Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 04.05.2025(Dom)16:35

Responder  [ 18 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 Sarracenia Purpurea 
Autor Mensagem
Site Admin

Mensagem 
Francisco,

é uma bela planta, provavelmente mantida a sol pleno pelo Ono, eu mantenho essas plantas há algum tempo e a dormência é essencial, algumas plantas que enviei para colegas simplesmente definharam e morreram após um período de 'não-dormência'.
Para seedlings é legal 'pular' um ou dois invernos, mas os adultos vão fungar e morrer.
A planta ainda mais sensível me parece a S. oreophila, que começou com filódias logo depois dos jarros novos da primavera, em S. Bento que tem 16 graus como média anual.

Um abraço e bom cultivo.
:wink:

08.04.2009(Qua)19:51
Perfil Visitar website do usuário

Mensagem 
Sarracenia oreophila da muitas filódias mesmo

08.04.2009(Qua)20:26
Moderador

Mensagem 
Olá Francisco,

>Olá Fernando ! sei que ela é originária da divisa dos EUA com o CANADÁ, como me informou o Marcos Ono ! imagino que o cultivo seja um pouco mais complexo que o da maioria das sarracenias...

A S.purpurea é amplamente distribuida na Am.do Norte, mas sempre precisa de um friozinho no inverno. Elas gostam de sol direto memso, qto mais forte melhor. Só que isso não pode ser acompanhado de calor intenso. Portanto vc fica numa situação dificil: se esquentar e não der dormencia, elas fungam. Se vc deixar na sombra, elas tbm sofrem e fungam.

Sinceramente, eu não recomendaria S.purpurea p/ pessoas morandoem regioes mais quentes do Brasil. Mas como vc já tem a planta, o negocio é geladeira mesmo. Mas não arranque as folhas velhas como recomendado num dos links do Nivaldo. não sei de onde tiraram isso. Em S.purpurea as folhas se mantém por mtos meses. Até os filódios de outras espécies sao importantes pois fazem fostossíntese. Arranque apenas as folhas que já estão secas.

Eu nem esperaria as folhas ficarem feias e ja programaria de botar na geladeira de maio a setembro mais ou menos. So não sei se a planta aguenta ficar tanto tempo no escuro...

Abs, Fernando

08.04.2009(Qua)21:01
Destaque

Mensagem 
Fernando

Eu ja experimentei a varios anos atrás forçar dormencia de sarracenias, purpurea incluida e de Dionaeas. Deixei elas 3 meses na geladeira sem problema nehum, mas no caso deixei de maio até fins de julho, pra não tirar da geladeira no calor e pegarem o finalzinho do inverno aqui pra terem um choque menor. Eu coloquei em zipbags com sphaghnum umido (não encharcado) embebido com dithane (fungicida de contato) e deixei uma pequena aberturazinha encima no saco pra circular o ar. Além disto é claro, um aviso bem grande de "não JOGAR FORA" Interessante que produziram bastante filódias (bem pequenas e rudimentares) mesmo no escuro.
Minha ultima purpurea eu não fiz este procedimento e acabei perdendo ela realmente. Agora consegui uma nova e este ano mesmo ela ja vai ter sua dose de bela adormecida garantida.

Abraço

Adilson

08.04.2009(Qua)23:46
Destaque

Mensagem 
Citação:
Eu ja experimentei a varios anos atrás forçar dormencia de sarracenias, purpurea incluida e de Dionaeas. Deixei elas 3 meses na geladeira sem problema nehum, mas no caso deixei de maio até fins de julho, pra não tirar da geladeira no calor e pegarem o finalzinho do inverno aqui pra terem um choque menor. Eu coloquei em zipbags com sphaghnum umido (não encharcado) embebido com dithane (fungicida de contato) e deixei uma pequena aberturazinha encima no saco pra circular o ar. Além disto é claro, um aviso bem grande de "não JOGAR FORA" Interessante que produziram bastante filódias (bem pequenas e rudimentares) mesmo no escuro.

Olá Adilson ! li que vc colocou em maio ! essa data é arbitrária, coincide com o início do inverno ou vc pôde notar alguma alteração nas plantas que motivou o processo de indução da dormência ? estou perguntando porque vou fazer isso com as minhas dionaeas e com a sarracenia purpurea por aqui ! grande abraço.

09.04.2009(Qui)3:49
Destaque

Mensagem 
Foi uma data arbitrária para o clima aqui de Brasília. Aqui temos invernos amenos (entre 5 - 25 graus) no periodo de fins abril até fins de julho, depois a temperatura começa gradualmente a subir com o pico de calor entre outubro-novembro. Forcei domencia neste período pra não tirá-las da geladeira entre Setembro-outubro, ou sairiam para o sol no auge da seca, do calor e da radiação UV aqui. Tirando ainda em julho, ela tem tempo de pegar o resto de frio que faz aqui e crescer pra enfrentar o periodo pior de calor aqui de Brasília ja crescida.
Como funciona no Rio de Janeiro eu não sei, lembro que quando eu morei ai a menor temperatura que peguei foi 14 graus, e no resto do ano era 30 graus as 8 da manhâ indo pro colégio.

Abraço

Adilson

09.04.2009(Qui)14:18
Destaque

Mensagem 
Cool!

Muito linda essa Sarra!

A minha ainda está muito pequena, acabou de produzir a primeira folha com características e formato da folha adulta, mas ainda está com pouco mais de 5 cm de diâmetro!

Bom saber dessas dicas sobre a dormência dessa planta, dentro de dois anos ela deve estar apta a encarar a geladeira!!

Abraços e boa sorte!

Minha Grow List

09.04.2009(Qui)20:57
Destaque

Mensagem 
Citação:
Como funciona no Rio de Janeiro eu não sei, lembro que quando eu morei ai a menor temperatura que peguei foi 14 graus, e no resto do ano era 30 graus as 8 da manhâ indo pro colégio.

Ainda está assim, o calor tem aumentado e os invernos diminuído... já peguei 14 graus aqui em casa, no inverno passado até usamos um mini - aquecedor, mas, ainda assim, não é uma estação constante... vou analisar as folhas para pensar no que fazer...

Grande abraço.

10.04.2009(Sex)9:41
Responder   [ 18 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2