Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 27.04.2024(Sáb)19:14



Responder  [ 10 mensagens ] 
 PCs Ameaçadas de Extinção no Estado de São Paulo 
Autor Mensagem

Registrado em: 27.04.2009(Seg)18:14
Mensagens: 87
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
MSMPINHEIRO escreveu:
Cara essa lista é muito triste mesmo !!! :cry: Muitas PC's. :cry:

abraços


bota triste nisso, e o pior, que naum saum só as pcs que taum entrando em extinção, mais muitas outras plantas, e animais na natureza..

é lamentavel..


09.05.2009(Sáb)1:35
Perfil

Registrado em: 12.03.2009(Qui)19:57
Mensagens: 4
Mensagem 
Fábio escreveu:
Seria possível replantar, ou no local nem dá mais para tentar alguma coisa?

Louis Carlos escreveu:
ah sei lá, podia sair plantando pc´s nos seu habitats de origem pra ver recupera parte da população :roll:

A primeira impressão pode parecer uma boa ideia reintroduzir espécimes cultivadas, porem é um pouco complicado, precisa ser feito de maneira muito bem estudada ja que as plantas que temos, geralmente ja cultivadas a varias gerações, não sofrem ação da seleção natural, sendo selecionadas artificialmente pelo homem.

Como acontece com muitas espécies de orquídeas por exemplo, as plantas compradas como sendo "espécies" ja não possuem as mesmas caracteristicas que seus ancestrais, a poliploidia é um exemplo claro, onde esta mutação impossibilita a fecundação com gametas diploides da espécie parental. O efeito da poliploidia pode gerar plantas com flores grandes , vistosas mas que ja não se reproduzem sem a intervenção humana. podendo inclusive formar novas espécies.

A reintrodução deve ser feita com organismos gerados a partir de sementes coletadas na própria região onde se deseja realizar o trabalho, claro que dependendo da quantidade de exemplares existentes na região.

Uma espécie de altitude, isolada fisicamente em um cume pode já estar passando por processo de especiação, aonde dificilmente ela conseguiria se reproduzir com plantas que habitam um outro cume próximo , com as mesmas caracteristicas fisícas.

Resumindo a introdução de espécies cultivadas a gerações em estufas em seu habitat original pode trazer grandes problemas para as populações locais e o meio ambiente, como desequilibrio genético na população, introdução de patógenos (virus, fungos, bactérias, protozoários), competição com a mesma/outras espécies.

CASO QUEIRA AJUDAR NESTA QUESTÃO PODE COMEÇAR:

1- ORIENTANDO AS POPULAÇÕES LOCAIS ORGANIZANDO AULAS/PALESTRAS/OFICINAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL,

2- DENUNCIANDO DESMATAMENTOS,QUEIMADAS, COLETAS NÃO AUTORIZADAS PARA OS ORGÃOS COMPETETENTES E PARA IMPRENSA,

3- NÃO SER CONIVENTE DE MANEIRA ALGUMA COM QQUER COISA Q POSSUA VINCULO COM O DESMATAMENTO (COMO COLETAR ESPÉCIES NA NATUREZA)!!!!!!!NINGUEM TEM O DIREITO DE RETIRAR UM VEGETAL DA NATUREZA A NÃO SER COM AUTORIZAÇÃO PREVIA DO IBAMA, COM FINS DE PESQUISA CIENTÍFICA OU ATÉ MESMO EXTRATIVISMO, PORÉM DEVIDAMENTE AUTORIZADO.

igordarkx escreveu:
acho q todos nós do forun fazemos nossa parte
pq como o habitat natural das PCs está acabando
vão restar apenas as cultivadas
e é essa nossa praia
vamos ter o maximo de PCs que pudermos
e tentar preservalas

Eu discordo igor no seguinte aspecto, muita coleta tem sido realizada escondida sobre essa ideia de "preservação de espécies ameaçadas", o que incentiva os colecionadores a coletar cada vez mais, consequentemente passam a ser alvo de biopirataria. Inumeras espécies animais e vegetais tem sofrido com este problema, mesmo que sem a intenção de venda, a retirada de organismos do seu ecossistema não é correto, somente para fins científicos... NÃO ESTOU dizendo que é o seu caso, apenas estou expondo minha opinião!

OBRIGADO PELO ESPAÇO ESPERO TER AJUDADO.

_________________
Nenhum de nós é tão bom quanto todos nós juntos!!!


09.05.2009(Sáb)23:22
Perfil

Registrado em: 27.04.2009(Seg)18:14
Mensagens: 87
Localização: São Paulo - SP
Mensagem 
Caio César escreveu:
Po apaguei aqui pq faltou eu escrever uma coisa, postei em baixo....vlw!!



a ta.. achei que ja tionha lido isso antes xD achei q tava ficando loco rss


10.05.2009(Dom)2:27
Perfil
Exibir mensagens anteriores:  Ordenar por  
Responder   [ 10 mensagens ] 

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 13 visitantes


Enviar mensagens: Proibido
Responder mensagens: Proibido
Editar mensagens: Proibido
Excluir mensagens: Proibido

Procurar por:
Ir para:  
Powered by phpBB © 2000, 2002, 2005, 2007 phpBB Group.
Designed by STSoftware for PTF.
Traduzido por: Suporte phpBB