Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 25.05.2025(Dom)15:11

Responder  [ 12 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Droseras brasileiras 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem 
Muito lindas, Carlos!
Parabéns pelo sucesso! Mas e as D. schwackei, D. villosa, communis, cappilaris, brevifolia...???
Vc tá escondendo o jogo hein!!! ;)
Abs

07.01.2009(Qua)20:21
Site Admin

Mensagem 
Olá pessoas!

grandjean: Rapaz, esse é um problema sério ... ... eu identifico na base da 'ajuda dos taxonomistas botânicos' (Paulo, Nilber, Fernando),
com as plantas em mãos fica mais fácil entender mas o que me parece diferenciar a D. montana das D. tomentosa é a "grossura" da folha, bem mais fino e, em habitat, elas crescem geralmente em locais mais secos. A D. tomentosa var. tomentosa é muito mais "peluda" que a D. tomentosa var. glabrata.

André: Quando fui ao Cipó coletei algumas plantas (fora do parque), surpreendentemente as droseras sobreviveram, as genliseas morreram (anuais, não produziram sementes) e a utricularia tem um crescimento sofrível. Outras plantas como as D. ascendens, D. viridis e utricularias também coletei em outros locais. Apesar disso tudo, muitas sementes dessas plantas já foram dispersas Brasil e Mundo afora, acredito que isso diminua a necessidade de coletar novas plantas no habitat e aumente o interesse pelas nossas espécies (a proposta de parceria de compra dos arredores do Parwque do Cipó continua de pé :lol: ). Algumas espécies são de trocas ou doações, a D. montana da imagem é troca feita com o Mathias (Alemanha), foi, digamos 're-nacionalizada'. :D

Vitor: Postarei, postarei, mas essas eu estava devendo há mais tempo :wink:

Ei, o fórum não estava abrindo aqui e postei tópicos novos de imagens no CPUK e agora bateu uma preguiça de postar aqui, acessem pelos links:

Cephalotus follicularis

Sarracenia

Atualização das Drosera communis in habitat

Abraços a todos. :wink:

08.01.2009(Qui)9:23
Perfil Visitar website do usuário
Responder   [ 12 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2