Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 21.05.2025(Qua)16:40

Responder  [ 32 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo
 Coleção do Harry Tryon (Gasquet, Califórnia) 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem 
Galera;

Um lugar como esse é um sonho para todos nós, não ?

Minha Growlist

22.04.2008(Ter)17:15
Moderador

Mensagem 
Olá pessoal,

Que bom que estão curtindo! ;)

Rodolfo: foi isso mesmo q falei quando vi as plantas do Harry: NUUU! :) (só p/ quem estava em Uberaba em julho de 2007 pra entdender, hehehe)

Vítor: realmente, no início dos anos 90 eu tinha coleção semelhante, mas não tão bela quanto a do Harry acho. Tinha menos Neps e mais Drosera, Genlisea & Utrics. Mas nunca tive lindas D.prolifera e D.schizandra como as dele, mt menos Darlingtonia gigantescas (apenas pequeninas). Tenho fotos e slides, mas no momento estão todos na mudança. E mesmo se estivessem aqui, precisariam ser digitalizadas, um trabalhão.

Igor: ah meu amigo, isto é tarefa p/ vcs, eu tô fora! ;) O Harry é apenas um entre muuuuuitos colecionadores na net. Puxem conversa com o pessol no CPUK e ofereçam trocas.

PHD: cozinheiro??

Jean Pierre: sorvete sabor carnívoro?? :)

Abraços a todos,
Fernando Rivadavia

P.S. fotos na natureza em breve... mas apenas após o Adilson e Vitor B colocarem suas fotos de PCs no DF, hehehe! :)

22.04.2008(Ter)19:14
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Apoio o Igor :lol: :lol: :roll:

http://www.facebook.com/media/set/?set= ... 028&type=3

Growlist Bruno Garcia:

viewtopic.php?f=24&t=2907

22.04.2008(Ter)19:27
Destaque

Mensagem 
Fernando

Realmente um grandesíssimo taxonomista-chantagista você esta virando!!!! XD

E realmente uma coleção muito bela e completa que ele possui. E eu invejo duas coisas:

A) FRIO!!! Adoro frio e as plantas também!

B) Invejo o fato dele morar num pais onde você não tem a burrocracia e a encheção de saco pra obter o que você quer como acontece aqui no Brasil. Então ele pode ter essa coleção linda de todas as partes do mundo. Aqui seremos aeternamente condenados a ter so as espécies arroz com feijão disponiveis pra comprar (se não quisermos ser preso por comercializar D. hirtella que veio de semente obviamente tirada do mato).

Abraço

Adilson

22.04.2008(Ter)20:08
Destaque

Mensagem Fernando
uahuahahhaha ''sorvete carnivoro'',boa essa!

22.04.2008(Ter)20:41
Moderador

Mensagem 
Hello Adilson,

>Realmente um grandesíssimo taxonomista-chantagista você esta virando!!!! XD

Hehehe, já te falei, é tudo consequência da síndrome de abstinência. :) Apesar de que neste último weekend deu pra aliviar um pouco. ;)

>B) Invejo o fato dele morar num pais onde você não tem a burrocracia e a encheção de saco pra obter o que você quer como acontece aqui no Brasil. Então ele pode ter essa coleção linda de todas as partes do mundo. Aqui seremos aeternamente condenados a ter so as espécies arroz com feijão disponiveis pra comprar (se não quisermos ser preso por comercializar D. hirtella que veio de semente obviamente tirada do mato).

Aaah, não concordo! :) não existe país mais burocrático p/ importação de plantas que a Australia. E lá tem gente com coleções fantásticas de plantas exóticas à Australia.

Pra mim é uma pura questão de mercado. Até pouco tempo atrás pouquíssimas pessoas se interessavam por PCs no Brasil. Portanto não há mercado consumidor.

Pq o Marcos Ono iria se matar p/ produzir (por exemplo) montes de Roridula, quando apenas umas poucas pessoas estão dispostas a pagar pelo menos o preço de custo? Sem falar que muitos querem, mas não tem as mínimas condições de cultivar uma planta difícil destas.

Infelizmente não levamos nosso hobby tão a sério quanto muitos europeus, por exemplo -- que chegam a extremos incríveis para manter vivas plantas de várias partes do mundo. "Ah mas eletricidade p/ aquecimento/ iluminaçào é cara", alguns irão escrever aqui... Podem ter certeza que é BEM mais cara na Europa, e os invernos são bem mais longos e frios tbm, hehehe! (Sem falar em verões muito quentes p/ mtas plantas, necessitando de ar condicionado!)

Eles apenas estão mais dispostos a investir dinheiro e tempo em seus hobbies. E a pagar preços altos por plantas raras, criando assim um mercado consumidor que estimula a contínua introdução de espécies raras em cultivo, gerando um círculo virtuoso.

Tbm não acredito no argumento de que eles tem mais grana e ponto. Há sempre a troca de sementes! Basta escrever p/ deus e o mundo q vc sempre encontra alguem disposto a mandar coisas de graça. Foi assim que eu comecei, por carta mesmo, quando tinha apenas sementes de D.spatulata e U.subulata p/ oferecer -- e ninguém queria é claro, hahaha! :)

Além disso, temos uma moeda de troca muito forte: nossas espécies nativas. Sementes de espécies "comuns" no Brasil podem valer mto lá fora.

O que precisamos ter no Brasil é um número MÍNIMO de colecionadores trocando plantas/ sementes entre si. Assim, quando um perde uma espécie o outro pode repor. Em grandes coleções, mudas e sementes sempre sobram p/ qq novato q. queira.

Na época que eu tinha a minha coleção, eu continuamente era obrigado a jogar fora os excessos de plantas e sementes, pois não havia gente interessada. Ou simplesmente eu deixava de propagar mtas plantas pois não tinha sentido em manter mais de um vaso de cada espécie e não havia niguém que aceitaria mudas extra. Mas quem se interessava sempre saía da minha estufa com uma sacola de mudas. E quando parei de cultivar, quase não tinha p/ quem doar todas aquelas plantas raras...

Adilson, vc parece conhecer bem o mundo orquidófilo, que é bem maior e mais ativo que o carnivorólogo. Vc sabe como funciona. Acho o mundo carnívoro mais acolhedor e menos ligado em grana, portanto até mais fácil p/ novatos. Mas infelizmente vejo mta gente desmotivada aqui, q fica só reclamando q gostaria de ter um monte de PCs mas não faz nada para expandir sua coleção.

Mas não podemos ficar esperando que as plantas caiam do céu -- muito menos que elas crescerão magicamente sem respeitar as condições de cada espécie. É preciso correr atras de sementes/mudas e de criar condições p/ mantê-las vivas (e depois propagá-las p/ enviar a outros). E estão esperando não-sei-o-que p/ começar, basta se comunicar com as milhares de pessoas nestes foruns de PCs que tem algo p/ doar/ trocar/ vender. :):)

"Ah, mas eu não falo bem ingles." Entao se inscreva num Fisk, CCAA, etc. pois sem ingles a vida vai ficar cada vez mais dificil neste mundo globalizado, hahaha! E enqto aprende, vai tentando com nossos colegas portugueses (há muitos neste forum!) que tem acesso a uma enorme variedade de plantas cultivadas na Europa.

Portanto, nada de reclamação, mexam-se!! :):)

Abs, Fernando Rivadavia

23.04.2008(Qua)3:12
Perfil Visitar website do usuário
Destaque

Mensagem 
Achei muito boa a colocação do Fernando. É tudo uma questão de correr atrás!
Tá certo que é um saco ter toda essa burocracia inviabilizando uma importação legal e eficaz de plantas, mas temos que ser firmes e ter paciência pra irmos aos poucos aumentando juntos a lista de espécies em cultivo no Brasil.

Eu me considero novo no Fórum quando me comparo com pessoas como o Carlos, Fernando, Paulo, Fábio, Nílber, Rodolfo e outros. Eu entrei no fórum em uma época em que eles já estavam se envolvendo com trocas no exterior e conseguindo algumas espécies boas para o Brasil. De um ano pra cá olha só o tanto de espécies fantásticas foram introduzidas em cultivo por aqui!!! Várias Heliamphoras; Saracenias; algumas Nepenthes como a truncata, globosa; Utriculárias epífitas raras, Dionaeas e muitas outras coisas inclusive algumas Droseras brasileiras que voltaram ao seu lar como a D. meristocaulis e D. roraimae. Antes disso o cultivo devia ser uma estagnação tremenda (exceto para o Fernando. Mas que também não tinha conseguido todas as suas espécies de uma hora pra outra).

Quanto à proibição de se enviar material da nossa flora para o exterior, acho que os órgãos responsáveis por proteger as nossas riquezas naturais deviam se atentar mais para a destruição dos habitats brasileiros e menos para a "Biopirataria". Afinal, onde está o problema em os gringos estudarem as nossas plantas??? Quase ninguém estuda por aqui, mesmo! E os que estudam (Paulo, Nílber e alguns outros) só por pura paixão, porque sobre dinheiro pra pesquisa não precisa nem comentar, né?!
Fico revoltado quando viajo pelas estradas do Centro-Oeste porque só se vê Soja e Milho! Isso é um absurdo! Qual o problema em os Europeus cultivarem as nossas espécies se daqui a 20 anos elas vão estar em extinção substituidas por Soja?

Temos que valorizar muito as nossas espécies porque elas estão entre as mais raras do mundo. E assim, daqui a alguns anos teremos disponíveis aqui no Brasil, todas as plantas que tanto cobiçamos das coleções do mundo afora!

Bom cultivo a todos,
Vitor B.

23.04.2008(Qua)10:54
Destaque

Mensagem 
Olá fernando.
Belas fotos e muita inveja aqui.
Vou mostrar para a minha mãe as fotos mas acho que ela vai reclamar que não tem nenhuma sua.
Fiquei muito assustado com as Cephalotus na neve, elas não morrem? Sera que posso deixar ao ar livre como as Sarracenias?
Será que pode perguntar a ele qual tipo de substrato ele usa nas plantas?
Pelas fotos não me pareceu sphagnum.

Para o pessoal do forum, nunca pensem que no esterior tem plantas melhores que aqui.
Nós temos plantas muito raras como as genlinseas, utricularias aquaticas uma infinidade de droseras.
Quem não sabe ingles, usa o espanhol, portunhol ou qualquer outra linguagem que existem muitos colecionadores generosos por ai.
Sorte a todos e ....... Fernando quando que vai retornar ao Brasil?
Abraços meu amigo.

23.04.2008(Qua)12:13

Mensagem 
Inveja, cobiça, seja lá qual for o nome, eu QUEEEEEEROOOO não só a coleção, mas a casa, o rio, a neve...TUDO! hehehehe

Eu acho que tem membros no fórum com uma coleção equivalente, ou próximo a isso. Vejam as growlists que temos aqui!!

Fernando, faço minha a pergunta do Marcos, quando voltas ao Brasil?
P.S.: Acho que você quiz dizer circulo vicioso e não círculo virtuoso! :D :D :D

Abração

23.04.2008(Qua)12:36
Destaque

Mensagem 
Parabens ao cozinheiro... é quando vc está em um restaurante, e a comida estava muito boa, então vc pede pro garçom dar seus comprimentos ao chef, e ao cozniheiro....
mas se precisou explicar quer dizer que a piada não foi boa....

abraços

Minha Grow List

23.04.2008(Qua)13:38
Responder   [ 32 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2, 3, 4  Próximo