Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 07.05.2025(Qua)6:43

Responder  [ 3 mensagens ] 
 Semeadura - iniciando criação 
Autor Mensagem

Mensagem Semeadura - iniciando criação
Olá povo. Sou iniciante nesse mundo das carnívoras, e resolvi começar uma pequena criação.
Comprei sementes de 5 espécies e plantei-as utilizando fundo de garrafa pet de 500 ml, e sphagnum. Utilizei esse método na verdade por quê havia esquecido de comprar os vasos, mas como vi que na primeira que plantei o musgo ficou úmido, resolvi aplicar para as cinco espécies.

As sementes foram plantadas entre os dias 21 e 24 de jan.

Seguem as espécies com as fotos:

D. muscipula
[IMG=http://img831.imageshack.us/img831/3108/dionaeamuscipula.th.jpg][/IMG]

D. burmannii
Imagem

D. capensis var alba
Imagem

D. capillaris
Imagem

D. intermedia
Imagem

Bem, a qualidade das fotos é "aquela coisa" né... estou sem câmera, e tive que usar o celular mesmo. Bem, mas não há nada para ver ainda, pois estão só na semente. Prentendo arrumar uma câmera para quando elas começarem a brotar.

Elas estão recebendo cerca de 5 horas de luz diária, e aqui está fazendo bastante calor. O problema que eu só fui perceber depois que comprei as sementes, é que isso é o máximo de luz direta que consigo no meu apartamento. E sei que, quando elas brotarem, vão começar a requerer cada vez mais luz. Como também sou aquarista, estou pensando em cultivá-las indoor. A princípio, sem terrário, só com o sistema de iluminação, e em cima de uma bancada só para elas. Pensei em montar uma luminária com uma HQI de 70w + fluorescentes para completar cerca de 100w. Daí consigo a iluminação que elas querem (e sei que a HQI é muito boa para plantas, pelo menos para aquário plantado é uma maravilha).

Ah, tive um problema com a semeadura da d. intermedia. O vasinho caiu da minha mão, e o musgo foi todo pro chão. Fiz o máximo que pude para colocá-lo de volta à posição original, mas como as sementes são minúsculas, não sei se elas estão lá ainda. De qualquer forma, vou esperar que alguma tenha ficado na superfície, e consiga brotar normalmente.

À medida em que minhas pc brotarem, vou atualizando este tópico. Espero começar aqui uma boa coleção dessas plantas magníficas, pelas quais sempre fui apaixonado, mas nunca tive como cultivar (falta de tempo, espaço, e condições rs).

30.01.2011(Dom)16:57

Mensagem 
A meu ver, não tem como começar melhor. Só uma dúvida, como vc tem feito pra manter o musgo úmido? tem molhado por cima mesmo?

Ah, quanto às 5 horas de sol, sinceramente acho o limite máximo em cidades de clima quente. Um exemplo: moro em Natal, que é quente o ano inteiro e as minhas plantas pegam "apenas" 4 horas de sol direto e vão indo muuuuito bem, pelo menos droseras de algumas espécies (capensis, burmannii, sessilifolia, intermedia, spatulata e affinis) dionaeas, sarras e Byblis se dão perfeitamente com 4 horas ou até um pouco menos, todas crescendo bem rápido e florescendo cedo, menos sarras, que ainda não são adultas.

As Droseras ficam avermelhadas mas não da cor de sangue. As aramadilhas de dionaea ficam rosadas, enormes e com folhas curtas, mas tb não ficam com cor de sangue.

O grande problema é que em lugares quentes se você der sol o dia inteiro pode matar elas "cozidas"! Quando tentei expô-las ao dia inteiro de sol as Dionaeas até aguantavam um tempo mas logo ficavam mal e algumas até morriam subitamente. D. capensis crescia devagar e com pouca mucilagem. Drosera affinis morre rapidinho quando dou mais de 4 horas de sol (aliás, vou até depois abrir um tópico com fotos mostrando que minhas Drosera afiinis se desenvolvem muito bem em luz indireta, crescendo rápido e florescendo, porém fica verde e com pouca mucilagem). Claro que existem excessões que minha pouca experiência me faz desconhecer. Drosera sessilifolia, por exemplo, cresce em dunas perto da praia aonde estão expostas a um calor escaldante e luz extremamente intensa mais de 10 horas por dia.

Concluindo: Acho que em cidades quentes, dar muitas horas de sol às plantas pode ser perigoso, principalmente nas horas mais quentes. Muitas não suportam o calor. Acho prudente começar dando 4 horas, ver como elas estão reagindo (se não souber é só postar fotos q a galera do forum dá o diagnóstico na hora hehe) e aí sim dar mais ou menos horas.

No mais, seja bem vindo a esse Hobby tão gratificante e estamos esperando as imagens dos seedlings!

Galeria

Tibério Graco
Biólogo
Entomólogo

30.01.2011(Dom)21:54

Mensagem 
Grago, valeu pelas dicas. Sobre os vasinhos que montei, o sphagnum estava ficando sempre úmido, pois a agua se acumulava no fundo da garrafa, ficou bem interessante. Entretanto, como meu ap fica de frente para a entrada, as garrafinhas estavam meio feias, e fiquei preocupado de alguém achar ruim... então fiz uma operação "cirúrgica" e transplantei as sementes para vasos normais, com pratinho embaixo. Fiz o transplante dos blocos inteiros, sem mexer nas sementes (peguei com uma colher o torrão inteiro, tendo o cuidado para não mudar nada). Ficou mais agradável rs.

O bom é que consegui ver as sementes das intermedias, e ajeitá-las para ficarem mais na surpefície.

Sobre a quantidade de sol, sou de São José dos Campos. Aqui faz calor, mas não sei se é muito ou pouco para essas droseras que comprei. Eu morava em Vitória-ES, e lá sim faz calor à beça.

Vou dar uma pesquisada melhor sobre cada uma das espécies que tenho, e quem sabe não precise mesmo de colocá-las sob iluminação artificial... seria uma beleza.

30.01.2011(Dom)23:33
Responder   [ 3 mensagens ]