Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 19.06.2025(Qui)20:20

Responder  [ 17 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 N. X chelsonii - by Miguel Pandini 
Autor Mensagem
Destaque

Mensagem 
Ei, Fernando!
Muito obrigado pelo esclarecimento sobre essa questão de clones, cultivares e híbridos. Para mim, que não sou biólogo, são informações preciosas! Valeu mesmo!

Sobre o nome dessa neps, ele é apresentado no site da Humboldt University como sendo Nepenthes X chelsonii (Hort.Veitch ex Mast.) Você, inclusive, poderia esclarecer melhor para a "ala amadora" o que significam essas indicações!

Grande abraço!

MIGUEL ANGELO PANDINI

25.01.2009(Dom)7:24
Perfil Visitar website do usuário
Moderador

Mensagem 
Olá Miguel,

Fui dar uma olhada na página de Neps híbridos no CP Photo Finder (http://www.humboldt.edu/~rrz7001/Nep_hybrids.html), pois nunca entro lá. As fotos de N.X chelsonii sao bem variadas, não?

Sobre q "indicacoes" vc tá falando? O nome dos autores (Hort.Veitch ex Mast.)? Olhando no CP Database (http://www.omnisterra.com/bot/cp_home.cgi), vejo q este híbrido é daquela leva original de híbridos vitorianos, foi publicado em 1871!

No caso de um híbrido, quando tem um nome do tipo N.X chelsonii, isto se refere a qq planta resultante do mesmo cruzamento, no caso (rafflesiana X hirsuta) X (rafflesiana X ampullaria).

Mas se o nome é algo do tipo N. 'Maria Joana' ou N. 'A Minha É Mais Bonita', entao estes são cultivares, clones com características especiais selecionados a partir dos descendentes de uma única espécie um do cruzamento entre espécies diferentes.

Mas para ter um cultivar válido de PC, é necessário publicá-lo na revista CPN descrevendo o pq aquela planta é tao especial. E só pode usar este nome para as plantas obtidas por métodos assexuados da planta original (isto é, q sejam clones dela, que tenham afinal o mesmo genoma).

Se o cultivar produzir sementes, mesmo por autofecundação, o DNA dos descendentes já estará embaralhado em relação ao cultivar (e portanto não será o mesmo clone).

Ajudou?

Abs, Fernando

25.01.2009(Dom)16:42
Destaque

Mensagem 
Ôpa!
Ajudou bastante! Aos poucos vamos acumulando essas informações preciosas, junto com as técnicas de cultivo!
Valeu mesmo! :wink:
[ ]'s

MIGUEL ANGELO PANDINI

25.01.2009(Dom)21:56
Destaque

Mensagem 
Belíssima Nep, Miguel ! uma sugestão: poste umas fotos panorâmicas de suas neps, para podermos admirar as plantas inteiras, e não apenas os jarros - que já são lidíssimos ! é que eu, particularmente, gosto de admirar o formato das neps, a forma de seu crescimento, etc...
Grande abraço.

26.01.2009(Seg)6:59
Destaque

Mensagem 
Fernando, se não se importa eu tava lendo seu texto, um cultivar só é valido os indivíduos gerados a partir de clones dele, já os gerados pelas sementes não seriam considerados cultivar... Tá, mas a partir do momento que só contam clones, esses indivíduos nunca poderão produzir sementes (no caso das neps) pois nunca haveria exemplares machos e fêmeas oriundos do mesmo clone, ou haveria? Tem como diferenciar machos e fêmeas antes de florir?

Abraços e valeu pela aula!

Minha Grow List

26.01.2009(Seg)11:32
Moderador

Mensagem 
Hello PHD,

Vc tem razao, um cultivar de Nep não poderá produzir sementes. Mas mesmo se produzisse, não seria mais o mesmo cultivar. Esta regra vale p/ todos os cultivares. Mas é p/ isso que existe a cultura de tecidos in vitro! :)

Qto ao sexo das Neps, que eu saiba ainda não se descobriu uma maneira de sexar as plantas antes da floração. Deve haver alguma maneira genética de sexar as plantas, talvez exista um sistema XX-XY como em mamíferos ou WW-ZW como em aves e alguns insetos. Mas ninguém estudou isso ainda, que eu saiba.

Abs, Fernando

26.01.2009(Seg)14:24
Mensagem 
bela planta

28.01.2009(Qua)13:39
Responder   [ 17 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2