Aniversário da minha estufa
Autor |
Mensagem |
fabriciopvet
Destaque
Registrado em: 02.07.2009(Qui)14:17 Mensagens: 221 Localização: Goiânia - Goiás - Brasil
|
J4ck_666 e augusto, obrigado pelos elogios
Carlos,
O nome correto é Pinguicula moctezumae ou moctezume? Rapaz, essa ai veio meio baqueada, gostou do clima da estufa pega um pouco de sol pela manha, filtrado pelo plastico de estufa. Mas comecei a ler e espantosamente percebi que ela é uma total exceção nas carnivoras. Gosta de substrato alcalino. O substrato que eu replantei ela é sphagnum, com areia vermiculita, fibra de coco e no fundo um pouco de casca de pinus tratada; Ela ate melhorou, mas sempre lenta. E ai tive a coragem de colocar uma pitada de calcario agricola no vaso e reguei. Bem, em duas semanas não morreu e nem queimou, ai coloquei mais um pouco, mais ou menos metade de uma colher de chá e joguei agua por cima, pra poder penetrar no substrato, e depois de um mes, percebi uma grande melhora na planta. Sempre que observo ela parado de desenvolver, dou uma "pitada" de calcario no vaso e tudo volta ao normal. Já tem uns 3 meses, que coloquei um pouco e resolveu. Li que algumas pessoas colocam acho que é dolomita no substrato.
Quanto ás droseras e utricularias, na estufa elas vao bem, pois é umido o ano todo, porem não ficam muito coloridas e dão menos flores, pois o sol não pega direto. Mas pra quem tem pouco tempo, a estufa quebra um super galho. Pouco cuidado com regas, se fosse em outro local ou ao ambiente daria muito mais trabalho, sempre regando e ficando de olho nas larvas de mosquitos, e na estufa não tenho este problema. fiz alguns bogs e alguns vasos no sol direto aqui em casa, num local bem movimentando, pois ai fico sempre de olho nas larvas. E a melhora na cor e produção de sementes foi gritante!
Felipe,
eu já vi sim. Foi este um dos motivos por eu ter adquirido ela. Adquiri ela e uma "rebeca soper" que pelas fotos fica um verelho tao escuro que chega proximo ao preto. Mas a rebecca não aguentou e perdi. Mas a longifolia sobreviveu e ja adaptou. Ela não esta com o jarro vermelho pois está na estufa que tem um sombrite e o plastico que filtram a luz, e pra piorar ela esta num canto mais escuro da estufa, pois na epoca foi o melhor local pra ela, pois estava meio debilitada e não estava indo muito bem em local mais iluminado.
Mas agora pretendo passar ela e outras plantas pra um local mais iluminado da estufa. Mas eu percebi que um pouco de sol direto faz uma enorme diferença pras pcs, inclusive pra coloração de jarros de nepenthes e sarracenias.
Abraços
Fabricio
_________________ __________________________________________________________
Minha Grow list!
|
04.01.2011(Ter)23:40 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Olá Fabrício,
se não me engano a planta chama-se P. moctezumae. Eu tentei manter algumas mudas enviadas pela Adilson, mas não tive sucesso. Tentei perlita como substrato mas acho que meu maior erro foi manter o substrato permanentement úmido. E não tem jeito, essa é a única forma que consigo manter as plantas pois as vejo semanalmente, por vezes a intervalos de quinze dias. Estranho a tua estufa não tornar as plantas mais vermelhas, tem sombrite sobre ela ou está sob uma árvore?
Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
05.01.2011(Qua)8:46 |
|
 |
fabriciopvet
Destaque
Registrado em: 02.07.2009(Qui)14:17 Mensagens: 221 Localização: Goiânia - Goiás - Brasil
|
Carlos,
As minhas não ficam mais com agua por baixo. Algumas até gostavam, mas outras não. O que faço é por muita vermiculita no substrato, ficando bem umido, e como a estufa é fechada evita o ressecamento rápido do substrato. Aqui pode ficar uns 15 dias, que não seca de tudo, mas a planta sente um pouco, principalmente a p. gigantea que seca as folhas mais velhas. Mas as demais aguentam bem.
Essas moctezumae, comprei direto com a esposa do falecido Carlos, lá em Dourados mesmo. Uma coisa que me chamou a atenção, o hibrido dela com collimensis, é muito rápida e facil de manter, está crescendo super bem, já conssegui fazer algumas mudas e sem colocar calcario.
Sobre a estufa, tem plastico de estufa se não me engano se 150 micras, sombrite de 50% bem velho, que acho que não tá filtrando isso tudo mais não rsrsrs. Só que aqui tem uma um pé de manga no vizinho , no lado que o sol nasce, entao começa a pegar sol bem cedinho, ate umas 8 e meia e depois só meio dia pra frente. A estufa fica ao lado de um muro no poente do sol. E num canto tem um pé de pequi, mas ele não dá muito sombra, não chega a afetar a estufa, pois não fica entre o sol e a estufa. Não é o melhor local pra uma estufa, mas era o que eu tinha disponivel no momento. Algumas plantas vão muito bem, pois é bem umido e com uma temperatira um pouco mais elevada, protegida da chuva. Porém são poucas que ficam bem coloridas, se comparadas com plantas ao sol direto e pleno. Porém, posso ficar dias sem dar manutenção, ainda mais agora que tambem ficarei até 10 dias sem ver minhas plantas.
Ah e sobre a corbetura do sombrite, no lado que as droseras ficam, eu tirei o sombrite, e ai pega sol filtrado somente pelo plastico. Pega sol pela parte de cima, pela lateral direita e pelo fundo.
_________________ __________________________________________________________
Minha Grow list!
|
05.01.2011(Qua)10:00 |
|
 |
Carlos Rohrbacher
Site Admin
Registrado em: 02.01.2006(Seg)21:02 Mensagens: 6411 Localização: Jaraguá do Sul - SC - Brasil
|
Acho que entendi ... ... também tenho uma árvorea ao lado e um muro por perto. que faço é colocar as plantas que precisam de menos sol na parte sombreada.
Um abraço.
_________________ Droseraholic!!!
|
05.01.2011(Qua)23:04 |
|
 |
|