Hello Adilson,
>Realmente um grandesíssimo taxonomista-chantagista você esta virando!!!! XD
Hehehe, já te falei, é tudo consequência da síndrome de abstinência.

Apesar de que neste último weekend deu pra aliviar um pouco. ;)
>B) Invejo o fato dele morar num pais onde você não tem a burrocracia e a encheção de saco pra obter o que você quer como acontece aqui no Brasil. Então ele pode ter essa coleção linda de todas as partes do mundo. Aqui seremos aeternamente condenados a ter so as espécies arroz com feijão disponiveis pra comprar (se não quisermos ser preso por comercializar D. hirtella que veio de semente obviamente tirada do mato).
Aaah, não concordo!

não existe país mais burocrático p/ importação de plantas que a Australia. E lá tem gente com coleções fantásticas de plantas exóticas à Australia.
Pra mim é uma pura questão de mercado. Até pouco tempo atrás pouquíssimas pessoas se interessavam por PCs no Brasil. Portanto não há mercado consumidor.
Pq o Marcos Ono iria se matar p/ produzir (por exemplo) montes de Roridula, quando apenas umas poucas pessoas estão dispostas a pagar pelo menos o preço de custo? Sem falar que muitos querem, mas não tem as mínimas condições de cultivar uma planta difícil destas.
Infelizmente não levamos nosso hobby tão a sério quanto muitos europeus, por exemplo -- que chegam a extremos incríveis para manter vivas plantas de várias partes do mundo. "Ah mas eletricidade p/ aquecimento/ iluminaçào é cara", alguns irão escrever aqui... Podem ter certeza que é BEM mais cara na Europa, e os invernos são bem mais longos e frios tbm, hehehe! (Sem falar em verões muito quentes p/ mtas plantas, necessitando de ar condicionado!)
Eles apenas estão mais dispostos a investir dinheiro e tempo em seus hobbies. E a pagar preços altos por plantas raras, criando assim um mercado consumidor que estimula a contínua introdução de espécies raras em cultivo, gerando um círculo virtuoso.
Tbm não acredito no argumento de que eles tem mais grana e ponto. Há sempre a troca de sementes! Basta escrever p/ deus e o mundo q vc sempre encontra alguem disposto a mandar coisas de graça. Foi assim que eu comecei, por carta mesmo, quando tinha apenas sementes de D.spatulata e U.subulata p/ oferecer -- e ninguém queria é claro, hahaha!

Além disso, temos uma moeda de troca muito forte: nossas espécies nativas. Sementes de espécies "comuns" no Brasil podem valer mto lá fora.
O que precisamos ter no Brasil é um número MÍNIMO de colecionadores trocando plantas/ sementes entre si. Assim, quando um perde uma espécie o outro pode repor. Em grandes coleções, mudas e sementes sempre sobram p/ qq novato q. queira.
Na época que eu tinha a minha coleção, eu continuamente era obrigado a jogar fora os excessos de plantas e sementes, pois não havia gente interessada. Ou simplesmente eu deixava de propagar mtas plantas pois não tinha sentido em manter mais de um vaso de cada espécie e não havia niguém que aceitaria mudas extra. Mas quem se interessava sempre saía da minha estufa com uma sacola de mudas. E quando parei de cultivar, quase não tinha p/ quem doar todas aquelas plantas raras...
Adilson, vc parece conhecer bem o mundo orquidófilo, que é bem maior e mais ativo que o carnivorólogo. Vc sabe como funciona. Acho o mundo carnívoro mais acolhedor e menos ligado em grana, portanto até mais fácil p/ novatos. Mas infelizmente vejo mta gente desmotivada aqui, q fica só reclamando q gostaria de ter um monte de PCs mas não faz nada para expandir sua coleção.
Mas não podemos ficar esperando que as plantas caiam do céu -- muito menos que elas crescerão magicamente sem respeitar as condições de cada espécie. É preciso correr atras de sementes/mudas e de criar condições p/ mantê-las vivas (e depois propagá-las p/ enviar a outros). E estão esperando não-sei-o-que p/ começar, basta se comunicar com as milhares de pessoas nestes foruns de PCs que tem algo p/ doar/ trocar/ vender.

:)
"Ah, mas eu não falo bem ingles." Entao se inscreva num Fisk, CCAA, etc. pois sem ingles a vida vai ficar cada vez mais dificil neste mundo globalizado, hahaha! E enqto aprende, vai tentando com nossos colegas portugueses (há muitos neste forum!) que tem acesso a uma enorme variedade de plantas cultivadas na Europa.
Portanto, nada de reclamação, mexam-se!!

:)
Abs, Fernando Rivadavia