Olá pessoas,
agradeço os elogios, foi um longo tempo de planejamento para a 'construção' da estufa. O tempo utilizado
me custou bem mais que o dinheiro, mas foi por bons motivos: eu não verei mais plantas morrendo 'à toa'
em razão de variações bruscas de temperatura, temperatura extrema, ressecamento pelo ventos, contaminação
dos vasos por sementes voadoras e etc.
A altura das bancadas foi devido ao manuseio das plantas sem dobrar a coluna em demasiado, têm 1,20 M de altura, 0,70 M de largura e 3,5 M e 3,0 M de comprimento (senão a porta não abriria). O espaço que sobrou (bandejas com 60 cm de comprimento) deve ser usada de alguma forma, foi um erro de projeto pois eu não encontrei bandejas nesse comprimento. A madeira foi toda parafusada para evitar rachaduras e os parafusos foram cobertos com verniz para que seja evitada a entrada de umidade. A madeira utilizada é proveniente de reflorestamento, coberta com três camadas de esmalte, para que durem ao menos oito anos (três vezes a duração do pinus sem proteção).
A estrutura de metal era o canil do meu finado cachorro, cobri com tela de plástico para evitar a entrada de aves mas tive que fechar a lateral e o fundo com plástico pelo vento e chuva, mais um erro de projeto.
Fiz uma calha na lateral do muro, assim pretendo coletar a água da chuva que caia em 1/2 do plástico do 'telhado' que irá escorrer para um tambor, ainda não está em funcionamento. A tela plástica também protege a calha, assim folhas e galhos indesejáveis não entrarão na calha e então no tambor.
O plástico é o próprio para estufas, com largura de quatro metros (seis reais o metro), fixado com cabos e lacres de naylon.
Sobre as nephs, esperem sentados, não tenho pretenções para esse gênero muito menos quem fique borrifando essas plantas, o espaço 'sobrando' será ocupado pela divisão dos seedlings em vasos, mudança das sarras para vasos maiores, distribuição de pings em vasos individuais e semeadura das plantas que tenho pois como já informei mantenho a maioria das espécies em um único vaso, motivo pelo qual perdi muitas espécies nesse ano.
Bom, acho que é isso, retornarei ao semestre corrido retomando as atividades do ambulatório, faculdade e doutorado, ocasionalmente apareço por aqui. Espero que o modelo seja útil para vocês.
Um abraço.
P.S. As plantas são bonitas ... ... porque não fotografei as feias, a maioria em dormência