes chamávamos de D.ascendens agora chama-se D.latifolia.

Em resumo, o complexo Drosera villosa agora inclui 6 espécies: D.villosa, D.ascendens, D.graomogolensis, D.latifolia, D.riparia e D.chimaera.

Link p/ abstrato e conclusões: http://mapress.com/phytotaxa/content/20 ... 6p040f.pdf
Link para download do artigo completo (pra quem tem acesso): http://biotaxa.org/Phytotaxa/article/vi ... xa.156.1.1
Quem não tiver acesso, me mande uma MP com teu email.

E agora um pequeno resumo das espécies:

Drosera villosa: A verdadeira D.villosa ficou esquecida por quase 200 anos e é endêmica a apenas duas serrinhas no sul de Minas: Ibitipoca e Serra Negra. Comparado a outras espécies deste grupo, ela possui longas folhas estreitas e peludas, com pecíolos +- do mesmo tamanho da lâmina.

D.villosa na Serra de Ibitipoca, MG (velhas fotos escaneadas, perdão pela qualidade ruim!):
Imagem

Imagem

D.villosa & D.tomentosa var.glabrata sobre arenito na Serra de Ibitipoca, MG (velhas fotos escaneadas, perdão pela qualidade ruim!):
Imagem

D.villosa na Serra Negra, MG (local tipo, fotos do Nilber Silva):
Imagem

Imagem

Imagem

Fotos do híbrido natural D.villosa X D.tomentosa var.glabrata na Serra de Ibitipoca, podem ser vistas aqui nesse forum ou nesse link:
http://www.cpphotofinder.com/drosera-x- ... -4778.html


Drosera ascendens: A verdadeira D.ascendens é endêmica a uma pequena região ao norte de Diamantina, MG. Como D.villosa, a D.ascendens tbm foi coletada originalmente pelo botânico francês Auguste de Saint-Hilaire no início do século 19, e apenas redescoberta há poucos anos pelo nosso querido amigo e explorador intrépido Adilson Peres (relatado aqui no forum), próximo a pequena cidadezinha de Inhaí (por isso chamada de D.sp."Inhaí" desde então). Além da haste floral estranhamente curvada ("ascendente") na base, essa espécie é única nas Américas por ter enormes glândulas vermelhas cobrindo os escapos florais.

D.ascendens próximo a Inhaí, MG:
Imagem

D.ascendens no Parque Nacional das Sempre Vivas, MG:
Imagem]

Imagem

Imagem


Drosera graomogolensis: Não se preocupem, essa espécie não mudou! ;) Nos simplesmente registramos novas ocorrências, mostrando q ela é mais amplamente distribuída do q se pensava, ocorrendo por toda a Serra de Grão Mogol, Cristália, Botumirim e Itacambira. Entre outros caracteres, essa espécie possui folhas curtas (especialmente os pecíolos, formação de caules elongados cobertos por folhas mortas, e grandes flores com longos pistilos (característica compratilhada com D.ascendens, a qual é parente bem próximo).

D.graomogolensis crescendo na beira de um rio, próximo a Botumirim, MG:
Imagem

Imagem

D.graomogolensis crescendo em local mais seco, próximo a Botumirim, MG:
Imagem

Colunas de folhas mortas são comuns em D.graomogolensis crescendo próximo a Botumirim, MG:
Imagem

D.graomogolensis (direita) and D.spiralis (esquerda) próximo a Botumirim, MG:
Imagem

D.graomogolensis próximo a Grão Mogol, MG:
Imagem

Imagem


Drosera latifolia: OK, segurem-se pois é aqui q a coisa fica complicada! Nos últimos 20 anos eu venho enchendo o saco dos cultivadores de PCs no mundo inteiro, insistindo q as "D.villosa" em cultivo eram na verdade D.ascendens. Pois é... Eu tinha razão que não eram D.villosa, mas não tinha como saber q a verdadeira D.ascendens ainda estava se escondendo nos cafundós de Minas, desde q o St.Hilaire esteve lá há quase 200 anos. Bom, para estas plantas agora órfãs de nome, tivemos então que resuscitar o nome mais antigo dado a elas, D.villosa var.latifolia, elevando este a espécie. D.latifolia é então a espécie mais amplamente distribuída deste grupo, ocorrendo desde a divisa RS/SC até o ES pelas serras litorâneas e até a Serra do Cabral e platô de Diamantina pela Cadeia do Espinhaço em MG. Não supreendentemente D.latifolia é tbm a mais variável do complexo villosa. Durante anos debatemos essa variabilidade toda: eram variedades, subespécies, híbridos, variação ecológica, ou apenas uma espécie mto polimórfica? Para resolver isso, seria necessário ainda mtos anos de trabalho de campo (como tbm análises genéticas), e portanto decidimos publicar essa variação de D.latifolia como "morfotipos" geográficos, caso contrário esse artigo só sairia num futuro mto distante, quando já seríamos todos velhinhos gagás.

De qq forma, os morfotipos q reconhecemos são: morfotipo típico, da Serra do Mar, de Salesópolis, da Serra do Espinhaço, do Pico do Itambé, e da Serra do Caparaó.

D.latifolia “morfotipo típico” na Serra dos Órgãos (local tipo), RJ:

Imagem

D.latifolia “morfotipo típico” no Pico da Caledônia, RJ:
Imagem

Imagem

D.latifolia “morfotipo típico” em Itatiaia, divisa MG/RJ:
Imagem

D.latifolia “morfotipo típico” com U.reniformis em Itatiaia, divisa MG/RJ:
Imagem

D.latifolia “morfotipo da Serra do Mar” e D.communis próximo a Paranapiacaca, SP:
Imagem

D.latifolia “morfotipo da Serra do Mar” no Caminho do Mar, SP:
Imagem

D.latifolia “morfotipo da Serra do Mar” próximo a Parelheiros, SP:
Imagem

D.latifolia “morfotipo de Salesópolis” próximo a Salesópolis, SP:
Imagem

Imagem

D.latifolia “morfotipo da Serra do Caparaó” no Pico da Bandeira, divisa MG/ES (velhas fotos escaneadas, sorry pela qualidade ruim!):
Imagem

Imagem

D.latifolia “morfotipo do Pico do Itambé” no Pico do Itambé, MG (velhas fotos escaneadas, sorry pela qualidade ruim!):
Imagem


Imagem Imagem

D.latifolia “morfotipo da Serra do Espinhaço” no Parque Nacional das Sempre Vivas, MG:
Imagem

Imagem

D.latifolia “morfotipo da Serra do Espinhaço” com G.repens aquáticas no Parque Nacional das Sempre Vivas, MG:

Imagem

D.latifolia “morfotipo da Serra do Espinhaço” próximo a Couto de Magalhães de Minas, MG:
Imagem

D.latifolia “morfotipo da Serra do Espinhaço” (alto) e seu híbrido com D.tomentosa var.tomentosa (abaixo) próximo a Couto de Magalhães de Minas, MG:
Imagem

D.latifolia “morfotipo Serra do Espinhaço” (plantas verdes na esquerda) e seu híbrido com D.tomentosa var.glabrata (planta vermelha na direita) próximo a Diamantina, MG:
Imagem

D.latifolia “morfotipo Serra do Espinhaço” X D.tomentosa var.glabrata próximo a Diamantina, MG (foto velha escaneada, sorry pela qualidade ruim!):
Imagem


Drosera riparia: Essa espécie é endêmica às serras do interios da Bahia, especialmente a Chapada Diamantina. Eu descobri essa espécie no longínquo ano novo de 1992 p/1993 e ela é conhecida em cultivo como D.sp.Bahia. Ela é a menor de todas as espécies deste grupo e já foi até confundida por D.communis por uma "taxonomista" louqinha (que ficará aqui sem nome...), possivelmente por causa das diminutas rosetas e folhas com longos pecíolos. O nome "riparia" se refere ao habitat comum desta planta, ao long do rios e riachos - onde inclusive nosso colega Jonathan Ferreira achou uma linda população perto de Mucugê (mostrada aqui no forum).

D.riparia próximo a Catolés, BA (fotos velhas escaneadas, sorry pela qualidade ruim!):
Imagem

Imagem

Imagem

D.riparia na Serra das Sete Voltas, BA:
Imagem

Imagem

Imagem

Uma pequena D.riparia (abaixo), D.tomentosa (centro), e D.communis (alto) no Pico das Almas, BA:
Imagem


Drosera chimaera: Essa espécie tbm foi descoberta pelo Adilson e reportada aqui nesse forum pela 1a vez. Essa planta nos confundiu mto no início, olhando as fotos do Adilson, e no fim tivemos q ir lá e ver ao vivo pra nos convencermos de q era realmente uma espécie nova. Só 3 populações são conhecidas na região de Grão Mogol e em cultivo ela é conhecida como D.sp."ascendens peluda". O nome "chimaera" refere-se ao fato dela apresentar um mosaico de características, com roseta de uma pequena D.latifolia mas a inflorescência e sementes de uma D.tomentosa var.tomentosa. Mas D.latifolia não é conhecida daquela região, e D.chimaera não foi observada crescendo próxima a D.tomentosa nem D.graomogolensis (ambas relativamente comuns na região de Grão Mogol). Além disso, D.chimaera é altamente fértil e produz um monte de sementes, sugerindo q é (no máximo!) de origem hibridogênica, mas não um híbrido. Ou pode ser q ela seja apenas o "elo perdido" entre os complexos villosa e montana (aliás, em breve publicaremos uma revisão tbm do complexo montana, incluindo D.montana, D.tomentosa var.tomentosa, D.tomentosa var.glabrata, D.tentaculata, e uma espécie nova conhecida aqui nesse forum como D.sp."Shibata").

D.chimaera no local tipo entre Grão Mogol e Cristália, MG:
Imagem

Imagem

Esse artigo tbm é o 1o registro oficial dos híbridos naturais mencionados acima: D.villosa X D.tomentosa var.glabrata da Serra de Ibitipoca e D.latifolia X D.tomentosa (var.tomentosa e var.glabrata) na região de Diamantina, MG. Estes são apenas o 3o e 4o híbridos naturais descritos na Am.do Sul, fora D.X fontinalis (D.grantsaui X D.tomentosa var.tomentosa e var.glabrata de MG, BA e GO) e D.quartzicola X D.chrysolepis.

Espero q tenham curtido e por favor comecem a mudar as etiquetas nos vasos!! ;)


Feliz 2014,
Fernando Rivadavia


04.01.2014(Sáb)2:28
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 25.03.2012(Dom)0:44
Mensagens: 2150
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Mensagem Re: Artigo: O complexo Drosera villosa, agora com 6 espécies
Digo e repito; artigo excelente, visto que o mesmo esclarece muitas dúvidas a respeito do complexo villosa. Parabéns a todos os envolvidos nesta pesquisa e que venha o próximo desafio (destrinchar o complexo montana), pois sei que muitas outras Drosera ainda hão de surgir daí :D .

Obs.: Devido a importância deste tópico, eu declaro que doravante o mesmo será fixo.

Abs,

Rodrigo F. Costa

_________________
"O especialista é um homem que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, e por fim acaba sabendo tudo sobre nada."

George Bernard Shaw (1856-1950)


04.01.2014(Sáb)15:44
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Artigo: O complexo Drosera villosa, agora com 6 espécies
Valeu Rodrigo, brigadão!! ;) Para merecer tal honra, fiz uma edição to tópico p/ incluir um montão de fotos. Espero q isso ajude nossos colegas brasileiros a identificar as plantas do complexo D.villosa q encontrarem pelo Brasil - e a encontrarem mais populações destas! :)

Abs,
Fernando Rivadavia


05.01.2014(Dom)17:09
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 25.03.2012(Dom)0:44
Mensagens: 2150
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Mensagem Re: Artigo: O complexo Drosera villosa, agora com 6 espécies
Gostei da atualização do tópico, Rivadavia. Muito obrigado por ilustrá-lo com todas aquelas imagens das Drosera do complexo villosa que você e os demais botânicos trataram no artigo que publicaram.

Abs,

Rodrigo F. Costa

_________________
"O especialista é um homem que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, e por fim acaba sabendo tudo sobre nada."

George Bernard Shaw (1856-1950)


05.01.2014(Dom)19:43
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 28.12.2005(Qua)18:59
Mensagens: 1422
Localização: São Carlos e São Paulo -SP
Mensagem Re: Artigo: O complexo Drosera villosa, agora com 6 espécies
Uau!
Obrigado pelo tópico com um monte de fotos, F! Ficou excelente!

Só uma correção: as plantas de D. latifolia de Itatiaia (Serra da Mantiqueira) correspondem ao "morfotipo típico", com folhas mais oblongas, com ápices mais arredondados e mais decumbentes que semi-eretas.

Ah! E os híbridos que reportamos são, na verdade, o #3 e o #4! Já tínhamos reportado o híbrido entre D. quartzicola e D. chrysolepis antes!

Abs,
P

_________________
Paulo Minatel Gonella
Biólogo - Botânico

Growlist e Wishlist

Devendo um SEDEX pro Carlos...


06.01.2014(Seg)11:39
Perfil
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Artigo: O complexo Drosera villosa, agora com 6 espécies
Ooops!! Thanks pelas correções caro co-autor, vou mudar agora mesmo!

Abs,
Fernando


06.01.2014(Seg)14:39
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Artigo: O complexo Drosera villosa, agora com 6 espécies
Menos de 20 dias passaram desde a publicação do nosso artigo sobre o complexo villosa e já sou obrigado a acrescentar aqui novas e importantes informações sobre uma das espécies: D.ascendens.

Fizemos uma redefinicao de D.ascendens, identificando-a como uma espécie rara endêmica ao norte de Diamantina em MG, de onde a conhecemos de apenas ~5 populações e <10 coletas -- todas feitas nos ultimos 4 anos, exceto pela coleta original do Saint Hilaire em 1817.

Um amigo de Montes Claros, MG, acaba de descobrir (sem saber) o q é a população mais ao norte conhecida p/ D.ascendens, próximo ao povoado de Olho's D'Água. Isso fica a ~65km NNW da região tipo no Parque Nacional das Sempre Vivas e ~55km ao N da populaçào de D.ascendens q o Adilson descobriu perto do povoado de Inhaí. Essa nova população, como a do Adilson, tbm é de baixa altitude, apenas ~775m.

Apesar de termos escrito no artigo q esperávamos encontrar D.ascendens mais ao norte, eu acho q nenhum de nos esperaria vê-la crescendo TÃO pro norte. Essa nova população fica a apenas ~37km ao sul da população mais próxima de D.graomogolensis em Itacambira!

Considerando a similaridade ecológica entre D.ascendens e D.graomogolensis, eu não ficaria surpreso se no futuro descobrissemos uma populacao hibrida das duas, em algum lugar entre Itacambira e Olhos D'Água...

E aqui estão as fotos do Eduardo:

Imagem

Imagem

Dá pra ver as hastes velhas com base ascendente e ainda com os enormes pelos glandulares característicos dessa espécie. Vendo q as hastes estão velhas e as rosetas bem lindonas (mais vistosas do q na época de seca quando a estudamos), eu diria q essas fotos são dois últimos 2-3 meses.


Abs a todos,
Fernando


22.01.2014(Qua)23:34
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 25.03.2012(Dom)0:44
Mensagens: 2150
Localização: Mogi das Cruzes - SP
Mensagem Re: Artigo: O complexo Drosera villosa, agora com 6 espécies
Informação interessante Rivadavia, um excelente adendo ao artigo que você e os demais publicaram. Sinceramente, eu não duvido nada que esta planta possa ser encontrada em outros locais de Minas e quiçá convivendo com outras espécies de Drosera.

Bom, agora só resta esperar novos estudos de campo para ver até onde esta nova descoberta vai dar e ver se a possibilidade do híbrido entre a D. ascendens e D. graomogolensis se sustenta.

Abs,

Rodrigo F. Costa

_________________
"O especialista é um homem que sabe cada vez mais sobre cada vez menos, e por fim acaba sabendo tudo sobre nada."

George Bernard Shaw (1856-1950)


23.01.2014(Qui)7:43
Perfil
Site Admin
Avatar do usuário

Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02
Mensagens: 6411
Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
Mensagem Re: Artigo: O complexo Drosera villosa, agora com 6 espécies
Fala Fernando, Paulo, Adilson, Rodrigo [e etc].

Muito bom esse tópico, eu devia ter esperado e lido as informações do artigo aqui em português. :mrgreen:

Essas plantas da nova localidade parecem mais vermelhas que as do PNSV. Precisamos conhecer essa nova
localidade de D. ascendens, ainda mais agora que acerteu o método para reproduzí-las por folhas.

Adilson, vamos?

O Daniel está conseguindo manter umas plantas produzidas a partir de raízes de D. ascendens, poderia tentar
esse híbrido entre ela e a graomogolensis ... ... teria tudo para ser o mais belo híbrido de drosera.

Paulo, conseguiu produzir sementes da D. ascendens?

Té.

_________________
Droseraholic!!!


10.02.2014(Seg)13:53
Perfil Visitar website do usuário
Moderador
Avatar do usuário

Registrado em: 01.02.2006(Qua)7:40
Mensagens: 2913
Localização: San Francisco, California, USA
Mensagem Re: Artigo: O complexo Drosera villosa, agora com 6 espécies
O Gonella ia tentar dar um pulo lá em agosto, mas acho q não deu.

Abs,
Fernando


04.10.2014(Sáb)14:48
Perfil Visitar website do usuário
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 12 mensagens ]  Ir para página 1, 2  Próximo

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
cron
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB