Flor de Sarracenia - a primeira de minha coleção !
Autor |
Mensagem |
balbinow
Registrado em: 23.02.2009(Seg)11:01 Mensagens: 67 Localização: Rio de Janeiro - RJ (Zona Oeste)
|
E te falo mais francisco, aqui onde eu moro (campo grande, zona oeste) ja peguei 44 e graus na rua ... proxima a rodoviaria daqui. Isso mesmo quarenta e quatro graus de temperatura. Por isso eu penso que o mato se torna funcional.
_________________ http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -4867.html (grownlist / wishlist)
|
23.03.2009(Seg)16:53 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Olá Balbinow ! ainda bem que temos outro carioca na conversa, que sente na pele o mesmo calor que eu... na Tijuca, onde moro, chega a 44 graus, e o quintal de minha casa é uma estrutura de concreto armado (o terreno é em aclive e ele faz parte da estrutura de sustentação da casa). Moro num local alto, mas, ainda assim, o sol é inclemente o dia inteiro. No início de meu cultivo, perdi algumas droseras assadas no sol de aproximados 44 graus. Tenho uns termômetros aqui no deck (como o arquiteto que fez a casa chama o quintal da frente, então achei melhor não discutir isso com ele), que não são de muito boa qualidade, mas já chegaram a marcar 45 graus, no auge do verão, é claro que com o calor que o concreto gera. Tenho um chafariz que faz um espelho de água e montei um carramanchão com uma camada de sombrite, mas, para se ter uma idéia, até agora não consegui nenhuma planta trepadeira que aguente o sol quente... todas secaram, menos os bougainvilles, que tem o problema de serem lenhosos e cheios de espinhos... O que consigo manter muito bem são suculentas e cactus... por isso os bogs não ficam de forma a pegar o sol do meio - dia, mas, ainda assim, acho que o mato pode proteger as plantas. Outro detalhe: como estou debruçado num morro, o vento é forte, e as sarracenias sofrem com ele... Para cultivar as nepenthes, mantenho uma estufa com sombrite duplo no teto e nas laterais, e ainda assim na parte de trás da casa, em que o sol é menos forte - mas chega a 43 graus do lado de fora - a irrigação seis vezes ao dia faz com que no interior da estufa o máximo seja em média 28 graus, e aumidade superior a 60%... mas isso são condições artificiais... No jardim propriamente dito, ou seja, a parte do quintal que tem terra, ainda que seja de barranco, estou plantando um pomar com algumas árvores médias, para quebrar o calor... Grande abraço.
|
23.03.2009(Seg)18:59 |
|
 |
balbinow
Registrado em: 23.02.2009(Seg)11:01 Mensagens: 67 Localização: Rio de Janeiro - RJ (Zona Oeste)
|
Pois é eduardo, eu estudo na veiga de almeida ae na tijuca ... e te falar, que o calor no verão pela tijuca é brutal! Minha namorada mora perto da praça saens pena e tbm bate um calor sinistro! Nem me fale em vento já estou vendo que vou ter que arrumar um esquema para proteger a minha sarra  . Eduardo, não sei se você conhece um bairro chamado bangu ... é o bairro mais quente de todo o estado do rio de janeiro, o solo é basicamente composto por camadas de rochas. Já viu né, o solo vai só acumulando calor ... no verão lá bate 45 graus à sombra, fora que os morros são desmatados ae sobre aquela poeira de terra batida. Fica mais ou menos próximo a campo grande, uma beleza só rs. Passo por bangu sempre que volto da faculdade, uma merd* rs. Cara, aqui em casa eu mantenho os espinhosos (bougainvilles) que se dão bem com calor e tudo mais ... mas tem uma outra estilo trepadeira que está se dando bem por enquanto, Allamanda da amarela (mas o meu vizinho da frente tem a roxa, a pleno sol tbm) ( http://www.cit.rs.gov.br/v2/nova/?p=p_154) o nome da planta. Aqui tem três plantadas rente ao muro, ela se dão bem no calor mas exigem 2 regas no auge do verão. Cara, tem também o pé de obóbora ... se você plantar rente ao muro ele vai subir pelo muro na boa, agora se você plantar pelo chão ele vai se espalhar no chão. Na casa da minha sogra o pé de obobora dela cresceu bem pelo muro e com bastante sol. Foi uma luta para tirar aquilo do muro ... Outra que eu sei também é a costela de adão, não sei o nome científico. Aqui no muro do miserável do meu vizinho tem, ali o sol pega o dia todo. Essa costuma crescer bem, de qualquer forma Espero ter ajudado cara. Mas verdade seja dita, com esse calor são raras as plantas que sobrevivem ... o que eu faço por aqui são 2 ou 3 regas por dia. Uma assim que eu levanto, 5 da matina, outra quando chego e outra antes de durmir.
_________________ http://www.forum.clickgratis.com.br/pla ... -4867.html (grownlist / wishlist)
|
23.03.2009(Seg)19:27 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
Registrado em: 29.11.2007(Qui)9:08 Mensagens: 1494 Localização: Rio de Janeiro - Brasil
|
Olá Balbino ! claro que conheço Bangu... já andei muito por aquele forum, evidentemente de terno... naquele clima tão ameno, e com uma roupa tão fresquinha e leve, super adaptada para a região... Mas outros lugares são igualmente quentes: forum de Madureira (Campinho), Irajá, Japeri, Itaboraí, Paracambi, São Gonçalo, o próprio centro da cidade, que não tem mais ventilação, etc... no Rio lugar quente é o que não falta... a vida do advogado no verão às vezes fica bem complicada... é calor e ar condicionado, e tome gripe... A Tijuca já foi bem menos quente. Sou nascido e criado aqui e posso testemunhar como a degradação dos rios, a ocupação desordenada das encostas e a destruição da Floresta da Tijuca alteraram, para pior, o clima... quando eu era criança, a Tijuca era um bairro mais para o fresco do que para o quente. Afinal, estamos quase no Alto da Boa Vista... Grande abráço.
|
24.03.2009(Ter)10:38 |
|
 |
balbinow
|
Fugindo totalmente do tópico mas tudo bem eheheh. Madureira eh quente por causa dos milhoes de seres humanos respirando e baforando co2 rs ... agora japeri e paracambi não acho quente não, tem um primo de criacao que mora la. Mas ae francisco, você ja tentou algumas destas trepadeiras que eu comentei no post anterior?
*So de pensar de andar de terno por bangu ja me escorre um fio de suor da testa :S.
|
24.03.2009(Ter)16:12 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
Olá Balbino ! Japeri e Paracambi ? tem certeza de que vc não está confundindo ? eu trabalhei em Japeri, a Prefeitura é em Engenheiro Pedreira, em frente àquela praça cuja terra virou areia por causa do sol... para vir embora eu tinha de mandar alguém abrir o carro uma hora antes, por causa do bafo de calor que saía dele... e Paracambi... eu atirava lá no CTP, que funcionava no DCMun... já peguei quase 50 graus lá num domingo... nós levávamos Gatorade, Coca - Cola, qualquer coisa num isopor... mas se subir um pouco, em Miguel Pereira, é mais fresquinho... Agora, outros lugares são quentes: Jardim Primavera, Duque de Caxias - na Procuradoria o calor era complicado... Magé, Itaboraí, enfim... Madureira é mesmo complicado... já tentou respirar na quadra do Império Serrano em dia de apresentação do enredo do carnaval, junto com mais ou menos outras dez mil pessoas... e olha que, como Diretor, eu ficava no camarote da Presidência... imagino como era no palco... Quanto às trepadeiras, estou pensando em tentar uns pés de maracujá. No sítio, que era em Itaboraí, eles se desenvolviam bem... espero que aqui não morram ! Vc estuda na Veiga ? estuda o que ? pelo visto vc não precisa andar de terno, ou, pelo menos, ainda não... hehehehehe
|
24.03.2009(Ter)17:30 |
|
 |
balbinow
|
Ja peguei um calor BOM em pbi e japeri ... mas nada que uma pedalada pela serra do mar não resolvesse heeheheh  . Cara, eu so encaro multidao por poucos motivos ... show de metal ou de algo que eu goste muito hehehe. Imagino, milhares de pessoas suadas se esbarrando, fumando e bebendo, to fora hehehe! Realmente, pes de maracuja podem vingar sim! Eu sou estudando de jornalismo, e espero NUNCA usar um terno eheheh. Usei UMA vez, na formatura de um amigo meu sargento  . A baixada e quente demais. Melhor, sejamos sinceros ... O RIO DE JANEIRO PARECE UM FORNO GIGANTE DE TAO QUENTE!
|
24.03.2009(Ter)18:28 |
|
 |
Francisco Eduardo
Destaque
|
O problema é que, afora as variações naturais, como o el niño, la niña, etc, o Rio de Janeiro está com os seus rios e as suas matas muito degradados. A cobertura vegetal simplesmente não existe mais em grande parte da nossa cidade, a circulação do ar está prejudicada pelos montes de edifícios, como no centro da cidade, por exemplo. Se vc sai do centro e entra no Campo de Sant'Anna, já sente uma considerável alteração na sensação térmica ! acho que o problema é que o ser humano está querendo transformar o concreto no seu habitat natural, o que certamente vai causar cada vez mais calor...
|
25.03.2009(Qua)15:00 |
|
 |
Jean Pierre
Destaque
Registrado em: 29.12.2005(Qui)3:57 Mensagens: 737 Localização: Porto Alegre-RS
|
Ba aqui minha aerolata deu 3 talo florais,também foi pimeira flõração deuma sarracenia por aqui! Abraço!
_________________ A dengue por aqui vira comida! Minhas carnivoras Meu Album de carnivoras http://s109.photobucket.com/albums/n54/Jean_ribeiro/
|
27.03.2009(Sex)14:03 |
|
 |
|