Ler mensagens sem resposta | Pesquisar por tópicos ativos Bem-vindo: 04.05.2025(Dom)10:56

Responder  [ 13 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2
 D. burmannii - verde e vermelha 
Autor Mensagem

Mensagem 
Aqui tem essa Echinodorus também num vaso de sarra, não sabia oque era mais acho linda
a minha tbm ta com hastes florais
obrigado pela identificação :P

suas plantas bem vermelhas ou não estão mesmo muito lindas, D. burmanii é uma das droseras que mais acho bonita, porem ela nunca fica num vaso só por aqui, tem uma num vaso, dai ela morre e aparece um tapete de burmanii´s nos outros vasos
mais tudo bem rsrsrs

15.12.2009(Ter)12:40
Destaque

Mensagem 
Carlos, estou com um livro aqui de um amigo meu, de plantas aquaticas, e tem chave de classificação pra algumas plantas da bacia do rio Paraná.

Se essa echinodorus veio sementes junto das suas pcs, vai ser meio dificil saber se realmente são especies naiconais ou não. Caso seja fruto de sementes ai da sua região que encontrou um bom local de desenvolver, vou colocar aqui em baixo uns macetes que to lendo aqui na chave de classificação.

Plantas pequenas, folhas de 2 a 15 cm de comprimento, inflorescência de ate 20 cm de altura
Folhas macias
Linhas translúcidas na folha......................................E. bolivianus
Folha sem marcas translúcidas..................................E. tenellus
Folhas endurecidas (coriáceas)......................................................E. subalatus

obs: pessoais.

Eu particularmente acredito que seja ou bolivianus ou tenellus, pelo tipo de folha e principalmente pelo tipo de inflorescencia. Baseando em flor, fica dificil, pois sao muito similares. Agora se for pra ser mais preciso, eu chutaria bolivianus.

Agora, tem tambem algumas especies da america central muito difundidas no aquarismo, e que sao similares, sendo uma delas a E. quadricostatus.

Espero ter ajudado.

Abração

15.12.2009(Ter)13:00
Site Admin

Mensagem 
As plantas agradecem os elogios:wink:

Fabrício: O livro é bom, antes eu era aquarista e vivia consultando o da loja de um amigo. 8-)
As sementes vieram com uma coleta na Ilha de Santa Catarina em 2008, então dá
para descartar as plantas não-brasileiras ... ... isso se a espécie não pegou uma 'carona' nas aves migratórias.
Afinal, se tem D. brevifolia e D. capillaris, comumente encontradas no hemisfério norte, por que não outras 'coisas'
da América Central? :lol:

Tirarei fotos das folhas no final-de-semana ou logo depois e posto aqui, dê uma passadinha para me ajudar se puder.

Um abraço.

15.12.2009(Ter)15:19
Perfil Visitar website do usuário
Responder   [ 13 mensagens ]  Ir para página Anterior  1, 2