Oi pessoal,
Obrigado pelos comentários!
PHD: Pois é cara, a baixa umidade aqui é difícil... Mas pretendo melhorar isso fazendo uma estufa fechada, parecida com a sua e colocando uns microaspersores no meu jardim de inverno, onde cultivo as Nepenthes e outras.
A maioria das minhas plantas fica com mais água nessa época, o que eu acho bastante benéfico pra elas. Como as minhas bandejas ficam na chuva, eu apenas faço uns furinhos no nível que eu quiser deixar a água. Na seca eu faço as regas deixando num nível mais baixo e no verão eu deixo a chuva encher as bandejas até o nível mais alto! ;)
Assim que a D. ramentacea crescer um pouquinho eu vou tentar!
D. hartmeyerorum produz muitas sementes??? Eu sempre ficava chateado porque as irmãs delas floresciam e morriam sem nem dar sinal de sementes... Só agora eu consegui garantir a estadia dessa anual na minha coleção. Então tomara que as próximas produzam bastante pra distribuir pra galera. Já preparem as trocas! ;)
Citação:
Estou pensando seriamente de tentar alguns concursos pra Brasília, mas estou pensando nas pcs primeiro (isso é errado?).
Pra espécies in Habitat é fantástico pois está pertinho da Chapada dos Veadeiros, Serra dos Pirineus e Cristalina que tem dezenas de espécies muito especiais. E para o cultivo, o clima serrano realmente é mais favorável mas é só uma questão de melhorar as condições com uma estufa legal e se dedicando mais. Infelizmente não pude seguir esse caminho mas uma prova de que isso é verdade é o Adilson cultivando Heliamphoras e Utricularias da seção Orquidioides! Nesse ano que passou eu consegui algumas espécies mas deixei com ele porque ele tinha mais experiência e disposição pra entender as suas condições de cultivo. E ele mandou muito bem!!! Em breve ele deve postar mais fotos dessa "sociedade" e tenho certeza que o pessoal vai babar pelas espécies!!! ;)
PHD e Ivaldo: Aquela D. tomentosa estava muito na sombra MESMO! Com baixa luminosidade e sem nenhum raiozinho de Sol direto. Preciso até mudá-la de lugar!
Rodolfo: É verdade!!! Você que chegou antes de mim sabe ainda melhor o quanto esse hobby evoluiu nos últimos anos no Brasil! Estou adorando ver a galera interessada, correndo atrás, fazendo trocas, conseguindo espécies novas! Agora é a nossa vez!!! Os gringos vão morrer de inveja! hehehehe
Galera, obrigado pelos elogios! Só vou pedir um pouquinho de paciência para as trocas e vendas porque esse mês ainda tenho algumas viagens. Mas daqui a poucas semanas eu falo o que vai estar disponível. ;)
Abraços,
Vitor albuquerque