Semeadura - iniciando criação
Olá povo. Sou iniciante nesse mundo das carnívoras, e resolvi começar uma pequena criação.
Comprei sementes de 5 espécies e plantei-as utilizando fundo de garrafa pet de 500 ml, e sphagnum. Utilizei esse método na verdade por quê havia esquecido de comprar os vasos, mas como vi que na primeira que plantei o musgo ficou úmido, resolvi aplicar para as cinco espécies.
As sementes foram plantadas entre os dias 21 e 24 de jan.
Seguem as espécies com as fotos:
D. muscipula[IMG=http://img831.imageshack.us/img831/3108/dionaeamuscipula.th.jpg][/IMG]D. burmannii
D. capensis var alba
D. capillaris
D. intermedia
Bem, a qualidade das fotos é "aquela coisa" né... estou sem câmera, e tive que usar o celular mesmo. Bem, mas não há nada para ver ainda, pois estão só na semente. Prentendo arrumar uma câmera para quando elas começarem a brotar.
Elas estão recebendo cerca de 5 horas de luz diária, e aqui está fazendo bastante calor. O problema que eu só fui perceber depois que comprei as sementes, é que isso é o máximo de luz direta que consigo no meu apartamento. E sei que, quando elas brotarem, vão começar a requerer cada vez mais luz. Como também sou aquarista, estou pensando em cultivá-las
indoor. A princípio, sem terrário, só com o sistema de iluminação, e em cima de uma bancada só para elas. Pensei em montar uma luminária com uma HQI de 70w + fluorescentes para completar cerca de 100w. Daí consigo a iluminação que elas querem (e sei que a HQI é muito boa para plantas, pelo menos para aquário plantado é uma maravilha).
Ah, tive um problema com a semeadura da
d. intermedia. O vasinho caiu da minha mão, e o musgo foi todo pro chão. Fiz o máximo que pude para colocá-lo de volta à posição original, mas como as sementes são minúsculas, não sei se elas estão lá ainda. De qualquer forma, vou esperar que alguma tenha ficado na superfície, e consiga brotar normalmente.
À medida em que minhas pc brotarem, vou atualizando este tópico. Espero começar aqui uma boa coleção dessas plantas magníficas, pelas quais sempre fui apaixonado, mas nunca tive como cultivar (falta de tempo, espaço, e condições rs).